Mais bonito, mais moderno, mais eficiente. Qual o seu motivo pra mudar para o freio a disco?
Os freios V-brake, quando bem regulados, são tão eficientes quanto os freios a disco, a diferença é que quando molhados demoram para se recuperar e voltar a frear, fato que não acontece com os freios a disco, eles se recuperam em poucos segundos.
Os V-brakes atuam nas bordas dos dos aros, que equivalem a um grande disco de freio, cerca de 57cm nas bikes aro 26”, por isso eles funcionam bem quando estão bem regulados, mas mesmo assim muita gente quer trocar e até virou sonho de consumo ter uma bike com freios a disco.
Se você já se decidiu, vai trocar os V-brakes por freios a disco, seja pela estética ou buscando um freio mais potente, saiba que é possível encontrar tanto um quanto outro com e sem qualidade, e um freio a disco ruim é pesado e pior que um V-brake bem ajustado, portanto saiba escolher o seu.
Outro ponto que você deve observar é se o quadro e a suspensão possuem os suportes para as pinças de freio, aquela torre sobre a gancheira da roda traseira e na base da suspensão dianteira, sem eles não dá pra instalar os freios.
Se você optou por freios a disco mecânicos (a cabo), poderá manter as manetes de freio dos V-brakes, se o modelo for hidráulico não dá, eles já vem com o sistemas de manetes com reservatório de óleo.
A troca não é complicada, mas tem que trocar os cubos normais por outros com suporte para o disco de freio, também conhecido por rotor. Se você vai montar ou encomendar a montagem de uma bike mas ainda não vai colocar os freios a disco, já inclua pelo menos os cubos com suporte para disco, assim, se você quiser colocar esse tipo de freio depois dá até pra fazer a instalação em casa, não vai precisar centrar as rodas novamente.
Para finalizar, podemos retirar os pinos Boss, aqueles pinos onde os V-brake são instalados, fica mais bonito e menos perigoso para o ciclista.
Conheça os detalhes do freio a disco mecânico e das regulagens do V-brake neste link e neste também.
Bom Pedal!
0 comentários