Tudo feito a mão

De acessórios a bikes inteiras, tudo feito a mão

Em nossa visita à Brazil Cycle Fair fomos correndo visitar um estande muito especial e que merece a atenção de todos, quero dizer, não só atenção mas o respeito e aplausos também. A Handmade Bicycle Brasil.

Estande da Handmade Bicycle Brasil

De acessórios a bikes inteiras, encontramos verdadeiras obras de arte no estande dos caras, que se trata basicamente de um espaço de co-working, compartilhado mesmo, pois todos sabemos da dificuldade das empresas menores, principalmente as que trabalham com produtos artesanais, de conquistarem um espaço em uma feira. Fomos prestigiar e as surpresas foram muito boas.

Selim da SRD

img-brazil-cycle-fair-bamboo-bike

Além de ser um pessoal muito descolado, moderno, trabalhador e útil pra sociedade, eles possuem uma inteligência e uma criatividade espantosas, e quando falamos de produto feito a mão, o dom é outro adjetivo a ser considerado. Vejam nas fotos alguns exemplos que o Zé Mário, da Sem Raça Refinida (SRD) mostrou pra gente. Ele é um artista formidável que faz um trabalho extremamente caprichoso com couro. Isso mesmo. Couro. E você deve se perguntar como produtos em couro se encaixam no design e na cultura da bicicleta.

Selo da SRD

img-brazil-cycle-fair-SRD-bolsa

A resposta está na qualidade e na beleza dos produtos que a Sem Raça Definida (SRD) tem em seu portifólio. É incrível como os selins, bolsas, manoplas e outros acessórios são feitos com tanta competência e exclusividade, tudo feito a mão. Sabe os furinhos no couro dos selins que você vê nas fotos? Então, foram feitos a mão. Sabe as costuras? Também feitas a mão.

img-brazil-cycle-fair-SRD-selins

img-brazil-cycle-fair-SRD-manoplas

img-brazil-cycle-fair-SRD-fita-guidao

Quadros sob medida como os fabricados pela galera da Bornia & Cox e também do nosso amigo Cardoso são um show a parte, a própria Speedbee da Pedaleria faz parte dessa história, e você que nos acompanha sabe disso. A Bornia&Cox fez o quadro da Speedbee sob medida pra mim e os quadros do Cardoso, vejam esse cinza com cachimbos laranja preso no gabarito, são lindos de morrer. Todos eles constroem os quadros sob medida e também fazem as pinturas com muito carinho e cuidado, pois cada bike é única, feita especialmente para um pessoa, com todas as medidas certas e contribuindo com os sonhos dessa pessoa.

img-brazil-cycle-fair-cardoso-quadro

img-brazil-cycle-fair-cardoso-frente

img-brazil-cycle-fair-borniaecox-quadro-dourado

img-brazil-cycle-fair-borniaecox-bike-preta

Há muita paixão envolvida no trabalho de todos alí, e isso se reflete em produtos como os da Art Bike Banboo, do simpaticíssimo Klaus Volkmann. Imagina construir uma bike com ergonomia perfeita, resistência e leveza usando o bambú como matéria prima. É sureal pedalar essa bike e sentir que tem a geometria concebida de maneira idêntica a uma bike de outro material, com leveza, beleza (que para alguns é contraditória) e claro, é um produto feito a mão que com certeza nunca terá outro igual rodando por aí.

img-brazil-cycle-fair-bamboo-bike-detalhe

img-brazil-cycle-fair-bamboo-bike-edu-capivara

img-brazil-cycle-fair-bamboo-bike-central

Resumindo, o capricho é extremo, o amor pelo que fazem, idem, e o resultado só poderia ser o que vimos no estande, produtos feitos a mão e que devem ser reconhecidos como obras de arte.

img-brazil-cycle-fair-handmade-brazyl-cycle-banner

Um abraço

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter