Para quem quer bike 29 com 24 marchas, essa é uma boa opção!
Se você está procurando uma bike para usar na cidade, passeios noturnos e iniciar suas aventuras por estradas de terra e até mesmo trilhas leves, apresentamos uma boa opção, com ótimo custo benefício. Testamos!!!
Tirando as grande marcas já conhecidas por todos (e caras), a maioria das bikes de entrada utilizam componentes de várias marcas e modelos, pois os fabricantes atendem aos pedidos dos compradores criando seus modelos com base no menor valor possível, tirando delas algumas peças que integram um determinado grupo, e colocando em seu lugar peças similares. Repare bem, suspensões “toda” de ferro, sem nenhum tipo de regulagem, câmbios de uma marca, pedivela de outra , freios de marcas desconhecidas, não que eles não funcionem, mas fogem do padrão quando procuramos um certo grupo de peças da mesma família, e é obvio que isso eleva um pouco o preço final, mas vale a pena!
Como muitos já sabem, a Pedaleria tem loja virtual, e somos muito criteriosos com os produtos que vendemos, testando e ajudando sempre que possível no aperfeiçoamento de acessórios, componentes e até mesmo bicicletas, passando nosso parecer aos fabricantes, relatando determinada característica e comportamento do produto em diversas aplicações.
A gente estava procurando uma boa opção de bike aro 29 de “entrada”, bike para quem quer começar, pra colocar na nossa loja e indicar pra quem está procurando, testamos várias modelos e marcas, e de uma forma geral elas sempre apresentaram um detalhe, uma coisinha que eu mudaria.
Escolhemos o modelo MA 760 da Apex por atender a essa busca pelos detalhes e acabamento, uma bike que se saiu muito bem na cidade, na terra e nas trilhas leves que enfrentamos. As bikes de aro 29 são grandes, sua roda com o pneu mede 72cm de altura, e a maioria delas nesse padrão é muito pesada, chegando a 17kg dependendo dos componentes e tamanho do quadro.
Aros e suspensão
Esta Apex pesa cerca de 15kg no modelo com 17 polegadas, e a explicação é simples, a escolha das peças e componentes. As rodas completas e a suspensão podem elevar muito o peso da bike, pneus baratos e com cravos altos são muito pesados e seguram muito, tanto na terra quanto no asfalto, aros para qualquer tipo de freio, V-brake ou disco, outro erro comum, pois se a bike tem freios a disco, os aros podem ser mais leves, já que não há sapatas de freio desgastando a parede lateral do aro durante a frenagem, e eles são pare dupla com 32 raios.
Suspensão toda de ferro, crown e bengalas pesa muito, por isso a Apex vem equipada com uma suspensão de alumínio com 100mm de curso, com ajuste de preload (pre carga da mola), um recurso capaz de ajustar o funcionamento da suspensão ao peso do ciclista.
O quadro
A principal estrutura da bike é o quadro, e este foi criado com o down tube hidro formado, processo que “infla” o tubo dentro de um molde com alta pressão de água, garantindo formas e curvas perfeitas sem “rugas”, diferente dos modelos criadas nos processos tradicionais com máquinas que curvam os tubos.
Head Tube (tubo frontal) com caixa de direção Integrada (embutida no tubo), e com espanadores e “cone” para integrar a caixa de direção ao avanço do guidão.
O alumínio 6061 é tradicional, é a liga mais usada na fabricação de quadros de bicicleta, é leve e possui a flexibilidade necessária para resistir e dar conforto ao ciclista.
A Apex está disponível em dois tamanhos, o 17”, ideal para ciclistas de com altura entre 1,55m e 1,70m, e o 19”, para ciclistas de 1,75m a 1,90m.
Componentes
As bikes tem 24 marchas, ou seja, 3 coroas e 8 engrenagens, e está equipadas com o grupo TX800 da Shimano, sendo ele os câmbios e alavancas de mudança, a pedivela e eixo central tipo cartucho selado, cassette de 8 velocidades e freios a disco mecânico com rotores de 160mm.
As alavancas de mudança ST-TX800 “EZ Fire” para uso com os dedos indicador polegar, tem a capacidade de reduzir até 3 marchas em um único golpe, recurso muito útil quando o ciclista se depara com uma subida forte e não tem tempo de reduzir uma marcha de cada vez. Este recurso equipa a muito tempo bicicletas com grupos mais caros e sofisticados.
Freios a disco mecânico (a cabo) com manetes de freio confortável para dois dedos. Pinça de freio com todos os parafusos para chave Allen 5mm, sendo possível instalar/retirar o freio, soltar/fixar o cabo de aço e fazer o ajuste de aproximação da pastilha de freio com a mesma ferramenta.
Canote de selim, avanço e guidão na medida 31,8. Avanço Aheadset oversize, com 70mm de extensão, e cantor de selim com “carrinho” equipado com selim confortável de 15cm de largura.
Cores e acabamento
As bikes são pintadas e adesivadas com película conhecida com adesivo a base de água, extremamente finos, eles ficam protegidos por uma camada de verniz transparente. São 3 cores para o modelo 17 polegadas, vermelho, branco e preto, a versão de 19 polegadas está disponível apenas em vermelho.
No modelo de cor branca, a suspensão também é dessa cor, deixando a bike muito bonita e moderna
Por fim, as rodas com adesivos fazendo combinação com o quadro, foram montadas com cubos, aros e raios pretos, dando muita esportividade ao modelo.
Fica então essa dica para quem está procurando uma MTB 29” confortável e bem montada para suas primeiras aventuras.
Bom pedal!
0 comentários