Como regular o capacete

Como regular seu capacete

Não existe coisa mais fácil do que colocar um capacete não é? Mesmo assim, tem gente que não sabe fazer os ajustes necessários para que ele funcione e te proteja.

Tamanhos

Caso não saiba, os capacetes tem tamanhos diferentes para seu fechamento (contorno horizontal da cabeça em centímetros), por isso saiba quanto mede a circunferência da sua cabeça antes de sair para comprar um.

Como regular seu capacete corretamente - Medindo a cabeça

Com uma fita métrica, meça o contorno de sua cabeça pouco acima das sobrancelhas (de 1 a 2 cm), se não conseguir a fita métrica, uma tira fina de papel irá servir, depois meça a tira com uma trena.

Sabendo a medida, veja na tabela abaixo o tamanho ideal do seu capacete, lembrando que por conta da regulagem de aperto traseira, a medida do capacete terá uma variação de 3 ou 4cm da sua medida exata. (Ex: 51 a 55cm), descritos em um adesivo dentro do capacete.

Regulando seu capacete - Tabela de medidas

Outra informação importante é a data de validade, capacete é um equipamento que dura de 5 a 6 anos, pois as espumas e o isopor injetado podem deteriorar sem dar sinais claros de danos, levando a uma ruptura no pior momento, então fique de olho na data do seu!

Como regular seu capacete corretamente - Tamanho

Observe a medida, como neste caso: M55-59cm

Como regular seu capacete corretamente - Data de validade

Neste caso, a data de fabricação é de Dez/2012.

Ajustes

Com todas as regulagens abertas, coloque o capacete verificando se as correias não estão torcidas. Cada lado apresenta uma dupla de correias em “V” com uma fivela de ajuste no meio e o fecho de encaixe na ponta. Essas fivelas são as partes mais importantes dos ajustes, pois são essas peças que efetivamente mantém o capacete firme e na posição, suportando pelo menos o primeiro impacto no caso de acidente.

Como regular seu capacete corretamente - Fivela de ajuste

Abra as travas das fivelas de ajuste e empurre-as para cima até encostarem na parte de baixo das orelhas, trave as fivelas, e faça o ajuste de encosto na nuca, que costuma ser um pequeno disco que aperta o sistema quando rodamos, ou sistema deslizaste, com duas peças que devem ser empurradas ao mesmo tempo, uma contra a outra.

Ajustando o capacete

Como regular seu capacete corretamente - Fivela aberta

 

Ajustando o capacete

 

Como regular seu capacete corretamente

Como regular seu capacete corretamente Como regular seu capacete corretamente

Estes dois ajustes (fivelas e ajuste traseiro na nuca) devem ser suficientes para fixar o capacete na cabeça. O fecho abaixo do maxilar é um item de segurança para evitar que o capacete saia de sua cabeça em caso de acidente, mesmo porque, ele não pode ficar muito apertado, incomodaria quando você conversa ou toma água. Com o fecho aberto, balance severamente a cabeça em todas as direções para confirmar se o capacete não se mexe ou cai. Se necessário, repita os passos descritos anteriormente, deixando um pouco mais apertado.

Testando se o capacete não cai da cabeça

Balançando a cabeça somente com a regulagem da nuca ajustada, o capacete não deve sair da sua cabeça.

Para finalizar, ajuste o fechamento do maxilar, deixando uma folga equivalente ao espaço ocupados pelos seus dedos entre o queixo e as correias.

Como regular seu capacete corretamente

Com tudo ajustado e seguro, agora é só curtir sua bike, no esporte, lazer ou transporte.

Bom pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter