Conheça a BMX

BMX - Legenda

O bicicross ou BMX – sigla que significa Bicycle Motocross, onde o “X” substitui o Cross, que trocando em miúdos, representa o cruzamento entre uma bicicleta e uma motocross, é um esporte praticado com bicicletas especiais com aro 20” para pistas de terra, com rampas e curvas de parede, gerando saltos e pegas espetaculares.

BMX - Reforço no quadro

Uma das principais características são os quadros reforçados para aguentar o nível de stress dos materiais e componentes.

BMX - Garfo

Garfos especiais com carbono e alumínio, hoje vistos em alguns modelos de MTB, foram criados para os modelos BMX.

Existem controvérsias quanto ao nascimento do BMX, uns dizem que foi nos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70, outros afirmam ter nascido na Europa, mais precisamente na Holanda em 1958, mas todos concordam que o esporte é muito dinâmico e radical, e chegou ao Brasil no final da década de 70, com bicicletas simples, com quadros de aço carbono e peças de ferro, mas em pouco tempo tornou-se febre nacional, com pistas apropriadas em vários estados do país e com um grande impulso da indústria nacional, que viu ali a oportunidade de colocar um modelo mais elaborado, com peças leves e bom apelo visual.

BMX - Aros verdes

Raios coloridos (verdes neste caso). Inovação que dá charme ao modelo.

BMX - Gancheira

Apesar de muitos pensarem que é coisa de criança, o BMX é muito sério em todas as idades, e se os pegas não são entre os atletas, são entre os pais, que se esforçam em montar bikes extremamente leves e ergonômicas para seus pequenos pilotos brilharem nas pistas e no pódio.

A competição se desenvolve com 8 atletas alinhados em uma largada inclinada, e com a queda do gate (portão que abre para baixo), a corrida inicia. Os pilotos disputam palmo a palmo em rachas alucinantes, e não é incomum as ultrapassagens aéreas, e até tombos espetaculares.

BMX - Pedais plataforma

Pedais do tipo plataforma com pinos substituíveis.

BMX - Vbrake

Freio V-Brake, só na roda traseira.

Como nas outras modalidades, as bikes de BMX atuais são encontradas em tamanhos diferentes, “S” – small (pequena), “M” – medium (intermediária), “L” – large (grande) e “XL”- extra large (extra grande), com boa variação de tamanho no top tube (tubo superior do quadro).

BMX - A bike de bicicross

A assinatura UMF no quadro e componentes é sirga da United Merida Freeriders.

 

O esticador de corrente evita que a roda saia da posição nos saltos mais radicais.

O esticador de corrente evita que a roda saia da posição nos saltos mais radicais.

Montadas com guidão alto e reforçado com uma barra horizontal, freio apenas na roda traseira e pedivelas elaborados, geralmente com coroas de 44 dentes, as BMX são facilmente reconhecidas, e delas derivaram outras modalidades como Street, Flatland, Dirt Jump, Vertical e Mini Ramp.

BMX - Guidãp alto e largo reforçado

Guidão largo com reforço horizontal, imagem marcante do BMX.

BMX - Pedivela e coroa

Pedivela com eixo integrado, mais leveza e resistência que os antigos modelos monobloco.

Os equipamentos de segurança mais usados são o capacete fechado, como no motocross, luvas com dedos cobertos, calça de nylon, tênis flexível e em alguns casos joelheiras e proteção para o tórax.

Personalidades de Motocross, Mountain Bike, Biketrial e Down Hill iniciaram no BMX, modalidade de explosão e arrojo com milhares de adeptos pelo mundo. E você? Pratica BMX? Conta pra gente qual a sua experiência na modalidade. Se não pratica, ficou com vontade de começar? rsrsrs

BMX - Front tube

Caixa de direção integrada e torre do garfo forjada em alumínio, formam um belo conjunto.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter