Ferramenta – Alicate “third hand”

Alicate terceira mão (third hand). Alguém sabe o que é ou pra que serve?

Ferramenta alicate third hand

Não, não é uma ferramenta usada que pertenceu a três pessoas, mas sim uma ferramenta super útil para finalizar a fixação do cabo de freio nos modelos ferradura (side pool), cantilever, V Brake ou freios a disco mecânico.

Porque terceira mão?

Para finalizar a montagem ou instalação do cabo de freio, bem no final do serviço é preciso segurar o sistema de freio fechado (sapatas de freio encostadas no aro), puxar o cabo de aço e apertar a porca ou parafuso que prende o cabo. Resumindo, teríamos que ter três mãos para dar conta de tudo. Dá pra fazer o trabalho se ela, mas é bem mais rápido e prático quando utilizamos a ferramenta certa.

Sem a ferramenta third hand fica mais difícil puxar o cabo e apertar o parafuso ao mesmo tempo

Se você gosta de fazer pequenos reparos ou a manutenção de sua bike em casa, dificilmente irá se lembrar dessa ferramenta, mas na rotina das oficinas, com prazos curtos e muitas bicicletas para ajustar ou montar, com certeza os mecânicos sentirão falta dela se ela não estiver por perto.

img_puxando o cabo com o alicate

Se você ainda não tem as ferramentas certas para ajustar sua bike, procure uma oficina especializada e faça manutenções preventivas, elas ajudam na durabilidade dos componentes e na correta utilização deles.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter