Gancheira desalinhada

Que tal verificar a gancheira da bike?

Câmbio desregulado é insuportável, você já regulou várias vezes, trocou a corrente ou até todo o kit da transmissão (corrente, coroas e cassette) e as marchas ainda estão pulando?  Isso pode ser gancheira torta!

Uma pequena peça com grande importância, a gancheira de câmbio é para a bike o que o fusível é para os equipamentos elétrico, garantia de vida longa. Ótima para os quadro e também para o câmbio em casos de pancadas nos tombos, ela pode ser a vilã quando está torta, e pode influenciar muito no funcionamento das marchas, pois a corrente perde o perfeito alinhamento com o cassette ou catraca, fazendo trocas de marchas imprecisas, pulando de uma engrenagem para outra e fazendo aquele barulho chato ao pedalarmos.

img_Pedaleria_Gancheira_Cannondale

A gancheira de câmbio é o “fusível” do quadro, em caso de quebra ela pode ser trocada e você não perde o quadro.

As bikes mais simples com marchas ainda usam gancheiras fixas, estou falando das bikes com quadros de ferro, onde a gancheira de câmbio é integrada ao “dropout”, local onde se encaixa o eixo da roda traseira. Atualmente, os quadros de MTB e Road Bike fabricados em Cromo Molibdênio, Alumínio ou Carbono utilizam gancheiras removíveis, uma garantia extra para não perder o quadro em caso de quebra nesta parte da bicicleta.

img_Pedaleria_Gancheiras_MTB_Removivel

Hoje a maioria dos quadros de Road Bike e MTB possuem gancheiras removíveis.

Para corrigir uma gancheira torta é necessário utilizar uma ferramenta especial de alinhamento, comum apenas em lojas e oficinas especializadas, não é uma ferramenta para se ter em casa, a menos que que você seja completamente fanático por bicicletas!

img_Pedaleria_Alinhador_de_Gancheiras_02

O alinhador de gancheiras é ferramenta indispensável nas oficinas de manutenção e lojas de bicicletas.

img_Pedaleria_Gancheiras_04

Esse alinhador trabalha instalado no suporte do câmbio traseiro (gancheira), e consegue fazer ajustes horizontais e verticais na peça utilizando uma régua que compara as diferentes leituras.

Ao longo de sua haste desliza a peça com a régua de leitura, ajustando-se a qualquer tamanho de aro, ponto de referencia utilizado para as verificações. A ferramenta é bastante robusta e deve ser usada como alavanca para corrigir os desalinhamentos da gancheira.

img_Pedaleria_Alinhador_de_Gancheiras_10

Instalada no suporte do câmbio, a ferramenta é usada como alavanca para desentortar ou corrigir pequenos desvios na gancheira.

img_Pedaleria_Alinhador_de_Gancheiras_07

A régua deslizante faz leituras na horizontal e na vertical, identificando de forma clara desalinhamentos impossíveis de ver a olho nu.

Muitas vezes pequenos desalinhamentos não são visíveis a olho nu, mas a ferramenta consegue detectar e corrigir todos eles, um item obrigatório em qualquer oficina de bicicletas, e se você tiver problemas similares aos descritos nessa matéria, verifique o alinhamento da sua gancheira em uma oficina agora mesmo.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter