Campeonato Brasileiro de Biketrial

Campeonato de Biketrial 2014 – Primeira Etapa – Poços de Caldas MG

Com uma paisagem linda rodeada de montanhas, sol, gente bonita e um play ground de pedras digno dos campeonatos mundiais, a etapa mineira do brasileiro de Biketrial realizada domingo, 2 de março foi um sucesso. Para marcar o retorno das provas de Biketrial natural, o local não poderia ser outro, a Pedra Balão, conjunto de formações rochosas no alto da serra de São Domingos em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Vista da Pedra Balão

O circuito com 13 seções (grupos de obstáculos delimitados) foi planejado para receber atletas das categorias Iniciante, Senior Pro e Elite, e rodaram por lá bicicletas aros 20 e 26. Na prova, os atletas devem fazer duas passagens por todas as seções, onde juízes anotam as penalidades (pés no chão, apoiar as mãos nos obstáculos, sair da pista desrespeitando os limites laterais, estourar o tempo de 2 minutos na seção, etc), e a pista toda (seções + deslocamento) obrigava os atletas a percorrerem cerca de 600 metros por volta.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Pedras das seções

Pedras onde as seções foram montadas.

Para maior aproveitamento das pedras da região, as seções ficaram agrupadas na parte principal do complexo (Pedra Balão), onde foram armadas 8 seções, e outras 5 ficaram posicionadas próximas a pista de treinos livres (Warm Up) onde os participantes puderam se alongar e se aquecer para a prova, que exigiu muito fôlego e preparo, segundo comentários dos participantes. Tudo isso para que eles estejam cada vez mais profissionais e preparados para representar bem o Brasil em campeonatos internacionais.

As categorias Iniciante e Senior largaram às 10h30 e as categorias Pro e Elite (onde os obstáculos são mais radicais), largaram às 14h00. O tempo mudou entre a primeira e a segunda volta das categorias Pro e Elite, e a chuva que durou apenas 31 minutos obrigou a organização a cancelar a segunda volta dessas categorias por motivos de segurança (falta de aderência), embora o sol tenha voltado a brilhar por lá. Como a maioria das seções tinha passagens perigosas e pedras com alturas entre 2 e 5 metros, os participantes ficariam expostos a riscos de acidentes. O Biketrial não é um esporte perigoso, mas os atletas devem respeitar os limites de suas categorias e as condições de aderência de cada local.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Vista geral das pedras que formam a pista

Vista geral das pedras que foram usadas para delimitar o espaço onde os pilotos passaram.

O piloto e empresário Cris Santos, categoria Elite, montou uma tenda no evento onde mostrou a linha 2014 da Drop Bike, a Biketrial brasileira, além dos componentes especiais para esta modalidade, e não faltaram interessados nas bikes aro 20 e 26.

Cris Santos e a tenda da Dropbike com bikes e peças específicas para o Biketrial

Cris Santos e a tenda da Dropbike com bikes e peças específicas para o Biketrial (Foto: Pedaleria)

A prova foi organizada pelos atletas Diego Magno e Ederson Carmo (Dooidoo), com a supervisão e direção de prova de Edu Capivara (Biketrial Brasil Union, validada pelo BIU – Biketrial International Union). Pela primeira vez na história do Biketrial brasileiro, os resultados do campeonato completo será reportado para a BIU pelo Edu Capivara, isso significa visibilidade para os atletas e para o esporte.

Campeonato Brasileiro de Biketrial - Selo de bike inspecionada

As bikes passam por uma inspeção antes da prova e as aprovadas pelo Edu Capivara recebem este selo.

Confira mais algumas imagens

img_turma-da-pro-aguardando-a-largada Campeonato Brasileiro de Biketrial - Gente bonita  Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto em ação Campeonato Brasileiro de Biketrial -  Presença da Pedaleria como órgão oficial de cobertura do evento Campeonato Brasileiro de Biketrial - A famosa Pedra Balão Campeonato Brasileiro de Biketrial - Fichas de penalidades Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto se concentrando Campeonato Brasileiro de Biketrial - Até o calango foi conferir a competição  Campeonato Brasileiro de Biketrial - Piloto se preparando na seção Campeonato Brasileiro de Biketrial - Bikes da Dropbike Campeonato Brasileiro de Biketrial - Doido, Diego, Edu Capivara e Cris Santos

As próximas etapas do brasileiro estão sendo definidas e cobertura completa desse evento você vai conferir em breve no vídeo da Pedaleria sobre Biketrial.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Open Paulista de Downhill

Open Paulista de Downhill

DH, o lado selvagem do MTB A Pedaleria foi para o interior de São Paulo par ver de perto o Downhill, uma modalidade que põem a prova os nervos e a força física dos participantes. O Downhill é um esporte derivado do MTB, usa bicicletas especiais, mais pesadas e...

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter