Clássica do Brasil – Fórmula C3

Caloi Formula C3

Quem lembra da Caloi Fórmula C3? 

Uma bicicleta lendária que agitou a década de 70, sonho da molecada na época e que a Pedaleria traz para matarmos a saudade, a Fórmula C na incrível versão com câmbio GT3 Shimano Speed Hub.

Caloi Formula C3

Caloi Formula C3

A década de 70 traz muitas recordações e alegrias, época dos Muscle Cars americanos, poderosos carrões com motores V8 e aspecto agressivo que muitos “meninos e meninas” do passado sonhavam em pilotar um dia. Da mesma forma, essa bela bicicleta encantou e ainda encanta muitos de nós, pois é fiel a essa década principalmente pelo tipo de alavanca de câmbio que possui, uma alavanca em forma de “T”, o mesmo formato usado em muitos Muscle Cars.

Caloi Formula C3

Caloi Formula C3

Equipada

Modelo inspirado nas americanas da época, além da alavanca e do cubo de três marchas internas esse modelo 1975 era equipado com um grande pneu traseiro, banco banana, paralamas e guidão articulado, permitindo aproximar ou afastar individualmente cada lado, e também regular sua altura atendendo às crianças de várias idades.

Caloi Formula C3

Caloi Formula C3

Os freios do tipo center pool davam conta do recado, e as manetes com suporte fixo no guidão não permitiam modificar sua inclinação, mas quem se importava, a gente queria voar com ela e dar pau nas Berlinetas e Monaretas da época (bicicletas mais simples da Caloi e Monark).

Caloi Formula C3

img-Caloi_Formula_C_Manete_Freio

Para simular uma suspensão, acabamentos de borracha sanfonada foram posicionados no garfo de torre dupla, que dá sequência ao guidão, e um refletor grande na parte de trás do banco banana simulava uma lanterna de moto, a alça cromada também foi inspirada nas rebeldes motos custom daquela década.

Caloi Formula C3

Caloi Formula C3

Sua concorrente brasileira, a Monark Tigrão, também tinha muitos detalhes comuns às motocicletas e tendências da época, gerando pegas e rivalidades entre os proprietários mirins.

Essa bike fotografada pela Pedaleria é praticamente original, não passou por nenhuma reforma, o que a torna ainda mais valiosa e especial.

Nosso agradecimento especial a Ciclo Vila Isa pelo empréstimo da C3.

Caloi Formula C3

Este é o acionador de marchas, pois a C3 não tem câmbio convencional preso ao quadro.

Caloi Formula C3

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter