Freio a disco buzinando, a solução tá na lama!

Acabe com o barulho de buzina no freio a disco

Para eliminar os ruídos nos freios a disco novos, é preciso ajustar as pastilhas aos rotores.

Aquele barulho chato parecido com o som de um berrante, que assusta todo mundo pela rua e te mata de vergonha é característico das bicicletas novas ou até da troca das pastilhas de freio.
Por mais perturbador que seja, esse barulho apenas indica que os discos de freio (rotores) estão escorregando, as pastilhas não estão conseguindo impedir o movimento do disco. Quem veio do V-brake e está entrando agora nos modelos com freios a disco, essa impossibilidade de travar as rodas incomoda menos do que quem usa freios a disco a mais tempo, e sabe que pode ser muito melhor que isso.

img_Freios_a_disco_nas_Bicicletas

Os freios a disco estão presentes na maior parte das bicicletas fabricadas atualmente.

Nas bikes novas, disco e pastilhas não formam um casamento perfeito, a pinça pode estar ligeiramente torta em sua montagem no quadro ou garfo, disco e pastilhas muito lisos dificultando o assentamento e aderência entre eles. Toda bike/freios novos devem passar pelo processo conhecido como burning onde as pastilhas “queimam” devido a fricção contra o disco. Para chegar nisso o ciclista deve pegar descidas com os freios acionados para desgastar e ajustar as pastilhas, mas esse processo pode levar semanas, dependendo do quanto use a bike.
Com o burning feito, as pastilhas escurecem e ganham um brilho suave, deixando o funcionamento dos freios perfeito.

img_Freios_Buzinando_Pastilhas_Burning

As duas pastilhas são novas, mas a da esquerda já passou pelo processo de burning e está pronta para uso.

Não adianta tirar as pastilhas e lixa-las, isso acaba removendo o burning iniciado, alongando ainda mais a falta de freio e gastando pastilha inutilmente. Quando as pastilhas estão com borra e queimadas demais, podemos usar a lixa para remover esse excesso.

Para acelerar o assentamento das pastilhas e deixar os freios perfeitos em poucos minutos utilize LAMA nos discos de freio. Esse processo ajusta as pastilhas ao disco de forma rápida, e tira o aspecto liso dos discos novos, permitindo modulação ou travamento.

Pode parecer assustador, mas os freios a disco foram criados para esse tipo de situação, lembrando que o surgimento deles aconteceu nas provas de Downhill, com muita lama. Para fazer o trabalho, coloque um pouco de terra em um recipiente, coloque água e forme uma massa que te permita manusear sem escorrer demais. Passe nos dois lados dos discos e saia pra dar uma volta, freando suavemente. A areia e grãos mais duros irão fazer muito barulho, mas não se assuste, é assim mesmo.

img_Freios_Buzinando_Lama_Resolve

img_Freios_Buzinando_Passe_Lama_nos_Discos

Passe lama nos discos e pedale com os freios acionados, isso ira acelerar o assentamento das pastilhas no disco.

Repita a operação até os freios ficarem espertos. Depois lave as rodas, os discos e principalmente as pinças para eles funcionarem sem nenhum tipo de barulho, e claro, evite a contaminação das pastilhas e discos principalmente com óleo de corrente, sprays anti ferrugem e até mesmo o óleo de freio.
Essa técnica pode ser usada em qualquer tipo der freio a disco, mecânico ou hidráulico, com pastilhas orgânicas ou sinterizadas. Agora, se você não tiver pressa, pode esperar as pastilhas ficarem ajustadas naturalmente, e enquanto isso, pedale com mais prudência e não deixe para freiar na ultima hora.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter