Glossário regional das partes da bicicleta

“Eu tava no camelo, e a mão escapou da luva bem na hora que subi no meio fio, e antes de amontoar no passeio bati o joelho no pescoço e no bigode, amassei o friso, risquei toda a sela e a correia saiu da pinha”.

Se você não entendeu nada, segue a tradução:

“Eu estava andando de bicicleta e a mão escapou da manopla na hora de subir a guia, e antes de cair na calçada bati o joelho no avanço do guidão, na manete de freio, amassei o aro, risquei o banco e a corrente saiu da catraca”.

Glossário das partes da bike

Curiosos, engraçados e até estranhos. Estamos falando dos nomes, termos e expressões dados as partes e a própria bicicleta, em diversas regiões do Brasil. Algumas até passam a ideia, mas outras são difíceis de entender quando ouvimos pela primeira vez.

Quando você ouvir alguém de Pernambuco ou Rio Grande do Sul falando do Cachimbo, podem estar falando do avanço (onde vai o guidão), não o aparato para fumar. A mesma peça é chamada de Avanço ou Mesa em São Paulo, Canote em Goiás e Pescoço no interior de Minas Gerais.

Ao ouvir alguém reclamar do Bigode, pode estar falando das manetes de freio em algumas cidades de Minas Gerais, ou Maçaneta, que não é da porta, no sul do país. Entenda alguns itens do glossário na tabela abaixo

Glossario nacional

Esse é o Brasil, um país de muitos contrastes e diversidades também na fala, por isso os gringos que fazem turismo por várias regiões do nosso país tem tanta dificuldade em entender esse “dialeto regional”, que torna nossa cultura tão rica.

Bom estribo, ou melhor, pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos...

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Mesmo para iniciantes, pedalar pela cidade é fácil mas requer atenção aos detalhes. Mesmo sem muita experiência no pedal, é possível visitar alguns parques em São Paulo usando apenas as ciclovias da cidade e a sua bike como meio de transporte, veja como fazer. Boa...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter