Bike na rua – Quem respeita quem na hora de pedalar

Um caso no Rio de Janeiro chamou a atenção para a questão das leis de trânsito para bikers. Uma ciclista foi atropelada por um carro de uma empresa e a juíza condenou a empresa a pagar indenização à ciclista.

Depois de um tempo houve uma reviravolta no caso, e uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio acatou o recurso da empresa, alegando que a ciclista trafegava na contramão da via, o que, por lei (artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro), é proibido. Assim, de acordo com os argumentos da magistrada, a culpa era da ciclista atropelada. O ciclista só pode andar na mão contrária em casos especiais e com autorização das autoridades de trânsito.

Quem está certo nessa história? Instalou-se a celeuma.

Mas vale pensar que os ciclistas têm sua responsabilidade no trânsito e devem respeitar minimamente as sinalizações. Quantas vezes você já não viu galera barbarizando pelas ruas das cidades?  Claro, não é novidade que o ciclista é a parte mais vulnerável do trânsito e que os motoristas de carros, ônibus tampouco respeitam. Quantas mortes estúpidas já não ocorreram? Sabia que 9 ciclistas se envolvem em acidentes diariamente somente no Estado de São Paulo?

Pra quem gosta de pedalar, fica a dica: respeite as leis de trânsito, use equipamentos de segurança e de visibilidade.

A cultura do respeito ao ciclista é um processo lento, mas o contrário também tem que valer. Concordam? Não dá pra ser vale-tudo.

Boas pedaladas!!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos...

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Mesmo para iniciantes, pedalar pela cidade é fácil mas requer atenção aos detalhes. Mesmo sem muita experiência no pedal, é possível visitar alguns parques em São Paulo usando apenas as ciclovias da cidade e a sua bike como meio de transporte, veja como fazer. Boa...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter