Virando a mesa

Guidão alto e subida forte não se dão muito bem, mas em algumas bikes a modificação é rápida. 

Boa parte do desempenho dos ciclistas nas subidas tem a ver com a posição do guidão, se ele estiver muito alto parte da força é perdida, pois para pedalar forte puxamos o guidão para cima enquanto apertamos o pedal para baixo, tarefa difícil de realizar em bicicletas de passeio, principalmente os modelos com avanço ajustável regulado bem alto.

img_Avanco_Ajustavel_Bike_de_Passeio

Na bike de passeio, a mesa ajustavel permite ângulos negativos ou positivos.

Calços sob o avanço

No caso das Mountain Bikes, principalmente os modelos com suspensão e mesa (avanço) Aheadset, vemos ciclistas utilizando vários calços que levantam o conjunto mesa/guidão. As suspensões ou garfos rígidos vem com espigas (tubo que passa por dentro do quadro) muito longas, e algumas pessoas tem receio de cortar o excesso de tubo, colocando os calços acima ou abaixo do avanço.

img_Calcos_Sob_o_Avanco_MTB

Para não cortar a espiga, muita gente pedala utilizando vários calços sob o avanço.

Se a idéia é levantar o guidão, os calços podem estar abaixo do avanço, mas pedalar com eles acima do avanço para completar a extensão do tubo é perigoso para o ciclista, que em caso de acidente pode cair sobre esta parte da bicicleta. Acima do avanço use apenas 1 espaçador, fica baixo e é mais estético.

img_Calcos_Para_Levantar_Avanco

De plástico, alumínio ou carbono, os calços são muito populares nas MTB e Road Bikes.

Angulo do avanço

Hoje, a maioria dos avanços tem 6º de inclinação. Há modelos com 9º, 15º, 20º e até mais, como os modelos para Biketrial, mas a vantagem do modelo 6º é a possibilidade de invertê-lo, usando com graus positivos ou negativos, e isso pode abaixar a frente da bike.

img_Virando_Mesa_da_MTB_01

Avanços como este, 6º positivo e elevado com 2 calços permite outras configurações…

img_Virando_Mesa_da_MTB_02

…como esta por exemplo, 6º negativos abaixando um calço, que fica agora acima do avanço.

Comum nas MTB com rodas 27,5″ e 29″, os avanços invertidos compensam a elevação da frente da bike, onde a soma do curso da suspensão mais o tamanho da roda podem elevar o conjunto mesa/guidão, deixando a bike lenta nas subidas.
Para abaixar o conjunto mesa/guidão, retire alguns calços e inverta o avanço, assim a bike fica mais esperta nas subidas, seja pedalando em pé ou sentado. Se você sente essa necessidade, quer fazer trilhas e até competições, a alteração vale a pena, ela posiciona o ciclista de forma mais agressiva facilitando as arrancadas e encarando subidas com mais facilidade, mas lembre-se, alterações como essa podem modificar sua posição de pedalar, o “encaixe” na bike, e para ter certeza que a postura está correta para seu perfil e biotopo, consulte um profissional do Bike Fit, ele irá avaliar muito mais do que isso, fazendo ajustes importantes para você ter desempenhos sem efeitos colaterais.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter