Guidão alto e subida forte não se dão muito bem, mas em algumas bikes a modificação é rápida.
Boa parte do desempenho dos ciclistas nas subidas tem a ver com a posição do guidão, se ele estiver muito alto parte da força é perdida, pois para pedalar forte puxamos o guidão para cima enquanto apertamos o pedal para baixo, tarefa difícil de realizar em bicicletas de passeio, principalmente os modelos com avanço ajustável regulado bem alto.
Calços sob o avanço
No caso das Mountain Bikes, principalmente os modelos com suspensão e mesa (avanço) Aheadset, vemos ciclistas utilizando vários calços que levantam o conjunto mesa/guidão. As suspensões ou garfos rígidos vem com espigas (tubo que passa por dentro do quadro) muito longas, e algumas pessoas tem receio de cortar o excesso de tubo, colocando os calços acima ou abaixo do avanço.
Se a idéia é levantar o guidão, os calços podem estar abaixo do avanço, mas pedalar com eles acima do avanço para completar a extensão do tubo é perigoso para o ciclista, que em caso de acidente pode cair sobre esta parte da bicicleta. Acima do avanço use apenas 1 espaçador, fica baixo e é mais estético.
Angulo do avanço
Hoje, a maioria dos avanços tem 6º de inclinação. Há modelos com 9º, 15º, 20º e até mais, como os modelos para Biketrial, mas a vantagem do modelo 6º é a possibilidade de invertê-lo, usando com graus positivos ou negativos, e isso pode abaixar a frente da bike.
Comum nas MTB com rodas 27,5″ e 29″, os avanços invertidos compensam a elevação da frente da bike, onde a soma do curso da suspensão mais o tamanho da roda podem elevar o conjunto mesa/guidão, deixando a bike lenta nas subidas.
Para abaixar o conjunto mesa/guidão, retire alguns calços e inverta o avanço, assim a bike fica mais esperta nas subidas, seja pedalando em pé ou sentado. Se você sente essa necessidade, quer fazer trilhas e até competições, a alteração vale a pena, ela posiciona o ciclista de forma mais agressiva facilitando as arrancadas e encarando subidas com mais facilidade, mas lembre-se, alterações como essa podem modificar sua posição de pedalar, o “encaixe” na bike, e para ter certeza que a postura está correta para seu perfil e biotopo, consulte um profissional do Bike Fit, ele irá avaliar muito mais do que isso, fazendo ajustes importantes para você ter desempenhos sem efeitos colaterais.
Bom pedal!
0 comentários