Saca pista? Ferramenta ideal

Ferramenta Saca Pista

Acredito que a maioria das pessoas que gostam de montar e desmontar a bike, ou tenha interesse nos assuntos de manutenção, já deve ter visto ou já tentou sacar ou colocar no quadro as caixas de direção, que são peças fundamentais da conexão entre quadro e garfo.

Entre o serviço prestado pelas pequenas bicicletarias e a turma do “eu mesmo faço”, a ferramenta principal sempre foi o martelo, capaz de fazer uma peça passar por dentro da outra mesmo quando não cabe. O fato é que algumas marcas de ferramentas para bicicletas já estão no mercado internacional a 50 anos, e por relaxo ou desconhecimento muitos amadores e profissionais do ramo ainda usam martelos, talhadeiras e chaves de fenda velha para sacar pistas, rolamentos e caixas de direção, estragando quadros, garfos e componentes.

Saca pista de rolamento

A ferramenta para sacar pistas de rolamento da caixa de direção foi projetada para aplicar força por igual em todo o perímetro da aba interna da caixa, na cabeça do quadro da bike. O procedimento é simples e leva poucos segundos: Para tirar a parte de baixo da caixa, insira a ferramenta por baixo, comprimindo as quatro pontas até que entre por completo.

Puxando a ponta da ferramenta na parte de cima, gire lentamente até que ela passe a parte estreita da caixa de direção e se expanda, apoiando na parte de cima da caixa (parte presa dentro do quadro). Agora é só bater com um martelo de poliuretano ou martelo comum. Não precisa por muita força, a peça não resiste e sai nas primeiras pancadas.

Para tirar a caixa de cima, faça o inverso, colocando a ferramenta por cima e batendo por baixo.

Ferramenta saca pista
Com quatro pontos de apoio, é fácil sacar a pista sem estragar a bike.
Saca pista por baixo
Para sacar a pista inferior, instale a ferramenta por baixo.
Saca pista puxando
Puxe girando devagar até a ferramenta se expandir dentro do quadro.
Saca pista
Batento com a marreta ou martelo na ferramenta, a parte que encaixou na pista na parte de baixo faz o trabalho de tirar a peça por igual.
Pronto
Pronto, pista removida sem artifícios, com a ferramenta certa, nada dá errado.

A prensa 

Para instalar as caixas de direção no quadro é necessário utilizar a prensa regulável, capaz de realizar esse trabalho independente do tamanho da caixa de direção (standard, over size, mega over ou tapered), mesmo que o tubo da cabeça do quadro seja enorme como das bikes para ciclistas altos (quadros tamanho 20 a 24 polegadas), ou algumas urbanas, pois a ferramenta tem um eixo longo e uma porca de liberação rápida, que se movimenta pelo eixo sem ter que desrosquea-la por toda a extensão do eixo, basta apertar suas saliências laterais. A ferramenta é capaz de montar até movimento central de encaixe (caixa do pedivela), sistema comum (bacias) e caixa com rolamentos conhecida por Press Fit.

Prensa na bancada

Para usar a ferramenta você deve passar um pouco de graxa na caixa ou no quadro para que as peças deslizem melhor, coloque a pista superior e a ferramenta, e após, encaixe a pista de baixo já apoiada na placa inferior da prensa. Como arremate na instalação inicial, posicione a porca de liberação rápida ajustada bem próxima do conjunto verificando a centralização da ferramenta nas caixas. Agora é só rodar os manípulos superiores até as caixas estarem totalmente encaixadas.

Nota: Se o quadro for de fibra de carbono, utilize graxa especial, para evitar a delaminação das camadas de fibra.

Instalando c caixa de direção com a prensa
As duas caixas de direção são instaladas ao mesmo tempo, é rápido e preciso.
Rosqueando
A porca de liberação rápida ajusta a posição de uso sem a necessidade de rosquear a peça por toda a barra.
Prensa finalizando
Girando o manípulo, as caixas são “prensadas” sem stress, e sem risco de entrarem desalinhadas.
Colar de esferas
A ferramenta possui colar de esferas para que a instalação ocorra suavemente.

As ferramentas para montagem e manutenção de bicicletas são uma necessidade real para lojas e oficinas, e um mimo para quem é apaixonado por bikes ou entusiasta que quer aprender mais sobre as magrelas.

Bom pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post