Com meio Elo, essa corrente grossa se ajusta facilmente a qualquer relação!
A corrente Half Link é muito utilizada nas BMX e bikes fixas, ela é uma corrente grossa, medida 1/2” x 1/8”, a corrente de uma MTB com 18 ou 24 velocidades é 1/2” x 3/32”. A Half Link é também uma corrente mais curta, para bikes sem marcha, tem por volta de 100 links, já as de MTB tem 116 links.
O que mais chama atenção nesse tipo de corrente é que ela tem várias opções de cores, porque o pessoal do Freestyle e das fixas gosta das bikes bem coloridas, mas a principal diferença dessa corrente é o formato dos links.
Enquanto as correntes normais tem 1 link interno e outro externo de cada lado, a Half Link só tem 1, ele sai de fora e vai para dentro do próximo link, o que deixa ela forte e um pouco mais leve que as correntes grossas normais.
A Half Link é bem diferente, mas o modelo KOOL KNIGHT com links em L é muito mais diferente, ela é tampada em cima, e seus pinos são em formato de cogumelo.
Essa corrente recebeu 2 prêmios de design, e fica bem legal na bike, quem quiser colocar uma corrente Half Link na bike, saiba que elas tem sentido de rotação, é com a parte maior voltada para frente.
Tecnicamente, a Half Link é mais fácil de se ajustar a uma bike, independente do tamanho do quadro ou tipo de relação! Quem já passou dificuldades em ajustar o tamanho de uma corrente tradicional sabe, com um link a mais a corrente fica grande, e o eixo fica bem no fim da gancheira, se retiramos um link, fica curta, a roda fica colada no quadro perto do central, o freio fica fora de posição ou nem dá pra passar a corrente na coroa e catraca, felizmente isso não acontece com todas as bikes, mas deixa muito ciclista em apuros quando acontece!
Mas com a Half Link é muito difícil acontecer isso, mas para diminuir ou aumentar uma corrente normal a gente tira 2 elos, 1 interno e 1 externo, para poder emendar, mas na Half Link – como o nome já diz, cada elo é só a metade deste, então a possibilidade de encontrar o tamanho exato sem ter problemas muito maior.
INSTALAÇÃO
Para abrir essa corrente, é necessário ter uma chave de corrente com vão largo ou ajustável como essa, ela não entra em todas as chave de corrente de MTB.
Quanto a emenda, ela utiliza um pino passante longo, após a instalação, é só quebrar essa ponta com um alicate, e se você tiver que abrir a corrente novamente, terá que colocar um novo pino desse!
Então é isso, se você tiver esse tipo de dificuldade na relação da sua BMX ou Fixa, lembre das correntes Half Link.
Bom Pedal!
0 comentários