Não precisa ser atleta do Biketrial para encarar uma escada!
Para subir escadas com a bike é necessário treinamento e habilidade, e se você não é um piloto de Biketrial, que está acostumado com esse tipo de obstáculo, é melhor ir com calma, pois a MTB tem o quadro muito mais alto, o selim também é alto, coisa que a Biketrial nem tem, e tem muita gente pedala com pedais de encaixe, que podem ser perigosos para isso se você se desequilibrar.
ESCADA PEQUENA
Primeiro vamos avaliar a bike utilizada para isso. Ela pode ser uma MTB aro 26, mas as aro 29 levam vantagem pelo tamanho da roda, elas sentem menos a altura do degrau. Se a bike for uma fullsuspension ela pode filtrar parte das pancadas e se a escada tem de 3 a 7 degraus dá pra passar atropelando, aliás essa quantidade de degraus dá encarar até sem suspensão nenhuma.
Neste caso o importante é apoiar logo a roda dianteira lá em cima, no último degrau, e com um jogo de corpo, você puxa a roda traseira para cima.
Mas tome cuidado, para não deixar a roda traseira se chocar com muita força no primeiro degrau, isso pode furar seu pneu! Na entrada é necessário fazer o alívio de corpo, não chega a ser um Banny Hop, é uma encolhida nas pernas, e os pedias de encaixe ajudam muito nessa hora!
DEGRAUS LARGOS
Se a escada tem degraus largos é mais fácil, dá subir um pouco mais rápido, mas você tem que ter coordenação motora, alternando puxadas no guidão e mini pedaladas.
Nesse tipo de escada a bike não pode bater nos degraus com nenhuma das rodas, se isso acontecer o movimento de avanço é interrompido, e com a bike parada, você só se salva com as técnicas do biketrial.
ESCADA LARGA
Uma escada larga que ocupa uma grande área pode ser transposta de outra forma, lateralmente! Quem consegue subir uma calçada movimentando 1 roda de cada vez tem condições de fazer isso com um pouco de treino.
Aqui o importante é entrar na escada com a bike de lado, subindo uma roda de cada vez em cada degrau, a bike vai avançando quase paralela aos degraus enquanto sobe.
OUTRAS TÉCNICAS
Nesta mesma escada dá pra usar outras duas técnicas, uma delas é conhecida como caranguejo, a bike não avança em diagonal, com os freios acionados, ela vai subindo com o movimentos laterais individuais de cada roda, requer concentração e habilidade.
A segunda técnica é a mesma usada pelos atletas do Biketrial, com a bike de lado ou de frente, freios travados e muito fôlego. Você escala cada degrau aos pulos, levando seu peso e o da bike. Algumas escadas podem ser escaladas de frente, desde que as rodas da frente e de trás estejam bem apoiadas, sem ficar batendo na quina do degrau.
Quando o degrau é estreito, é melhor posicionar a bike a 45º, e você pode escolher colocar as rodas da bike no 1º e no 2º degraus ou no 1º e no 3º, de acordo com o desenho da escada.
Subir escadas é uma conquista pessoal para cada ciclista, um desafio e tanto, chame uns amigos e tente, de repente aparece uma escada natural ou artificial no seus treinos ou provas, com treino, garanto que você sobe!
Bom Pedal!
0 comentários