Bike na caixa? Como montar?

Como montar sua bike nova em casa

Você está feliz da vida, achou a bike que procurava, comprou e levou pra casa, mas tem que montar porque ainda está na caixa, e agora, como é que faz?
Fique calmo, nosso vídeo vai te ajudar nessa tarefa mostrando o passo a passo e as dicas para que fique tudo certo e bem seguro.

IMG_Pedaleria_Monte_sua_bike_em_casa_03

Para fazer jus ao título, montamos a bike fora do suporte de manutenção e com ferramentas simples.

Muitas bicicletas são compradas em magazines e até pela internet (bike na caixa), e quando ela chega bate aquela vontade de montar e sair pedalando e nem sempre dá pra recorrer a uma loja ou oficina, que cobra até 80 Reais para fazer a montagem, principalmente se a bike chegar a noite ou em domingos e feriados, e aí a coisa é contigo mesmo!

Esteja preparado com algumas ferramentas básicas como um jogo de chaves Allen, alicate, chaves de boca 9 e 15mm e uma bomba de ar pra não ter que empurrar a bike até o posto de gasolina mais próximo, e se pintar alguma dúvida, consulte nossos vídeos e posts sobre componentes e manutenção, eles estão cheios de dicas e truques, veja abaixo alguns deles:

IMG_Pedaleria_Monte_sua_bike_em_casa_01

Ler o manual ajuda bastante se você é inexperiente nessa área. Nós estamos aqui pra te ajudar também.

Alguns modelos de bikes utilizam porcas para fixar as rodas e o canote de selim, outros utilizam as blocagens rápidas, dispositivos que não utilizam ferramentas para essa fixação, mas observe a forma correta de abrir e fechar a blocagem neste link.

Cuidado com a instalação dos pedais, eles tem lados e roscas diferentes, esquerda e direita. A maioria dos pedivelas são de alumínio (peça onde os pedais ficam instalados) e o eixo dos pedais são de aço, se forem montados em posição errada ou se ficarem soltos, haverá risco de espanar a rosca do pedivela. Veja neste link como tomar cuidado com os pedais na hora da instalação.

Para as bikes com marchas, verifique se os engates estão precisos, cada click deve corresponder a uma mudança, cabos frouxos ou muito esticados afetam muito as mudanças de marcha. Os câmbios funcionam com batentes que impedem que a corrente caia tanto na frente quanto atrás, conheça seu funcionamento e regulagens neste link.

O ajuste dos freios é muito importante, sapatas fora de ângulo brecam mal e fazem muito barulho, conheçam os ajustes neste link.

A altura e posição do selim no canote são muito importantes para sua saúde e bem estar, entenda mais sobre os selins neste vídeo.

IMG_Pedaleria_Monte_sua_bike_em_casa_05

Ajuste bem o selim, a posição dele no canote e a altura no quadro podem te livrar de dores nos joelhos e na coluna.

img-Tabela

Bicicletas novas vindas de linhas de montagem podem precisar de um ajuste fino para ficar perfeitamente reguladas para uso, você pode fazer a montagem e os ajustes em casa seguindo nossos vídeos, mas se faltarem ferramentas adequadas ou conhecimento, recorra a uma oficina especializada.

IMG_Pedaleria_Monte_sua_bike_em_casa_02

IMG_Pedaleria_Monte_sua_bike_em_casa_04

Com a bike pronta, é só sair pra se divertir, mas não esqueça os equipamentos de segurança e proteção como o capacete e o tênis.

Se não for muito complicado pra você, além de montar, faça também a manutenção periódica, e logo logo você irá achar tão divertido quanto pedalar.

Nosso agradecimento especial à Biketoor.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

1 Comentário

  1. COMO DIZ A GALERA: SHOW DE BOLA!!! Comprei a minha bem simplisinha para ver se depois dos 40 conseguia subir numa magrela e não é que com os videos , fui numa loja de ferragens, comprei as ferramentas e deu certo?? Parabéns ao pessoal do canal pedaleira e ao EDU, simplesmente fantástico!!! Tó até regulando , freios, marchas , etc… Vamos virar bons amigos!!! Deus abençoe a todos!!! Bora Pedalar???

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter