Espanou o central da bike? Coloca um salva quadro!

Vida nova para um quadro com central estragado!

Devemos tomar cuidado com todas as roscas nos quadros em alumínio, principalmente ao instalar peças ou parafusos em aço, pois qualquer bobeada ela espana, e no central as roscas são nos dois sentidos, horária e anti horária, confundindo ainda mais quem não tem experiência, e como o material é macio, parece que está rosqueando, mas adivinha, está espanando!

img-Salva_Quadro_02

Quando as roscas são em alumínio, muito cuidado ao instalar peças ou parafusos, certifique-se do sentido da rosca (esquerda ou direita), e também a inclinação da peça. Use graxa sempre, isso facilita uma eventual remoção.

Pedalar com o movimento central solto (com folga), também pode causar estrago remontando os fios de rosca, mas se o ciclista descobre rápido, ainda dá pra recuperar passando um limpa rosca, montando novamente o central, de preferência usando um trava rosca leve, pra soltar quando precisar.

img-Salva_Quadro_03

Ferramentas como o limpa rosca pode “acertar” os fios de rosca remontados, mas funciona apenas para estragos moderados!

Mas quando o caso é grave, muita gente joga fora o quadro, achando que ele não tem mais jeito, mas ele ainda pode ser aproveitado usando o salva quadro.
O salva quadro é um movimento central tipo cartucho parecido com um central normal, mas ele não tem rosca externas, só internas, e suas ponteiras se conectam ao tubo central da peça, permitindo que se ajuste a centrais de 34,7mm. Existem modelos onde as roscas seguem o padrão do central normal – roscas sentido horário e anti-horário, e modelos com as 2 roscas sentido horário, e como ele tem bastante rosca, atende a quadros com central 68 e 72mm.

img-Salva_Quadro_01

img-Salva_Quadro_05

img-Salva_Quadro_06

Essa solução só atende a quem usa pedivelas para eixo Square (ponta quadrada), os centrais com eixo de maior diâmetro como o Hollowtech, Octalink e Megaexo e Isis ainda não possuem uma solução como essa, obrigando o ciclista a trocar também a pedivela se quiser salvar o quadro danificado.

img-Salva_Quadro_08

O Salva Quadro permite apenas instalação de pedivelas para eixo Square (ponta quadrada).

Quanto ao tamanho do eixo, o salva quadro está disponível mais para as MTB, que utilizam eixos mais longos, nas medidas 118, 122,5 e 127,5mm, atendendo boa parte das pedivelas para eixo ponta quadrada

INSTALAÇÃO
Primeiro verifique se as ponteiras entram no quadro, se houver alguma rebarba impedindo, passe uma lima redonda ou lixa para abrir caminho, e como o Salva Quadro não fica rosqueado no quadro, é necessário utilizar 2 chaves estriadas para fazer a instalação.

img-Salva_Quadro_07

Como o Salva Quadro não fica rosqueado no quadro, é necessário utilizar 2 chaves estriadas para fazer a instalação.

img-Salva_Quadro_09

Salva Quadro instalado, pronto para receber a pedivela.

Tranquilo não é? Então se você não jogou fora aquele quadro com central espanado, ele ainda pode ser usado com esse componente!

Bom Pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer. A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as...

Como tirar a pista do garfo?

Como tirar a pista do garfo?

Saiba como tirar a pista ou cônico dos garfos. A pista inferior da caixa de direção é uma peça que fica bem presa na espiga do garfo, e pode ser bem difícil tirar ela sem as ferramentas adequadas. Alguns ciclistas querem trocar a suspensão da bike em casa, ou tirar o...

Protetor de quadro na área da corrente

Protetor de quadro na área da corrente

Com as pancadas da corrente, a pintura fica descascada Você já reparou que na MTB ou urbana com marchas a corrente bate muito no chainstay? Cada vez que a bike passa por um buraco na rua isso acontece, nas trilha então, bate sem parar, e em pouco tempo a pintura está...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter