Novas transmissões para MTB, mais força e menos peso
As coroas triplas no pedivela são a marca registrada do MTB, ou eram, já que o mercado foi inundado com bicicletas de 2 e até uma única coroa (Single Ring). A americana Sram investiu milhares de dólares em pesquisas, testes e produtos, despejando no mercado seus grupos 1×10, 2×10 e 1×11, criando um novo conceito e mudando a cara do Mountain Bike. A alegação de que sistemas de marcha mais simples ajuda os ciclistas a manterem o foco e a concentração é válida, pois “menos é mais”, e no caso da coroa única é menos ainda, pois uma bike sem câmbio e alavanca de mudanças, sem coroas e parafusos extras já fica meio quilo mais leve.
Há quem resista a essa tendência, alegando falta de marchas para enfrentar subidas fortes ou descidas mais apimentadas, já que dependendo da escolha pode melhorar a primeira opção em detrimento da segunda, tomando por exemplo uma 29” equipada com coroa 36 e Super Cog 42, onde 1 volta no pedivela dá 0,857 de volta da roda traseira, considerada marcha pesada para certas subidas, e para velocidade máxima (36×11) onde cada volta no pedivela rende 3,272 voltas na roda, uma boa relação.
Micro-Drive
Atualmente Sram, Specialized e Hope Engeneering trabalham na criação e aperfeiçoamento de novas relações para Mountain Bike, como a Micro-Drive e aplicações de Cogs de 9 dentes nos cassetes de XC, All-Mountain e Downhill. A Specialized lidera na utilização de relações 2×10, 1×10 e Cogs de 9 dentes em seus projetos, rodando por exemplo com cassetes de 6 velocidades Micro-Drive nas bikes de Downhill desde 2013 na World Cup.
A relação Micro-Drive propõe a utilização de cassetes 9 a 34 e 9 a 36 dentes com 10 velocidades e coroas pequenas no pedivela, criando uma transmissão compacta, leve e que utiliza menos corrente, mas escalonada na mesma proporção, permitindo as mesmas combinações de engrenagens maiores.
A Hope Engeneering, fabricante de cubos e componentes no Reino Unido trabalha desde 2011 em seu projeto de 10 velocidades com Cog 9 dentes, prometendo atender bem tanto usuários do 1×10 quanto do 2×10, oferecendo uma gama de marchas cadenciadas e sustentáveis, tanto nas subidas quanto nas descidas, igualando a capacidade das coroas triplas. Neste projeto, as engrenagens ou Cogs são feitas em dois blocos, as cinco maiores rodas dentadas são usinadas em alumínio, enquanto o Cog de nove dentes e os outros quatro subsequentes são usinadoas a partir de uma peça única de aço liga, mas ainda há desgaste acentuado nos Cogs menores.
A Hope lançou o Cog de 10 dentes antes da Sram, em um conjunto de 4 Cogs crescentes, para ser montado em seus cubos utilizando as demais engrenagens do cassette da Shimano por exemplo.
Difícil de fabricar
A utilização de Cogs tão pequenos como este de 9 dentes barra muitos projetos, uma vez que seu diâmetro é menor que o dos rolamentos do Freehub (núcleo roda livre), forçando os engenheiros a criarem Freehubs com pontas mais finas e rolamentos mais recuados, permitindo a montagem de Cogs de 9 e 10 dentes, como é o caso das bikes equipadas com cassetes XX1. A Sram desenvolveu um corpo roda livre que suporta um Cog de 10 dentes, o XD Drive Body, disponível para qualquer fabricante de cubos que esteja interessado nessa linha mais competitiva, e atualmente 29 fabricantes de cubos operam com esse freehub.
A japonesa Shimano não costuma ficar atrás, e deve estar testando projetos similares, já que neste ano apresentou seus grupos Dura Ace e XTR (Road Bike e MTB) com cassetes de 11 velocidades mas mantendo a configuração tradicional no seu freehub, onde o menor Cog é o de 11 dentes.
As opções para as montadoras são pedivelas duplas e triplas, equipando bikes de XC, All-Mountain e Sport, e a linha Saint com coroa única para Dirt e Downhill.
A todo memento engenheiros e ciclistas trabalham e testam novos projetos, ideias malucas, soluções criativas e obras de pura genialidade e audácia, e cabe a nós consumidores o veredito final, seja com 1, 2 ou 3 coroas, o que importa é pedalar e se divertir, usando tudo que nossas magrelas podem oferecer.
Para entender mais sobre cassetes e freehubs leia também o post.
Bom pedal!
0 comentários