Os alimentos termogênicos são aqueles que dão mais trabalho ao organismo ao serem digeridos, causando um maior gasto de energia.
Todos os alimentos gastam energia no processo digestivo, mas alguns aceleram um pouco mais o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e a queima de gordura. Bons exemplos são: café, chá verde, guaraná, gengibre e pimenta vermelha.
Dentre esses alimentos, um dos mais estudados é o café, pelo alto teor que apresenta de cafeína.
Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento do nutricionista, que determinará, segundo as características de cada indivíduo, a real necessidade de consumo e a quantidade necessária.
Mas se você quer queimar bastante gordura, tome cuidado com o exagero! O consumo excessivo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. E é importante saber que o consumo desses alimentos, ou pelo menos o início do uso, não deve ser feito no período noturno, para não prejudicar o sono. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter atenção e acompanhamento redobrados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. E pela influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas de tireóide.
A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva mostrou que a cafeína melhora a performance esportiva em atletas treinados, quando consumida em porções pequenas e moderadas 3 a 6 mg/ Kg de peso (Ex. Homem 80 kg – 240 mg).
Veja abaixo o conteúdo médio de cafeína em alguns tipos de café:
Café fervido: 60 ml = 40 mg cafeína
Café instantâneo: 60ml = 44 mg cafeína
Café expresso: 60 ml = 40 a 79 mg cafeína
Mas também já foi observado que a cafeína exerce maior efeito para retardar a fadiga quando consumida em tablete/cápsula do que na forma de café.
A resposta do organismo ao consumo da substância é dose-dependente, e muito individual. Ou seja, um indivíduo pode se “acostumar” com a quantidade de cafeína ingerida e não responder mais da mesma forma; e a dose adequada para um pode ser insuficiente ou excessiva para outro. Por outro lado, devemos salientar que superdosagens podem causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade. Não é recomendada para quem tem problemas gástricos, cardiopatias e hipertensão, gestantes e crianças.
Não existe milagre para perda ou manutenção de peso e melhora da performance. É fundamental um plano alimentar planejado de acordo com necessidades e preferências individuais e a prática regular da atividade física. Aí sim os alimentos termogênicos poderão exercer um efeito benéfico na melhora da performance, retardo da fadiga e queima de gordura, sem causar danos à saúde.
0 comentários