Suporte de Engate. Macetes.

Se você precisa transportar bicicletas em seu veículo e está pensando em comprar um suporte simples e prático, sugerimos o modelo que fica instalado no engate, facilitando a tarefa de colocar e retirar as bicicletas. Além de ser dobrável, com a facilidade de poder guardar no porta malas do carro, ele facilita a vida por exemplo das mulheres, pois é mais fácil de manejar e colocar as bikes do que os racks de teto.

Para quem tem garagem com teto baixo, ou veículo muito alto, os suportes de teto (rack), não são a melhor encolha, embora sejam os mais seguros modelos para transportar bicicletas, e para esses casos, os suportes de traseira podem simplificar a operação. Existem dois tipos de suporte para transportar bicicletas na traseira dos veículos, o suporte de tampa (apoiado na tampa do porta malas), e o suporte de engate, que precisa do “engate” instalado no carro.

Este suporte de engate é o mais prático e tem ótimo custo benefício, leva poucos segundos para instalar ou remover, é leve, pequeno, dobrável, e suporta duas bicicletas. Existem outras 12 versões para levar até cinco bicicletas de uma vez, variando os materiais empregados, tipo de fixação no engate e modelo mais adequado ao veículo.

Suporte de engate - Trava

A peça que trava o suporte no engate deve ser acionada com a palma da mão, e pode ser imobilizada com cadeado.

Suporte de engate - Dobrável

O braço que sustenta as bicicletas pode ser rebatido, deixando a peça mais compacta na hora de guarda-la.

No suporte, as bicicletas cobrem as lanternas e a placa do veículo, e para ficar tudo dentro lei, existe o conjunto de placa com luzes conhecido como Lightboard, com conexão elétrica para ligar na tomada junto ao engate, fácil de usar, e sem a necessidade de ferramentas ele pode ser fixado no suporte ou direto nas bicicletas.

Lightboard do Suporte de Engate

Segundo a legislação de trânsito, nenhum objeto pode cobrir lanternas ou placa na traseira do veículo, sendo necessário sinalizar com esta peça da foto.

Lightboard do suporte

Mesmo para carros grandes, com porta malas espaçosos onde seria possível até levar a bike desmontada, o suporte de engate é uma excelente opção, pois libera o espaço para bagagens, e não te obriga a misturar bagagens e bicicletas desmontadas, principalmente sujas e enlameadas na volta dos treinos e provas.

Plug de conexão com o engate

O chicote da tomada é removível do conjunto do Lightboard, e a tomada de conexão ao veículo é de sete pinos.

Ajuste bem legal do suporte de engate

Se necessário, é possível dar mais pressão na fixação do suporte na bola do engate, alterando a configuração das hastes nos furos.

Suporte e acessórios usados no vídeo e nesta matéria

Thule Xpress 970 p/ 2 Bikes – R$510,00 

Lightboard ou Placa de Luzes – R$332,00

Você encontra esses produtos na Thule Shop Aclimação, o pessoal de lá te dá uma bela assessoria, instala os produtos pra você e ainda parcela sua compra em até 6 vezes no cartão de crédito. Compre pelo site ou caso vá até a loja, diga que viu a matéria na Pedaleria, a gente não recebe comissão deles mas ficamos felizes em ajudar as duas partes. ;)

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter