Como medir o BCD do pedivela

Antes de comprar a coroa narrow wide, confira o BCD

Para trocar as coroas da bike, seja na manutenção ou para trabalhar novas relações, é preciso conhecer o BCD (Bolt Diameter Circle), a medida entre os furos de fixação das coroas e pedivelas.

Já faz um tempinho que alguns modelos de bikes com rodas grandes, 27,5” e 29” utilizam relações com uma ou duas coroas, também conhecidas como 1×10 e 2×10, fazendo referência a multiplicação entre coroas e pinhões, e muitos ciclista querem preparar suas bikes da mesma forma.

img_Pedivela_FSA_BCD_104

Customizado, o pedivela FSA de carbono ganhou coroa Nottable de 30 dentes com apenas 32 gramas.

Entre novos e antigos, existem centenas de modelos e marcas de pedivelas e coroas, e para saber a similaridade entre eles é necessário conhecer essas medidas, que normalmente não vem gravada nas peças. No Mountain Bike, a medida mais conhecida é o 104mm, nas Road Bikes o 110 e o 130mm.

Como se não bastasse tanta informação, tipo de eixo central, tamanho do braço do pedivela, número de dentes das coroas, ainda tem mais uma, a quantidade de furos de fixação, com pedivelas de 4 e de 5 braços.

img_Pedivela_Sugino_BCD_110

O pedivela para BMX old school, que equipa também as Fixas, tem 64,7mm entre furos, resultando no BCD 110.

Baseados nas novas opções do mercado de bicicletas, muitos ciclistas do MTB estão migrando para essas relações, “depenando” seus pedivelas, aliviando a bike retirando câmbio e alavanca de mudanças dianteira, mantendo o foco na trilha, nos obstáculos e até nos oponentes, fazendo uma pilotagem mais descontraída, sem se preocupar com as mudanças dianteiras. Na hora de comprar uma nova coroa ou experimentar os modelos Narrow Wide, que contam com sistema de dentes mais altos, alternado entre largo e fino, que evita a queda de corrente em trepidações, ( SAIBA MAIS AQUI ) surgem as dúvidas: “serve no meu pedivela?” Para conhecer o BCD da sua coroa, basta medir a distância entre os furos de fixação, siga estes passos:

Na MTB ou Road, pedivelas de 4 braços, a medida é tomada na diagonal, cruzando a coroa de fora a fora, de centro a centro do furo ou dos parafusos de fixação.

Para as bicicletas que utilizam pedivelas de 5 braços, a medida é tomada de um furo para outro lateralmente. Sabendo a medida, procure na tabela abaixo qual o BCD deste pedivela de 5 braços.

img-Tabelas_dos_BCDs

Nesta tabela é possível identificar o BCD da maioria das coroas.

Atualmente algumas marcas trazem o BCD gravado nas coroas, como os modelos da FSA por exemplo. As coroas Narrow Wide e modelos de reposição também adotam o sistema de legendas, facilitando a vida dos consumidores.

img-Pedivela_FSA_BCD_Indicado

Marcas que trazem BCD gravado nas coroas ajudam os ciclistas e tornando as manutenções e preparações menos complicadas.

Ciclistas bem informados são mais exigentes e também melhores consumidores, principalmente aqui no Brasil, onde o nome das peças da bike pode variar muito de um estado para outro, dando como exemplo o próprio pedivela, conhecido como “Z” de alumínio no interior de Goiás.

 

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

1 Comentário

  1. Tenho um pedivela muito antigo de 3 furos, gostaria de trocar as coroas, alguém sabe de algum fabricante de coroas de 3 furos ?

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter