Que tal desmontar o Central 3 peças?

Desmontando o movimento central de 3 partes

O movimento central de 3 peças é um componente muito encontrado em bikes de entrada, e diferentemente do central cartucho, o modelo 3 peças é sujeito a folgas e requer ajuste fino na montagem e na manutenção, já o cartucho selado, é só instalar.
Durante a evolução das bicicletas, o modelo com 3 peças substituiu seu antecessor, o movimento central com chavetas no eixo, um sistema pesado e sujeito a folgas e até mesmo a quebra do eixo central devido aos cortes para encaixar as chavetas.

img_Central_3_Pecas_02

Ele é simples e leve, mas não tem boa vedação e requer ajustes nas manutenções.

img_Central_3_Pecas_07

O movimento central cartucho é blindado para água e pó, quando instalado, dispensa outros ajustes, já está pronto!

Esse componente é encontrado em diferentes configurações, todos com o anel externo para fazer a imobilização final e o ajuste fino da pressão ou folga no eixo através da parte central que fica montada no lado esquerdo do quadro.

img_Central_3_Pecas_03

Lado esquerdo do movimento central 3 peças – diferentes formatos para o mesmo sistema.

img_Central_3_Pecas_10

img_Central_3_Pecas_01

Estas são as ferramentas mais utilizadas na montagem e manutenção do movimento central 3 peças.

Existem 3 modelos diferentes do mesmo componente, e cada um deles utiliza um tipo de ferramenta pra fazer esse ajuste:
No modelo mais simples dá pra utilizar uma chave inglesa grande ou o alicate bomba d’água, pois a altura dessa borda de 16mm permite, mas se for uma chave inglesa pequena, ela pode não alcança as duas saliências da peça.

img_Central_3_Pecas_08

img_Central_3_Pecas_11

O outro modelo tem um formato de porca na medida 26mm, e nele a gente utiliza a chave de boca ou a chave inglesa pequena, fica mais fácil.

img_Central_3_Pecas_09

O modelo com 2 ou 6 furos é bastante tradicional nas bicicletas de estrada mais antigas, o ajuste nessa peça é feito com a pinça de pino ou uma chave articulada em “Y” com 2 pinos.

img_Central_3_Pecas_05

O modelo de movimento central 3 peças ajustado por ferramenta com pinos já foi muito utilizado em bicicletas de estrada (Road Bike).

O anel externo que faz o fechamento, geralmente é movimentado com uma chave de fenda velha, uma talhadeira, e essa peça fica muito feia estragada. Nela devemos usar a pinça de garra ou a chave de garra, que é a mesma ferramenta utilizada no pinhão das bikes fixas.

img_Central_3_Pecas_04

A pinça de garra é uma das ferramentas utilizadas para soltar e prender o anel trava.

A pesar dos formatos diferentes, a montagem segue o mesmo padrão de instalação dos centrais com roscas na medida 34,7, rosca esquerda (sentido anti-horário) no lado direito do quadro (o lado das coroas), e rosca direita (sentido horário) no lado esquerdo, o lado do fechamento.
Na primeira montagem inicie pelo lado direito, instalando a caixa com borda, ela para encostada no quadro, deixe ela pronta, com graxa e colar de esferas posicionado, e não esqueça a graxa na rosca do central, isso facilita a montagem e desmontagem!

img_Central_3_Pecas_12

Na sequencia coloque o eixo e a outra caixa – a do anel. O ajuste deve ser de médio para apertado, pois se você  deixar o eixo rodando livre com a mão, na primeira volta com a bike irá aparecer uma bela folga.
Para finalizar a instalação, segura a parte central da caixa e gire o anel externo, se ele ficar solto ou muito apertado, solte o anel e recomeçe, ajustando a pressão da caixa no eixo.
Dependendo do desgaste observado durante as manutenções, pode ser necessária a troca das esferas e caixas, ou até mesmo todo o conjunto, por isso evite lavar a bike com máquina de alta pressão e até mangueira, pois ela pode levar areia e sujeira pra dentro da caixa, acelerando o desgaste.

Bom Pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer. A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as...

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter