Lute contra a cãibra

A cãibra pode ser causada por diversos fatores: metabólicos, atividade física vigorosa, desidratação, alterações eletrolíticas (queda de potássio, magnésio e cálcio), anemia, diabetes, hipotireoidismo, insuficiência venosa e doenças neurológicas.

A atividade de contração muscular produz alguns metabólitos, principalmente o ácido lático e a amônia.  O ácido lático é o responsável pelo aparecimento de câimbra.

Comer banana reduz a cãibra?

Para muitos, comer banana é sinônimo de combate à cãibra. É verdade que comer a fruta reduz a contração súbita, involuntária e dolorosa do músculo. Mas, somente se a causa da cãibra for falta de potássio. Nesse caso a fruta pode ser sim um fator preventivo importante, já que é rica neste nutriente. Já em outros casos a ingestão de banana não trará benefício nenhum.

Os alimentos que podem ajudar a evitar cãibras são aqueles ricos em potássio, cálcio e principalmente o magnésio, que é encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, rúcula, escarola, espinafre, agrião; nas leguminosas, como lentilha, grão-de-bico,  feijão e nos cereais integrais.

O potássio é encontrado em alimentos como a castanha do Pará, a uva passa, a tâmara, a amêndoa, a ameixa seca, o figo seco, o damasco seco, banana, peixes. A água de coco apresenta altos níveis do eletrólito também.

O cálcio está presente em vários alimentos, mas os que possuem uma maior quantidade são: Iogurte, leite, queijo parmesão, queijo prato, queijo minas frescal, farinha de peixe, brócolis, flocos de cereais, feijão branco miúdo, sardinha e coalhada.

Hidratação adequada, alimentação equilibrada, alongamentos freqüentes são medidas eficazes na prevenção das cãibras.

Elencamos 3 laches que você pode fazer antes da pedalada com alimentos que podem prevenir as cãibras.

1 – A famosa banana amassada com aveia, acompanhada de iogurte natural.

Banana com aveia e yougurte

2 – Suco de couve, melão, hortelã, limão e água de coco. É só bater no liquidificador, coar, e pronto. O suco fica delicioso e repleto de componentes que combatem a cãibra.

Prevenção contra cãibras
Um prato de couve manteiga, uma colher de sopa de hortelã, uma fatia grossa de melão, suco de meio limão e um copo de água de côco.

3 – Queijo branco e torrada integral

Combatendo a cãibra
<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter