Pedale e queime gordura com segurança

Os alimentos termogênicos são aqueles que dão mais trabalho ao organismo ao serem digeridos, causando um maior gasto de energia.

Todos os alimentos gastam energia no processo digestivo, mas alguns aceleram um pouco mais o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura. Bons exemplos são: café, chá verde, guaraná, gengibre e pimenta vermelha.

Dentre esses alimentos, um dos mais estudados é o café, pelo alto teor que apresenta de cafeína.

img-gengibre

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento do nutricionista, que determinará, segundo as características de cada indivíduo, a real necessidade de consumo e a quantidade necessária.

Mas se você quer queimar bastante gordura, tome cuidado com o exagero! O consumo excessivo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. E é importante saber que o consumo desses alimentos, ou pelo menos o início do uso,  não deve ser feito no período noturno, para não prejudicar o sono. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter atenção e acompanhamento redobrados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. E pela influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas de tireóide.

img-guarana
Guaraná em pó.

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostrou que a cafeína melhora a performance esportiva em atletas treinados, quando consumida em porções pequenas e moderadas 3 a 6 mg/ Kg de peso (Ex. Homem 80 kg – 240 mg).

Veja abaixo o conteúdo médio de cafeína em alguns tipos de café:

Café fervido: 60 ml = 40 mg cafeína
Café instantâneo: 60ml = 44 mg cafeína
Café expresso: 60 ml = 40 a 79 mg cafeína 

Mas também já foi observado que a cafeína exerce maior efeito para retardar a fadiga quando consumida em tablete/cápsula do que na forma de café.

img-cha-verde
Chá verde

A resposta do organismo ao consumo da substância é dose-dependente, e muito individual. Ou seja, um indivíduo pode se  “acostumar” com a quantidade de cafeína ingerida e não responder mais da mesma forma; e a dose adequada para um pode ser insuficiente ou excessiva para outro. Por outro lado, devemos salientar que superdosagens podem causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade. Não é recomendada para quem tem problemas gástricos, cardiopatias e hipertensão, gestantes e crianças.

img-pimenta-vermelha
Pimenta vermelha

Não existe milagre para perda ou manutenção de peso e melhora da performance. É fundamental um plano alimentar planejado de acordo com necessidades e preferências individuais e a prática regular da atividade física. Aí sim os alimentos termogênicos poderão exercer um efeito benéfico na melhora da performance, retardo da fadiga e queima de gordura, sem causar danos à saúde.

Café. A quantidade de cafeína depende do modo de preparo.
Café. A quantidade de cafeína depende do modo de preparo.
<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter