Na vanguarda das bikes

Ciclo Visa Isa, 52 anos de histórias. 

Minha infância e adolescência foram muito influenciadas pela Ciclo Vila Isa, tradicional bicicletaria desse bairro localizado próximo a Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Naquela época, eu era apenas o Edu Louco, ainda não era o Edu Capivara, e sempre recorria aos serviços de consertos e soldas, já que detonava todo tipo de bicicleta, dos aros ao quadro, minha mãe enlouquecia!

Edu Capivara e sr Satoshi

Edu Capivara e Sr. Satoshi relembram suas histórias juntos na Ciclo Vila Isa.

Sr Satoshi, Edu Capivara e Mario

Sr. Satoshi e o filho Mario, que assumiu o legado do pai.

Sr Satoshi com Edu Capivara e as ferramentas

Construção e mecânica de bicicletas sempre precisou de ferramentas apropriadas.

Meu anjo da guarda era o Sr. Satoshi Mizushima, conhecido por todos como “Paulo”. Ele me atendia e a todos os clientes com a tradicional paciência oriental, explicando o que poderia ser feito e também o que não tinha mais jeito, que no meu caso era uma boa quantidade de vezes, pulando rampas e fazendo uma mistura de cross, enduro, trial e freestyle com bikes comuns da década de 70 e início de 80. 

De rodas tortas e com pulos aos serviços de soldas prata, latão e elétrica, o Sr. Satoshi trazia minhas bikes a vida novamente.

Ciclo Vila Isa e centrador de rodas antigo

Centrando rodas em aparelho construído por ele a vários anos.

Centrador de rodas novo

Habilidade. Sr. Satoshi não se intimida e centra roda em aparelho de ultima geração.

O Projeto Frankstein

Em 1982 comprei uma bicicleta aro 20” americana, Yamaha Bike Endur, que anos depois apareceu no mercado brasileiro com o nome  de Brandani. A bike com estilo motocross de antigamente, tinha suspensão dianteira e traseira e o freio era do tipo contra-pedal. Pesada e berm reforçada, resolvi dar uma incrementada nela. Para colocar amortecedores de motos 125 na traseira e levantar proporcionalmente a frente, tive que recorrer ao Sr. Shatoshi, que me orientou quanto aos reforças necessários para que a frente não quebrasse nos pulos que daria, e foram muitos!

Muito classico

Bicicleta Yamaha Bike Endur 1978 customizada na Ciclo Vila Isa em 1982.

 

Aproveitando a boa vontade dele, sugeri uma nova loucura: Freio traseiro do ciclomotor Mobylette. Com estas suspensões e freio a lona, a bike ficaria incrível, mas seria necessário fazer novos raios, na medida exata, pois o cubo era enorme, e também abrir o quadro elástico (parte articulada da suspensão, onde fica a roda traseira), pois a Mobylette é bem mais larga. O Sr. Satoshi aceitou o desafio e sugeriu a compra de um novo quadro elástico para a adaptação, que incluiu novos suportes dos amortecedores de motocicleta.

O resultado foi o monstro das foto abaixo, uma bike com jeitão de motocross, usada inclusive para saltar sobre o carro do meu pai. Não sei onde ela foi parar mas deu muitas alegrias.

Hoje em dia é muito difícil conseguir quem aceite fazer esse tipo de adaptação, o pessoal não tem mais tempo para coisas complicadas, só manutenção e instalação de peças.

Made in Japan

O Sr. Satoshi, que é de Hokkaido no Japão, chegou ao Brasil em 1959 com 19 anos de idade, e abriu a Ciclo Vila Isa em 1962. Escolheu o Brasil porque já tinha outros parentes aqui e nos revelou que voltou ao Japão apenas duas vezes nestes 55 anos por aqui.

Na sua oficina, que é também loja, achamos várias relíquias entre ferramentas compradas no Japão e bicicletas raras, e quanto às preferências do ramo de oficina, citou que gosta de centrar rodas, construir quadros e trabalhar com rodas antigas com aros de madeira.

Ferramentas antigas

Sr. Satoshi Mizushima “Paulo” 52 anos de histórias pra contar.

Ferramenta para furar paralamas

Ferramenta de furar paralamas para instalação do para-barro. Isso não se vê todo dia!

Por muito tempo o Sr. Satoshi, o “Paulo” da Ciclo Vila Isa, ajudou no meu desenvolvimento como ciclista e esportista, dando vazão aos meus sonhos e loucuras de adolescente, me ajudando a desfrutar de toda liberdade do mundo 2 rodas, compartilhando com todos seu conhecimento e competência.

Bom pedal!

Livro de registros da Ciclo Vila Isa

Livro de registro de compras de 1962. Muitas peças e bicicletas passaram neste livro em 52 anos de serviços.

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter