De acessórios a bikes inteiras, tudo feito a mão
Em nossa visita à Brazil Cycle Fair fomos correndo visitar um estande muito especial e que merece a atenção de todos, quero dizer, não só atenção mas o respeito e aplausos também. A Handmade Bicycle Brasil.
De acessórios a bikes inteiras, encontramos verdadeiras obras de arte no estande dos caras, que se trata basicamente de um espaço de co-working, compartilhado mesmo, pois todos sabemos da dificuldade das empresas menores, principalmente as que trabalham com produtos artesanais, de conquistarem um espaço em uma feira. Fomos prestigiar e as surpresas foram muito boas.
Além de ser um pessoal muito descolado, moderno, trabalhador e útil pra sociedade, eles possuem uma inteligência e uma criatividade espantosas, e quando falamos de produto feito a mão, o dom é outro adjetivo a ser considerado. Vejam nas fotos alguns exemplos que o Zé Mário, da Sem Raça Refinida (SRD) mostrou pra gente. Ele é um artista formidável que faz um trabalho extremamente caprichoso com couro. Isso mesmo. Couro. E você deve se perguntar como produtos em couro se encaixam no design e na cultura da bicicleta.
A resposta está na qualidade e na beleza dos produtos que a Sem Raça Definida (SRD) tem em seu portifólio. É incrível como os selins, bolsas, manoplas e outros acessórios são feitos com tanta competência e exclusividade, tudo feito a mão. Sabe os furinhos no couro dos selins que você vê nas fotos? Então, foram feitos a mão. Sabe as costuras? Também feitas a mão.
Quadros sob medida como os fabricados pela galera da Bornia & Cox e também do nosso amigo Cardoso são um show a parte, a própria Speedbee da Pedaleria faz parte dessa história, e você que nos acompanha sabe disso. A Bornia&Cox fez o quadro da Speedbee sob medida pra mim e os quadros do Cardoso, vejam esse cinza com cachimbos laranja preso no gabarito, são lindos de morrer. Todos eles constroem os quadros sob medida e também fazem as pinturas com muito carinho e cuidado, pois cada bike é única, feita especialmente para um pessoa, com todas as medidas certas e contribuindo com os sonhos dessa pessoa.
Há muita paixão envolvida no trabalho de todos alí, e isso se reflete em produtos como os da Art Bike Banboo, do simpaticíssimo Klaus Volkmann. Imagina construir uma bike com ergonomia perfeita, resistência e leveza usando o bambú como matéria prima. É sureal pedalar essa bike e sentir que tem a geometria concebida de maneira idêntica a uma bike de outro material, com leveza, beleza (que para alguns é contraditória) e claro, é um produto feito a mão que com certeza nunca terá outro igual rodando por aí.
Resumindo, o capricho é extremo, o amor pelo que fazem, idem, e o resultado só poderia ser o que vimos no estande, produtos feitos a mão e que devem ser reconhecidos como obras de arte.
Um abraço
0 comentários