Fábrica de campeões de MTB

Eles não fabricam apenas campeões de MTB, mas sim vencedores na vida, pessoas mais educadas, responsáveis, humildes e cooperadoras. Estamos falando de um trabalho de mais de 20 anos na área social voltada para crianças e adolescentes.

Medalha - Lar Nossa Senhora Aparecida

img-bikelar-bike-infantil

Visitamos o Lar Nossa Senhora Aparecida (BikeLar) neste final de semana e conhecemos detalhes de um mundo que muita gente ignora e pouca gente ajuda, aliás, muita gente critica e não dá valor, mas nós fomos lá conferir e conversar um pouquinho mais com a Selma e o pessoal que mora no Lar. Viver a realidade da transformação dessas crianças foi uma experiência fantástica, não somente por ver estampado em seus rostinhos sorrisos de extrema alegria por conhecer o Edu Capivara e suas manobras de biketrial, mas pelos mesmos sorrisos de alegria incondicional que permaneceram mesmo após a interação do Edu com a galerinha. Elas são crianças realmente felizes.

Crianças do Lar Nossa Senhora Aparecida

O Edu aproveitou a visita pra levar a biketrial dele e fazer umas graças com a galera antes do nosso bate papo com a Selma para ouvir sobre o trabalho da casa e das dificuldades que enfrentam diariamente para cuidar das crianças e jovens que vivem ali. Bom, não preciso dizer que foi uma diversão danada, a garotada que tinha visto o Edu Capivara somente pela TV não acreditaram que aquele “mini show” era possível de ser realizado. Foi muito divertido.

Edu Capivara com a garotada do Lar Nossa Senhora Aparecida

E o que isso tem a ver com a Pedaleria? TUDO.

A gente fica muito feliz em saber que existem pessoas empenhadas em mostrar às crianças a importância da família, do convívio social, da honestidade e acima de tudo o resgate dos reais valores de um indivíduo na sociedade, como a ética, postura e educação. Isso foi bem bacana, mas por outro lado, o que mais nos deixou surpresos foi conhecer o trabalho que o Lar Nossa Senhora Aparecida faz com os jovens, aliás, desde pequenininhos, referente a bicicleta.

Lar Nossa Senhora Aparecida

Bikes dos atletas
Todos, exceto os menores é claro, treinam em um circuito de mountain bike com mais de 4km de extensão, com trechos técnicos, lama, subidas e descidas construídas no meio da mata e específicas para o treinamento de atletas que são campeões, e olha que não é no sentido figurativo da palavra. Compõe a equipe de MTB do Lar Nossa Senhora Aparecida, pilotos como Luiz Henrique Cocuzzi e Jaqueline Borba, além de outros que conquistaram e conquistam campeonatos nacionais e internacionais, a prova disso está nas estantes de troféus e medalhas que você pode conferir na foto abaixo.

Muitos prêmios

Eles treinam pesado, possuem acompanhamento com nutricionista e se esforçam para serem os melhores; e conseguem. Claro que existem dificuldades como em qualquer outra modalidade do ciclismo, mas o que nos deixa mais empolgados com a hipótese de poder ajudar, é que os problemas lá são amplificados pela falta de coisas básicas como leite e materiais de limpeza, além de insumos básicos para a produção de pães por exemplo. São tantas as atividades que esses jovens fazem lá dentro que a estrutura necessária para manter isso tudo é proporcional ao amor e carinho que todos recebem quando são acolhidos pela Selma.

Garotinha brincando

Pare e analise quanto esforço é despendido por grandes equipes de MTB no Brasil inteiro para que seus pilotos façam bonito nos campeonatos, agora imagine se essas equipes não tivessem os patrocínios, estruturas e todo apoio necessário para conseguir fazer isso o ano inteiro. Seria muito difícil não é mesmo? Pois é, com os pilotos do Lar Nossa Senhora Aparecida isso é uma realidade. Ainda bem que algumas empresas continuam ajudando e apoiando o belo trabalho dessas pessoas, mas infelizmente ainda não é suficiente.

img-bikelar-edu-conversando

Em breve você conhecerá um projeto muito legal que estamos desenvolvendo para ajudar esses campeões a continuarem representando tão bem nosso país e o Lar Nossa Senhora Aparecida. Aguarde, você poderá fazer parte dessa empreitada.

Parabéns para a Selma e seu marido (Ricardo) pelo brilhante empenho e trabalho de incentivo ao ciclismo em pleno país do futebol.

img-bikelar-Selma

Site oficial: http://www.larnossasenhoraaparecida.com.br/
Loja virtual do LNSA, onde todo faturamento é revertido para as ações da instituição: www.bikelar.com.br

Grande abraço.

img-bikelar-criancas-brincando-02

img-bikelar-criancas-02

img-bikelar-edu-brincando

img-bikelar-area-comum

img-bikelar-paisagem

 

img-bikelar-pessoal-brincando

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Sem medo das limitações físicas!

Sem medo das limitações físicas!

Esta matéria é para você que tem alguma limitação física e quer pedalar! Hoje, muita gente fala em inclusão, uma oportunidade a mais para alguém que por algum motivo, precisa de mais atenção, mas quem tem uma deficiência, uma limitação, não pode e não deve se...

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter