Aprenda a fazer sua ferramenta

Que tal fabricar uma ferramenta para sacar o guarda pó utilizando sucata?

Para fazer a manutenção de cubos e freehubs é preciso tirar o eixo de roda, esferas e as tampas, conhecidas como “guarda pó”, um espécie de proteção que impede a entrada de detritos na área das esferas. É bastante comum utilizar para isso uma chave de fenda puxando pelo centro, mas é necessário apoiar a chave no próprio guarda pó, criando uma alavanca que fatalmente amassa a peça.
Dá para utilizar a chave de fenda quando o guarda pó fica abaixo da área de apoio, e mesmo assim, deve ser um apoio resistente, como o do freehub de aço, permitindo esse abuso.
A ferramenta ideal para isso puxa o guarda pó pelo centro e com apoio bem distribuído, evitando o deslocamento lateral, que acaba dificultando a retirada.

img_Usando_Chave_de_Fenda
O corpo de aço do freehub e a posição funda do guarda pó permitem o uso da chave de fenda para sacar a peça, mas quando ela é saliente, pode sair amassada.

Para fabricar um sacador como esse, vamos utilizar sucata, um pedaço de tubo fino, 4 raios e 2 pregos, e algumas ferramentas como chave de fenda, martelo, serrinha de mão e para ficar mais fácil, uma morsa.
O tubo que utilizei era de um sino de vento, de alumínio, com 1 cm de diâmetro. Cortei com 10cm de comprimento, e com uma chave de fenda encaixada no furo, fiz 4 saliências forçando para fora, abrindo caminho para os 4 raios.

img_Materiais_de_Construcao
Utilize materiais de sucata, raios de MTB, pregos e um pedaço de tubo com aproximadamente 1cm de diâmetro.

Usei raios de MTB aro 26”, medida 265 (26,5cm), e no final sobraram cerca de 4cm de cada. Marcando os raios com aproximadamente 11cm a partir da curva, dobre um pouco todos eles, criando o ângulo de abertura das pernas.
Para travar os raios dentro do tubo, vamos utilizar 2 pregos médios (cerca de 4cm), um de cada lado do tubo. Esses pregos devem ser trabalhados, modificando o formato da cabeça de redonda para “cruz”, para passagem dos raios.

img-Desenho_Materiais

img-Prego_Com_Cortes
Com a serrinha ou lima triangular, faça 4 cortes no prego para passagem dos raios.

Prenda o prego na morsa e corte ou lime 4 pequenas cavidades em cruz, dividindo proporcionalmente os espaços. O prego deve caber dentro do tubo “justo”, para que consiga prender os raios.

A montagem é a parte mais delicada da operação, pois diferenças de 1 ou 2 milímetros separam o sucesso do fracasso, deixando tudo solto ou muito difícil de montar. Diferente da primeira ferramenta que montei, essa segunda deu trabalho e tive que limar um pouco a haste do prego, pois não entrava de jeito nenhum. Se precisar fazer isso, transforme o prego em um pino quadrado, criando 4 lados na mesma posição dos cortes feitos anteriormente na cabeça.
Com tudo na posição (tubo e raios), coloque o prego e vá distribuído os raios nos cortes feitos na cabeça do prego, e este deve entrar relativamente fácil até o meio, sendo necessário bater para completar o encaixe.
Aperte um pouco o tubo (com a morsa ou dando pequenas marteladas) na área onde internamente ficou a cabeça do prego, para travar de vez essa montagem inicial.

img-Desenho_Encaixe

img-Prego_no_Tubo
O prego deve entrar justo no tubo, se for maior não dará montagem, se for menor não conseguirá imobilizar os raios.

Para finalizar, na parte de baixo do cabo, abra a sobra dos 4 raios (como uma flor) para liberar caminho para o segundo prego. Repita a montagem, serre a sobra de raios e dê acabamento, o meu foi com fita isolante no cabo e uma pequena tampa que achei na caixa de sucatas de bike.

img_Modelos_Saca_Guarda_Po
Tamanhos e desenhos diferentes para a mesma finalidade.

Existem várias formas de fazer esse sacador, invente a sua, pode ser torcendo os raios, amarrando com arame, soldando os 4 raios com estanho ou oxi-acetileno, seja criativo, e depois mostre pra gente como ficou.

Bom pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post