Acabe com a esfregação!

Proteção rápida e fácil para o quadro da sua bike

Bike nova é aquela coisa, cuidado com isso, cuidado com aquilo, não deixa isso encostar na pintura, etc, etc, mas ocorre um desgaste natural entre os conduites e o quadro, que pouca gente acompanha, e de repente ele está lá, bem aparente. Isso ocorre em qualquer tipo de bike, mas as mountain bikes sofrem mais, devido a poeira e lama, e essa “esfregação” toda acaba com a pintura ou verniz nestas áreas de contato.

img_Pedaleria_Acabe_com_a_Esfregacao_Conduite_no_Quadro

A cada virada de guidão, os conduites se esfregam no quadro e podem danificar a pintura.

Para resolver isso aplique um pequeno adesivo no quadro, feito na medida. Para saber o formato desse adesivo, cole um pedaço de papel na área onde os conduites esfregam no quadro, marque as duas posições de contato dos conduites, com guidão reto e também virado, una as duas marcas fazendo uma peça fechada.
Fixe esse molde em um pedaço de vinil adesivo transparente, que você consegue de graça nas empresas que fazem adesivagem em veículos, sinalização, etc, recorte a peça e cole no quadro. Pronto, ele estará protegido do desgaste nestas áreas.

img_Pedaleria_Acabe_com_a_Esfregacao_Conduite_no_Quadro_01

Marque a área atingida pelo conduite, vire o guidão algumas vezes para ver quanto ele anda.

img_Pedaleria_Acabe_com_a_Esfregacao_Molde_para_Adesivo

Una as marcas limite inferior e superior, criando uma forma arredondada para recortar o adesivo.

img_Pedaleria_Acabe_com_a_Conduite_no_Quadro_03

Chegamos neste formato de adesivo observando o curso de deslocamento do conduite durante os movimentos com o guidão. Usamos vinil branco para facilitar a visualização.

Se o quadro for brilhante, escolha o vinil brilhante, mas se você precisar de acabamento fosco, use o vinil que imita jato de areia em vidro, fica bem discreto depois de aplicado.

Além de proteger o quadro e o quadrelástico nas bikes full suspension, essa técnica do adesivo pode ser usada em outras partes da bike, como por exemplo o tubo inferior, que recebe uma chuva de pedriscos e areia lançados pela roda dianteira. Você pode colocar apenas um retângulo ou envolver todo o tubo aumentando a proteção, inclusive no tubo superior, que a gente acaba batendo os pés para subir ou descer da bike.

Essa proteção deve ser trocada a cada 3 ou 4 meses, se você deixar muito tempo, a cola irá ficar no quadro quando você tirar o adesivo. Outra dica, existem adesivos (vinil) em várias espessuras, escolha um mais espesso para aumentar a proteção e evite o famoso Contact, que solta muita cola quando retirado

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter