Já se decidiu, vai comprar bike 29?

Para quem quer bike 29 com 24 marchas, essa é uma boa opção!

Se você está procurando uma bike para usar na cidade, passeios noturnos e iniciar suas aventuras por estradas de terra e até mesmo trilhas leves, apresentamos uma boa opção, com ótimo custo benefício. Testamos!!!

BT-Compre-aqui

Tirando as grande marcas já conhecidas por todos (e caras), a maioria das bikes de entrada utilizam componentes de várias marcas e modelos, pois os fabricantes atendem aos pedidos dos compradores criando seus modelos com base no menor valor possível, tirando delas algumas peças que integram um determinado grupo, e colocando em seu lugar peças similares. Repare bem, suspensões “toda” de ferro, sem nenhum tipo de regulagem, câmbios de uma marca, pedivela de outra , freios de marcas desconhecidas, não que eles não funcionem, mas fogem do padrão quando procuramos um certo grupo de peças da mesma família, e é obvio que isso eleva um pouco o preço final, mas vale a pena!

img_Apex_Vermelha_Lado

O modelo com quadro de 19 polegadas é destinado a ciclistas com altura entre 1,75 e 1,90m.

Como muitos já sabem, a Pedaleria tem loja virtual, e somos muito criteriosos com os produtos que vendemos, testando e ajudando sempre que possível no aperfeiçoamento de acessórios, componentes e até mesmo bicicletas, passando nosso parecer aos fabricantes, relatando determinada característica e comportamento do produto em diversas aplicações.

A gente estava procurando uma boa opção de bike aro 29 de “entrada”, bike para quem quer começar, pra colocar na nossa loja e indicar pra quem está procurando, testamos várias modelos e marcas, e de uma forma geral elas sempre apresentaram um detalhe, uma coisinha que eu mudaria.

img_Apex_Lado_Preta

Escolhemos o modelo MA 760 da Apex por atender a essa busca pelos detalhes e acabamento, uma bike que se saiu muito bem na cidade, na terra e nas trilhas leves que enfrentamos. As bikes de aro 29 são grandes, sua roda com o pneu mede 72cm de altura, e a maioria delas nesse padrão é muito pesada, chegando a 17kg dependendo dos componentes e tamanho do quadro.

Aros e suspensão

Esta Apex pesa cerca de 15kg no modelo com 17 polegadas, e a explicação é simples, a escolha das peças e componentes. As rodas completas e a suspensão podem elevar muito o peso da bike, pneus baratos e com cravos altos são muito pesados e seguram muito, tanto na terra quanto no asfalto, aros para qualquer tipo de freio, V-brake ou disco, outro erro comum, pois se a bike tem freios a disco, os aros podem ser mais leves, já que não há sapatas de freio desgastando a parede lateral do aro durante a frenagem, e eles são pare dupla com 32 raios.

img_Apex_Ajuste_Preload

O ajuste de Preload (pre carga na mola), ajusta a suspensão ao peso do ciclista.

Suspensão toda de ferro, crown e bengalas pesa muito, por isso a Apex vem equipada com uma suspensão de alumínio com 100mm de curso, com ajuste de preload (pre carga da mola), um recurso capaz de ajustar o funcionamento da suspensão ao peso do ciclista.

O quadro

A principal estrutura da bike é o quadro, e este foi criado com o down tube hidro formado, processo que “infla” o tubo dentro de um molde com alta pressão de água, garantindo formas e curvas perfeitas sem “rugas”, diferente dos modelos criadas nos processos tradicionais com máquinas que curvam os tubos.

img_Apex_Lado_Branca

No modelo branco, a suspensão acompanha a cor do quadro, dando um toque mais esportivo a bike.

img_Apex_Frente

A frente do quadro (head tube) com caixa de direção integrada – visual mais limpo!

Head Tube (tubo frontal) com caixa de direção Integrada (embutida no tubo), e com espanadores e “cone” para integrar a caixa de direção ao avanço do guidão.
O alumínio 6061 é tradicional, é a liga mais usada na fabricação de quadros de bicicleta, é leve e possui a flexibilidade necessária para resistir e dar conforto ao ciclista.

A Apex está disponível em dois tamanhos, o 17”, ideal para ciclistas de com altura entre 1,55m e 1,70m, e o 19”, para ciclistas de 1,75m a 1,90m.

Componentes

As bikes tem 24 marchas, ou seja, 3 coroas e 8 engrenagens, e está equipadas com o grupo TX800 da Shimano, sendo ele os câmbios e alavancas de mudança, a pedivela e eixo central tipo cartucho selado, cassette de 8 velocidades e freios a disco mecânico com rotores de 160mm.

img_Apex_Pedivela_Cambio

A bike é equipada com pedivela de 3 coroas (42 – 34 – 24 dentes) e câmbio Shimano Tourney e movimento central tipo “cartucho selado”.

img_Apex_Cambio_Traseiro

Cassette Shimano de 8 velocidades – mais leve que as tradicionais catracas.

img_Apex_Alavancas_EZ_Fire

Alavancas de mudança de marcha Shimano EZ Fire – pode reduzir até 3 marchas na mesma operação.

As alavancas de mudança ST-TX800 “EZ Fire” para uso com os dedos indicador polegar, tem a capacidade de reduzir até 3 marchas em um único golpe, recurso muito útil quando o ciclista se depara com uma subida forte e não tem tempo de reduzir uma marcha de cada vez. Este recurso equipa a muito tempo bicicletas com grupos mais caros e sofisticados.

Freios a disco mecânico (a cabo) com manetes de freio confortável para dois dedos. Pinça de freio com todos os parafusos para chave Allen 5mm, sendo possível instalar/retirar o freio, soltar/fixar o cabo de aço e fazer o ajuste de aproximação da pastilha de freio com a mesma ferramenta.

img_Apex_Freio_a_Disco

Freios a disco mecânico – o ajuste de aproximação da pastilha é feito com facilidade pelo lado interno da pinça.

Canote de selim, avanço e guidão na medida 31,8. Avanço Aheadset oversize, com 70mm de extensão, e cantor de selim com “carrinho” equipado com selim confortável de 15cm de largura.

img_Apex_Avanco

Avanço, guidão e canote de selim na medida 31,8mm – resistente!

img_Apex_Selim

Cores e acabamento

As bikes são pintadas e adesivadas com película conhecida com adesivo a base de água, extremamente finos, eles ficam protegidos por uma camada de verniz transparente. São 3 cores para o modelo 17 polegadas, vermelho, branco e preto, a versão de 19 polegadas está disponível apenas em vermelho.
No modelo de cor branca, a suspensão também é dessa cor, deixando a bike muito bonita e moderna
Por fim, as rodas com adesivos fazendo combinação com o quadro, foram montadas com cubos, aros e raios pretos, dando muita esportividade ao modelo.

img_Apex_Grafismo

Grafismo leve e agradável, no quadro e nos aros.

Fica então essa dica para quem está procurando uma MTB 29” confortável e bem montada para suas primeiras aventuras.

BT-Compre-aqui

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter