Perigos para ciclista e bicicleta

4 Min Read

Buraco na rua, perigo para o ciclistaMesmo o ciclista urbano mais experiente, treinado e acostumado com as manhas da cidade, pode ser pego por inúmeras armadilhas em ruas e avenidas, eu mesmo já fui vítima de uma delas e com uma bicicleta que curtia muito.

Buracos, depressões, lombadas e “costelas” ou calombos no asfalto criados por veículos pesados são comuns, infelizmente, uns dos mais mais perigosos são as bocas de lobo sem tampa ou os bueiros na sarjeta, chamadas de boca de leão, que também são encontradas por aí sem tampa, e que recentemente tirou a vida de um ciclista. Cuidado com elas, pois mesmo com tampa, cada vão da grade pode reter uma roda de bicicleta de estrada (speed) ou até mesmo os pneus das bicicletas híbridas, que são mais finos que os das mountain bikes.
Canaleta perigosa para o ciclista
Atravesse a canaleta na transversal

Outro “obstáculo” que pega os ciclistas desatentos são as canaletas para correr água nos cruzamentos, naquele trecho de concreto que fazem a emenda entre dois lados da pista, o mesmo encontrado nos postos de gasolina. Esse obstáculo engole completamente o pneu da bicicleta, mesmo que seja um pneu super largo, de downhill por exemplo, dando um grande susto no ciclista que usa pedais normais, imagina pra quem usa pedal de encaixe, pode virar acidente grave.

Repare também em veículos estacionados com pessoas dentro, elas podem abrir as portas de repente e o fim da história você já sabe. Muitas vezes as pessoas não veem um carro, imagina uma bicicleta. Se for um táxi parado por exemplo, redobre a atenção, pois o passageiro é mais desatento que o motorista. Quando passar por uma situação dessas, fique de olho nos retrovisores dos carros que estão estacionados, se quem está dentro não está olhando no espelho, reduza bastante a velocidade, buzine, assobie, grite, sei lá, avise a pessoa desatenta que você está passando, e se você estiver pedalando sua bicicleta numa velocidade segura, com certeza não acontecerá um acidente.
Grelha perigosa. Dependendo da bicicleta, cair aqui é fácil.
O perigo aqui é prender a roda

Poças d’água, manchas de óleo, areia nas curvas também merecem atenção, mas não se foque apenas nisso, lembre dos carros, dos pedestres e das leis de trânsito e da boa convivência, assim todos chegam inteiros ao seus destinos.

Se você conhece alguma armadilha na sua ciclo rota ou está cansado de ver o descaso dos órgãos públicos com os problemas de buracos e asfalto ruim, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e exija providências.
Buraco; se é ruim pro motorista, imagina pro ciclista.
Caindo no buraco
Se não der pra evitar, puxe a frente da bike pra cima logo que entrar no buraco, como se fosse subir na guia e saia do banco para ficar em pé e deixar a traseira da bicicleta amortecer melhor o impacto.

 

Share This Article
Leave a Comment