Campeonato de Biketrial 2014 – Primeira Etapa – Poços de Caldas MG
Com uma paisagem linda rodeada de montanhas, sol, gente bonita e um play ground de pedras digno dos campeonatos mundiais, a etapa mineira do brasileiro de Biketrial realizada domingo, 2 de março foi um sucesso. Para marcar o retorno das provas de Biketrial natural, o local não poderia ser outro, a Pedra Balão, conjunto de formações rochosas no alto da serra de São Domingos em Poços de Caldas, Minas Gerais.
O circuito com 13 seções (grupos de obstáculos delimitados) foi planejado para receber atletas das categorias Iniciante, Senior Pro e Elite, e rodaram por lá bicicletas aros 20 e 26. Na prova, os atletas devem fazer duas passagens por todas as seções, onde juízes anotam as penalidades (pés no chão, apoiar as mãos nos obstáculos, sair da pista desrespeitando os limites laterais, estourar o tempo de 2 minutos na seção, etc), e a pista toda (seções + deslocamento) obrigava os atletas a percorrerem cerca de 600 metros por volta.
Para maior aproveitamento das pedras da região, as seções ficaram agrupadas na parte principal do complexo (Pedra Balão), onde foram armadas 8 seções, e outras 5 ficaram posicionadas próximas a pista de treinos livres (Warm Up) onde os participantes puderam se alongar e se aquecer para a prova, que exigiu muito fôlego e preparo, segundo comentários dos participantes. Tudo isso para que eles estejam cada vez mais profissionais e preparados para representar bem o Brasil em campeonatos internacionais.
As categorias Iniciante e Senior largaram às 10h30 e as categorias Pro e Elite (onde os obstáculos são mais radicais), largaram às 14h00. O tempo mudou entre a primeira e a segunda volta das categorias Pro e Elite, e a chuva que durou apenas 31 minutos obrigou a organização a cancelar a segunda volta dessas categorias por motivos de segurança (falta de aderência), embora o sol tenha voltado a brilhar por lá. Como a maioria das seções tinha passagens perigosas e pedras com alturas entre 2 e 5 metros, os participantes ficariam expostos a riscos de acidentes. O Biketrial não é um esporte perigoso, mas os atletas devem respeitar os limites de suas categorias e as condições de aderência de cada local.
O piloto e empresário Cris Santos, categoria Elite, montou uma tenda no evento onde mostrou a linha 2014 da Drop Bike, a Biketrial brasileira, além dos componentes especiais para esta modalidade, e não faltaram interessados nas bikes aro 20 e 26.
A prova foi organizada pelos atletas Diego Magno e Ederson Carmo (Dooidoo), com a supervisão e direção de prova de Edu Capivara (Biketrial Brasil Union, validada pelo BIU – Biketrial International Union). Pela primeira vez na história do Biketrial brasileiro, os resultados do campeonato completo será reportado para a BIU pelo Edu Capivara, isso significa visibilidade para os atletas e para o esporte.
Confira mais algumas imagens
As próximas etapas do brasileiro estão sendo definidas e cobertura completa desse evento você vai conferir em breve no vídeo da Pedaleria sobre Biketrial.