Aprenda a fazer sua ferramenta

Que tal fabricar uma ferramenta para sacar o guarda pó utilizando sucata?

Para fazer a manutenção de cubos e freehubs é preciso tirar o eixo de roda, esferas e as tampas, conhecidas como “guarda pó”, um espécie de proteção que impede a entrada de detritos na área das esferas. É bastante comum utilizar para isso uma chave de fenda puxando pelo centro, mas é necessário apoiar a chave no próprio guarda pó, criando uma alavanca que fatalmente amassa a peça.
Dá para utilizar a chave de fenda quando o guarda pó fica abaixo da área de apoio, e mesmo assim, deve ser um apoio resistente, como o do freehub de aço, permitindo esse abuso.
A ferramenta ideal para isso puxa o guarda pó pelo centro e com apoio bem distribuído, evitando o deslocamento lateral, que acaba dificultando a retirada.

img_Usando_Chave_de_Fenda

O corpo de aço do freehub e a posição funda do guarda pó permitem o uso da chave de fenda para sacar a peça, mas quando ela é saliente, pode sair amassada.

Para fabricar um sacador como esse, vamos utilizar sucata, um pedaço de tubo fino, 4 raios e 2 pregos, e algumas ferramentas como chave de fenda, martelo, serrinha de mão e para ficar mais fácil, uma morsa.
O tubo que utilizei era de um sino de vento, de alumínio, com 1 cm de diâmetro. Cortei com 10cm de comprimento, e com uma chave de fenda encaixada no furo, fiz 4 saliências forçando para fora, abrindo caminho para os 4 raios.

img_Materiais_de_Construcao

Utilize materiais de sucata, raios de MTB, pregos e um pedaço de tubo com aproximadamente 1cm de diâmetro.

Usei raios de MTB aro 26”, medida 265 (26,5cm), e no final sobraram cerca de 4cm de cada. Marcando os raios com aproximadamente 11cm a partir da curva, dobre um pouco todos eles, criando o ângulo de abertura das pernas.
Para travar os raios dentro do tubo, vamos utilizar 2 pregos médios (cerca de 4cm), um de cada lado do tubo. Esses pregos devem ser trabalhados, modificando o formato da cabeça de redonda para “cruz”, para passagem dos raios.

img-Desenho_Materiais

img-Prego_Com_Cortes

Com a serrinha ou lima triangular, faça 4 cortes no prego para passagem dos raios.

Prenda o prego na morsa e corte ou lime 4 pequenas cavidades em cruz, dividindo proporcionalmente os espaços. O prego deve caber dentro do tubo “justo”, para que consiga prender os raios.

A montagem é a parte mais delicada da operação, pois diferenças de 1 ou 2 milímetros separam o sucesso do fracasso, deixando tudo solto ou muito difícil de montar. Diferente da primeira ferramenta que montei, essa segunda deu trabalho e tive que limar um pouco a haste do prego, pois não entrava de jeito nenhum. Se precisar fazer isso, transforme o prego em um pino quadrado, criando 4 lados na mesma posição dos cortes feitos anteriormente na cabeça.
Com tudo na posição (tubo e raios), coloque o prego e vá distribuído os raios nos cortes feitos na cabeça do prego, e este deve entrar relativamente fácil até o meio, sendo necessário bater para completar o encaixe.
Aperte um pouco o tubo (com a morsa ou dando pequenas marteladas) na área onde internamente ficou a cabeça do prego, para travar de vez essa montagem inicial.

img-Desenho_Encaixe

img-Prego_no_Tubo

O prego deve entrar justo no tubo, se for maior não dará montagem, se for menor não conseguirá imobilizar os raios.

Para finalizar, na parte de baixo do cabo, abra a sobra dos 4 raios (como uma flor) para liberar caminho para o segundo prego. Repita a montagem, serre a sobra de raios e dê acabamento, o meu foi com fita isolante no cabo e uma pequena tampa que achei na caixa de sucatas de bike.

img_Modelos_Saca_Guarda_Po

Tamanhos e desenhos diferentes para a mesma finalidade.

Existem várias formas de fazer esse sacador, invente a sua, pode ser torcendo os raios, amarrando com arame, soldando os 4 raios com estanho ou oxi-acetileno, seja criativo, e depois mostre pra gente como ficou.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter