A cãibra pode ser causada por diversos fatores: metabólicos, atividade física vigorosa, desidratação, alterações eletrolíticas (queda de potássio, magnésio e cálcio), anemia, diabetes, hipotireoidismo, insuficiência venosa e doenças neurológicas.
A atividade de contração muscular produz alguns metabólitos, principalmente o ácido lático e a amônia. O ácido lático é o responsável pelo aparecimento de câimbra.
Comer banana reduz a cãibra?
Para muitos, comer banana é sinônimo de combate à cãibra. É verdade que comer a fruta reduz a contração súbita, involuntária e dolorosa do músculo. Mas, somente se a causa da cãibra for falta de potássio. Nesse caso a fruta pode ser sim um fator preventivo importante, já que é rica neste nutriente. Já em outros casos a ingestão de banana não trará benefício nenhum.
Os alimentos que podem ajudar a evitar cãibras são aqueles ricos em potássio, cálcio e principalmente o magnésio, que é encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, rúcula, escarola, espinafre, agrião; nas leguminosas, como lentilha, grão-de-bico, feijão e nos cereais integrais.
O potássio é encontrado em alimentos como a castanha do Pará, a uva passa, a tâmara, a amêndoa, a ameixa seca, o figo seco, o damasco seco, banana, peixes. A água de coco apresenta altos níveis do eletrólito também.
O cálcio está presente em vários alimentos, mas os que possuem uma maior quantidade são: Iogurte, leite, queijo parmesão, queijo prato, queijo minas frescal, farinha de peixe, brócolis, flocos de cereais, feijão branco miúdo, sardinha e coalhada.
Hidratação adequada, alimentação equilibrada, alongamentos freqüentes são medidas eficazes na prevenção das cãibras.
Elencamos 3 laches que você pode fazer antes da pedalada com alimentos que podem prevenir as cãibras.
1 – A famosa banana amassada com aveia, acompanhada de iogurte natural.
2 – Suco de couve, melão, hortelã, limão e água de coco. É só bater no liquidificador, coar, e pronto. O suco fica delicioso e repleto de componentes que combatem a cãibra.
3 – Queijo branco e torrada integral
0 comentários