Folga na caixa de direção?

Mas que caixa de direção folgada!

Pedalar com folga na caixa de direção da bike é muito chato, qualquer buraco ou imperfeição do piso é logo sentido nos braços. Além desse inconveniente, pedalar com a bike assim pode condenar a caixa de direção e até o quadro, principalmente ele for de carbono.

Por muito tempo as caixas de direção eram encontradas apenas no formato que utiliza porcas no aperto (garfos com rosca na espiga), um sistema mais sujeito a folgas. Com o lançamento do sistema aheadset (garfos lisos, espiga mais alta) tirar a folga e manter a bike ajustada ficou mais fácil, pois uma peça cônica ajusta a folga empurrada pelo avanço do guidão. Esse sistema substituiu boa parte dos avanços com cone chanfrado a 45º com fixação no interior da espiga do garfo ou suspensão, um sistema que não fixava por completo o avanço, desalinhando um pouco o guidão até em pequenos tombos.

Caixa de direção com porca

O sistema de aperto desse tipo de caixa utiliza duas porcas sobrepostas, intercaladas por arroelas com um dente interno que se encaixa em um rasgo no garfo, na área da rosca. Essa arroela tem a função de impedir que a porca inferior (que regula a folga) rode junto com a porca superior no final do aperto.

IMG_Caixa_de_Direcao_Folgada_Sistema_Porcas

A caixa com porcas (garfo com rosca), e seu tradicional avanço com pescoço e cone chanfrado a 45º.

Para tirar a folga das caixas de direção Standard ou Oversize com sistema de porcas, será necessário utilizar ferramentas adequadas, chaves fixas 32 a 36mm estampadas em chapas de 3mm de espessura, pois a porca inferior é muito baixa e não permite acesso de ferramentas de perfil mais alto.

IMG_Caixa_de_Direcao_Folgada_Ferramentas_Certas

Para fazer um ajuste rápido da caixas de direção com porcas, utilize a chave certa, ela é fina e se encaixa fácil na porca inferior.

IMG_Caixa_de_Direcao_Folgada_Chaves_Alternativas

Chaves alternativas como alicate bomba d’água, alicate de pressão e chave inglesa podem ser usados com cuidado nas emergências, elas podem marcar as peças.

Para tirar a folga com esse tipo de chave, basta apertar a porca inferior, verificar se a folga sumiu e o gudião gira livremente para os dois lados, e aperta a porca superior finalizando o serviço.

Para tirar a folga com outro tipo de ferramenta, seja uma chave inglesa, alicate de pressão ou alicate bomba d’água, vá com calma e paciência, essas ferramentas pode marcar as peças quando usamos muita força ou quando escapam. Com elas o processo é um pouco diferente, solte a porca superior desrosqueando até abrir espaço suficiente para a entrada da sua ferramenta alternativa na porca inferior, remova também as arruelas trava, ajuste a caixa de direção apertando esta porca com cuidado, verificando se a folga desapareceu, recoloque as arruelas e a porca superior, apertando-a para finalizar.

Caixa de direção Aheadset

O aperto nas caixas aheadset é muito simples, utiliza apenas chave Allen para comprimir o avanço sobre o cone que centraliza a pista superior no colar de esferas ou rolamento blindado. Após o aperto e verificação da folga e giro, basta apertas os outros 2 parafusos Allen que fixam o avanço na espiga do garfo ou suspensão. O ajuste descrito serve para caixas aheadset Standard, Oversize, Mega size, Integrada e Tapered.

IMG_Caixa_de_Direcao_Aheadset_com_Folga

Ajustar a folga nas caixas de direção Aheadset é fácil, solte o avanço e aperte o parafuso Allen da tampa superior, ele irá comprimir a pista e as esferas ou rolamento, eliminando a folga.

IMG_Caixa_de_Direcao_Aheadset_Folga

A caixa Aheadset utiliza garfo ou suspensão com espiga lisa e maior, pois o avanço a envolve externamente.

Caixas de direção bem ajustadas e lubrificadas não dão manutenção, ajudam no conforto do ciclista e facilitam o domínio da bicicleta.

Entenda um pouco mais sobre caixas de direção neste post.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter