Não existe coisa mais fácil do que colocar um capacete não é? Mesmo assim, tem gente que não sabe fazer os ajustes necessários para que ele funcione e te proteja.
Tamanhos
Caso não saiba, os capacetes tem tamanhos diferentes para seu fechamento (contorno horizontal da cabeça em centímetros), por isso saiba quanto mede a circunferência da sua cabeça antes de sair para comprar um.
Com uma fita métrica, meça o contorno de sua cabeça pouco acima das sobrancelhas (de 1 a 2 cm), se não conseguir a fita métrica, uma tira fina de papel irá servir, depois meça a tira com uma trena.
Sabendo a medida, veja na tabela abaixo o tamanho ideal do seu capacete, lembrando que por conta da regulagem de aperto traseira, a medida do capacete terá uma variação de 3 ou 4cm da sua medida exata. (Ex: 51 a 55cm), descritos em um adesivo dentro do capacete.
Outra informação importante é a data de validade, capacete é um equipamento que dura de 5 a 6 anos, pois as espumas e o isopor injetado podem deteriorar sem dar sinais claros de danos, levando a uma ruptura no pior momento, então fique de olho na data do seu!
Ajustes
Com todas as regulagens abertas, coloque o capacete verificando se as correias não estão torcidas. Cada lado apresenta uma dupla de correias em “V” com uma fivela de ajuste no meio e o fecho de encaixe na ponta. Essas fivelas são as partes mais importantes dos ajustes, pois são essas peças que efetivamente mantém o capacete firme e na posição, suportando pelo menos o primeiro impacto no caso de acidente.
Abra as travas das fivelas de ajuste e empurre-as para cima até encostarem na parte de baixo das orelhas, trave as fivelas, e faça o ajuste de encosto na nuca, que costuma ser um pequeno disco que aperta o sistema quando rodamos, ou sistema deslizaste, com duas peças que devem ser empurradas ao mesmo tempo, uma contra a outra.
Estes dois ajustes (fivelas e ajuste traseiro na nuca) devem ser suficientes para fixar o capacete na cabeça. O fecho abaixo do maxilar é um item de segurança para evitar que o capacete saia de sua cabeça em caso de acidente, mesmo porque, ele não pode ficar muito apertado, incomodaria quando você conversa ou toma água. Com o fecho aberto, balance severamente a cabeça em todas as direções para confirmar se o capacete não se mexe ou cai. Se necessário, repita os passos descritos anteriormente, deixando um pouco mais apertado.
Para finalizar, ajuste o fechamento do maxilar, deixando uma folga equivalente ao espaço ocupados pelos seus dedos entre o queixo e as correias.
Com tudo ajustado e seguro, agora é só curtir sua bike, no esporte, lazer ou transporte.
Bom pedal!
0 comentários