Quem lembra da Caloi Fórmula C3?
Uma bicicleta lendária que agitou a década de 70, sonho da molecada na época e que a Pedaleria traz para matarmos a saudade, a Fórmula C na incrível versão com câmbio GT3 Shimano Speed Hub.
A década de 70 traz muitas recordações e alegrias, época dos Muscle Cars americanos, poderosos carrões com motores V8 e aspecto agressivo que muitos “meninos e meninas” do passado sonhavam em pilotar um dia. Da mesma forma, essa bela bicicleta encantou e ainda encanta muitos de nós, pois é fiel a essa década principalmente pelo tipo de alavanca de câmbio que possui, uma alavanca em forma de “T”, o mesmo formato usado em muitos Muscle Cars.
Equipada
Modelo inspirado nas americanas da época, além da alavanca e do cubo de três marchas internas esse modelo 1975 era equipado com um grande pneu traseiro, banco banana, paralamas e guidão articulado, permitindo aproximar ou afastar individualmente cada lado, e também regular sua altura atendendo às crianças de várias idades.
Os freios do tipo center pool davam conta do recado, e as manetes com suporte fixo no guidão não permitiam modificar sua inclinação, mas quem se importava, a gente queria voar com ela e dar pau nas Berlinetas e Monaretas da época (bicicletas mais simples da Caloi e Monark).
Para simular uma suspensão, acabamentos de borracha sanfonada foram posicionados no garfo de torre dupla, que dá sequência ao guidão, e um refletor grande na parte de trás do banco banana simulava uma lanterna de moto, a alça cromada também foi inspirada nas rebeldes motos custom daquela década.
Sua concorrente brasileira, a Monark Tigrão, também tinha muitos detalhes comuns às motocicletas e tendências da época, gerando pegas e rivalidades entre os proprietários mirins.
Essa bike fotografada pela Pedaleria é praticamente original, não passou por nenhuma reforma, o que a torna ainda mais valiosa e especial.
Nosso agradecimento especial a Ciclo Vila Isa pelo empréstimo da C3.
0 comentários