Saca pista? Ferramenta ideal

Acredito que a maioria das pessoas que gostam de montar e desmontar a bike, ou tenha interesse nos assuntos de manutenção, já deve ter visto ou já tentou sacar ou colocar no quadro as caixas de direção, que são peças fundamentais da conexão entre quadro e garfo.

Entre o serviço prestado pelas pequenas bicicletarias e a turma do “eu mesmo faço”, a ferramenta principal sempre foi o martelo, capaz de fazer uma peça passar por dentro da outra mesmo quando não cabe. O fato é que algumas marcas de ferramentas para bicicletas já estão no mercado internacional a 50 anos, e por relaxo ou desconhecimento muitos amadores e profissionais do ramo ainda usam martelos, talhadeiras e chaves de fenda velha para sacar pistas, rolamentos e caixas de direção, estragando quadros, garfos e componentes.

Saca pista de rolamento

A ferramenta para sacar pistas de rolamento da caixa de direção foi projetada para aplicar força por igual em todo o perímetro da aba interna da caixa, na cabeça do quadro da bike. O procedimento é simples e leva poucos segundos: Para tirar a parte de baixo da caixa, insira a ferramenta por baixo, comprimindo as quatro pontas até que entre por completo.

Puxando a ponta da ferramenta na parte de cima, gire lentamente até que ela passe a parte estreita da caixa de direção e se expanda, apoiando na parte de cima da caixa (parte presa dentro do quadro). Agora é só bater com um martelo de poliuretano ou martelo comum. Não precisa por muita força, a peça não resiste e sai nas primeiras pancadas.

Para tirar a caixa de cima, faça o inverso, colocando a ferramenta por cima e batendo por baixo.

Ferramenta saca pista

Com quatro pontos de apoio, é fácil sacar a pista sem estragar a bike.

Saca pista por baixo

Para sacar a pista inferior, instale a ferramenta por baixo.

Saca pista puxando

Puxe girando devagar até a ferramenta se expandir dentro do quadro.

Saca pista

Batento com a marreta ou martelo na ferramenta, a parte que encaixou na pista na parte de baixo faz o trabalho de tirar a peça por igual.

Pronto

Pronto, pista removida sem artifícios, com a ferramenta certa, nada dá errado.

A prensa 

Para instalar as caixas de direção no quadro é necessário utilizar a prensa regulável, capaz de realizar esse trabalho independente do tamanho da caixa de direção (standard, over size, mega over ou tapered), mesmo que o tubo da cabeça do quadro seja enorme como das bikes para ciclistas altos (quadros tamanho 20 a 24 polegadas), ou algumas urbanas, pois a ferramenta tem um eixo longo e uma porca de liberação rápida, que se movimenta pelo eixo sem ter que desrosquea-la por toda a extensão do eixo, basta apertar suas saliências laterais. A ferramenta é capaz de montar até movimento central de encaixe (caixa do pedivela), sistema comum (bacias) e caixa com rolamentos conhecida por Press Fit.

Prensa na bancada

Para usar a ferramenta você deve passar um pouco de graxa na caixa ou no quadro para que as peças deslizem melhor, coloque a pista superior e a ferramenta, e após, encaixe a pista de baixo já apoiada na placa inferior da prensa. Como arremate na instalação inicial, posicione a porca de liberação rápida ajustada bem próxima do conjunto verificando a centralização da ferramenta nas caixas. Agora é só rodar os manípulos superiores até as caixas estarem totalmente encaixadas.

Nota: Se o quadro for de fibra de carbono, utilize graxa especial, para evitar a delaminação das camadas de fibra.

Instalando c caixa de direção com a prensa

As duas caixas de direção são instaladas ao mesmo tempo, é rápido e preciso.

Rosqueando

A porca de liberação rápida ajusta a posição de uso sem a necessidade de rosquear a peça por toda a barra.

Prensa finalizando

Girando o manípulo, as caixas são “prensadas” sem stress, e sem risco de entrarem desalinhadas.

Colar de esferas

A ferramenta possui colar de esferas para que a instalação ocorra suavemente.

As ferramentas para montagem e manutenção de bicicletas são uma necessidade real para lojas e oficinas, e um mimo para quem é apaixonado por bikes ou entusiasta que quer aprender mais sobre as magrelas.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter