Checklist – Alugando uma bike

Assim como acontece na locação de veículos, ao alugar uma bike você deve prestar atenção em alguns detalhes para que seus momentos de lazer não se transformem em uma tortura.

Se você está alugando uma bike, é porque não tem uma, está longe para buscar a sua, ou porque é mais prático, etc… Sendo assim, a Pedaleria listou 7 pontos que você deve observar ao alugar uma bicicleta, para que seu maior momento de prazer não seja aquele na hora de devolver a danada!

1 – Tamanho da bicicleta

Tente encontrar uma que você se sinta bem, nem grande nem pequena. Normalmente as bike para alugar são de tamanho único, mas se você procurar com atenção talvez ache a mais adequada pra você, solicite assistência de quem está alugando pra você.

2 – Banco

Cheklist na bike alugada - Selim Cheklist na bike alugada -  Blocagem

Verifique se o banco está em ordem, sem defeitos nem apontando pra cima ou pra baixo e se o quadro tem blocagem de selim (alavanca que permite soltar o canote e regular a altura do banco sem precisar de chave). Pedalar com o banco baixo traz muitos malefícios, principalmente para os joelhos, e é super cansativo.

3 – Freios

Cheklist na bike alugada -  Freios

Verifique se estão funcionando direito, se estão raspando nos aros antes de frear. Se você tem mão pequenas, verifique também se consegue alcançar as manetes de freio sem esforço.

4 – Câmbios

Cheklist na bike alugada -  Cambios

Se a bicicleta tiver marchas, verifique  se estão engatando corretamente, porque marchas pulando, caindo a corrente ou fazendo barulho, ninguém merece!

5 – Pneus

Cheklist na bike alugada -  Pneus

Verifique se estão calibrados, pois pneus murchos tornam o pedalar pesado e escorregam nas curvas.

6 – Guidão

Cheklist na bike alugada -  Guidão

Ele não pode estar tordo (por conta de tombos) e a mesa (parte que liga o guidão ao quadro), deve estar perfeitamente alinhada com com o pneu dianteiro, isso você verifica olhando por cima da mesa.

7 – Bicicleta torta

Cheklist na bike alugada -  Bike desalinhada

Essa checagem você faz durante os primeiros metros da pedalada, a bike não pode puxar sozinha para nenhum lado, ou ser difícil de virar. Isto pode acontecer se os eixos de roda não estiverem bem encaixados nas gancheiras (partes do quadro e do garfo onde as rodas estão presas). Um garfo torto para frente dificulta a dirigibilidade e deixa o guidão pesado para virar.

Observando esses pontos, você vai pedalar tranquilo, aproveitando tudo que a bicicleta pode te oferecer, como diversão, saúde e agilidade.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter