BMX na Pedaleria

Chokito, ícone do BMX, é bike repórter na Pedaleria

O bicicross ou BMX – sigla que significa Bicycle Motocross, representa o cruzamento entre uma bicicleta e uma motocross. É um esporte praticado com bicicletas especiais com aro 20” e 24” para pistas de terra, com rampas e curvas de parede, gerando saltos e pegas espetaculares.

Existem controvérsias quanto ao nascimento do BMX, uns dizem que foi nos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70, outros afirmam ter nascido na Europa, mais precisamente na Holanda em 1958, mas todos concordam que o esporte é muito dinâmico e radical, e chegou ao Brasil no final da década de 70, com bicicletas simples, com quadros de aço carbono e peças de ferro, mas em pouco tempo tornou-se febre nacional, com pistas apropriadas em vários estados do país e com um grande impulso da indústria nacional, que viu ali a oportunidade de colocar um modelo mais elaborado, com peças leves e bom apelo visual.
Apesar de muitos pensarem que é coisa de criança, o BMX é muito sério em todas as idades, e se os pegas não são apenas entre os atletas mirins, são entre os pais, que se esforçam em montar bikes extremamente leves e ergonômicas para seus pequenos pilotos brilharem nas pistas e no pódio.

img_Chokito_02

O piloto e agora Bike Reporter Chokito em uma de suas disputas no BMX.

O novo Bike Reporter da Pedaleria, Marcos Chokito, possui um currículo invejável, 26 vezes campeão paulista, 24 vezes campeão brasileiro, 5 vezes campeão sul-americano, 5 vezes campeão panamericano, 8 vezes campeão da Copa do Brasil e participou de 5 campeonatos mundiais.
Falando sobre a modalidade, Chokito explicou que a competição se desenvolve com 8 atletas alinhados em uma largada inclinada, e com a queda do gate (portão que abre para baixo), a corrida inicia. Os pilotos disputam palmo a palmo em rachas alucinantes, e não é incomum as ultrapassagens aéreas, e até tombos espetaculares.

img_Chokito_01

Edu Capivara e Marcos Chokito comemoram o início das atividades na modalidade BMX.

Como nas outras modalidades, as bikes de BMX atuais são encontradas em tamanhos diferentes, “S” – small (pequena), “M” – medium (intermediária), “L” – large (grande) e “XL”- extra large (extra grande), com boa variação de tamanho no top tube (tubo superior do quadro).
Montadas com guidão alto e reforçado com uma barra horizontal, freio apenas na roda traseira e pedivelas elaborados, geralmente com coroas de 44 dentes, as BMX são facilmente reconhecidas, e delas derivaram outras modalidades como Street, Flatland, Dirt Jump, Vertical e Pump Track.

Os equipamentos de segurança mais usados são o capacete fechado, (como no Motocross) luvas com dedos cobertos, calça de nylon e tênis flexível, mas os profissionais pilotam com sapatilhas para pedal clip.
Personalidades de Motocross, Mountain Bike, Biketrial e Down Hill iniciaram no BMX, modalidade de explosão e arrojo com milhares de adeptos pelo mundo. E você, pratica BMX? Conte com a experiência do Chokito para tirar suas dúvidas e aprender com o campeão!

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar

Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar

Shimano Click’r, esse pode ser seu primeiro pedal de encaixe!  Nós já falamos algumas vezes sobre as vantagens de pedalar com pedais de encaixe, também conhecidos como Pedais Clip. É a única forma de pedalar aplicando força com as duas pernas ao mesmo tempo. Sem esse...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter