Assim como acontece na locação de veículos, ao alugar uma bike você deve prestar atenção em alguns detalhes para que seus momentos de lazer não se transformem em uma tortura.
Se você está alugando uma bike, é porque não tem uma, está longe para buscar a sua, ou porque é mais prático, etc… Sendo assim, a Pedaleria listou 7 pontos que você deve observar ao alugar uma bicicleta, para que seu maior momento de prazer não seja aquele na hora de devolver a danada!
1 – Tamanho da bicicleta
Tente encontrar uma que você se sinta bem, nem grande nem pequena. Normalmente as bike para alugar são de tamanho único, mas se você procurar com atenção talvez ache a mais adequada pra você, solicite assistência de quem está alugando pra você.
2 – Banco
Verifique se o banco está em ordem, sem defeitos nem apontando pra cima ou pra baixo e se o quadro tem blocagem de selim (alavanca que permite soltar o canote e regular a altura do banco sem precisar de chave). Pedalar com o banco baixo traz muitos malefícios, principalmente para os joelhos, e é super cansativo.
3 – Freios
Verifique se estão funcionando direito, se estão raspando nos aros antes de frear. Se você tem mão pequenas, verifique também se consegue alcançar as manetes de freio sem esforço.
4 – Câmbios
Se a bicicleta tiver marchas, verifique se estão engatando corretamente, porque marchas pulando, caindo a corrente ou fazendo barulho, ninguém merece!
5 – Pneus
Verifique se estão calibrados, pois pneus murchos tornam o pedalar pesado e escorregam nas curvas.
6 – Guidão
Ele não pode estar tordo (por conta de tombos) e a mesa (parte que liga o guidão ao quadro), deve estar perfeitamente alinhada com com o pneu dianteiro, isso você verifica olhando por cima da mesa.
7 – Bicicleta torta
Essa checagem você faz durante os primeiros metros da pedalada, a bike não pode puxar sozinha para nenhum lado, ou ser difícil de virar. Isto pode acontecer se os eixos de roda não estiverem bem encaixados nas gancheiras (partes do quadro e do garfo onde as rodas estão presas). Um garfo torto para frente dificulta a dirigibilidade e deixa o guidão pesado para virar.
Observando esses pontos, você vai pedalar tranquilo, aproveitando tudo que a bicicleta pode te oferecer, como diversão, saúde e agilidade.
Bom pedal!
0 comentários