4 dicas rápidas de ajustes para sua MTB

Fique atento aos recursos da sua suspensão e freios, eles podem te oferecer mais!

FREIOS:

Pastilhas pegando no disco. Olha as dicas!

Muitas vezes freios novos ou até mesmo os usados e bem ajustados podem apresentar ruídos das pastilhas tocando nos discos ocasionalmente, e apesar de não representarem um grande arrasto, são bem irritantes. Os discos de freio ou rotores são muito flexíveis, e não é incomum ter pequenos desalinhamentos. O alinhamento do disco é difícil, principalmente sem a ferramenta adequada (chave de alinhar discos), então podemos usar um outro recurso, a nossa dica é abrir a mola de afastamento das pastilhas. É necessário tirar as pastilhas e abrir cuidadosamente a mola que as afasta. A mola é de aço fino, e pode quebrar se você abrir muito, portanto vá com calma, abrindo a mola 5 ou 6 milímetros as pastilhas se afastam apenas 1 ou 2 milímetros do disco.

img-Ajuste_na_Mola_das_Pastilhas_Freio_a_Disco

Abrir um pouco a mola que separa as pastilhas pode acabar com o incômodo ruído do disco raspando nas pastilhas.

Ajuste de curso das manetes

Quando os freios são a cabo, V-brake ou a Disco, é possível esticar ou afrouxar o cabo mudando a posição das manetes, deixando-as longe dos outros dedos ao brecarmos, evitando aquelas esmagadas nos dedos em frenagens mais fortes. Mas quando os freios são hidráulicos e estão baixos existem outros recursos, de acordo com a necessidade de cada um, adicionar óleo, trocar as pastilhas ou fazer o ajuste da posição das manetes. Existem manetes com esse ajuste externo, pequenas borboletas ou círculos que podem ser ajustados sem ter que parar a bicicleta, mas a maioria deles é feito através de um pequeno parafuso Allen na parte interna das manetes, próximo a sua fixação no reservatório de óleo.

img-Ajuste_de_Manete_Freio_a_Disco

A maioria das manetes de freio (V-brake ou Disco) possuem parafuso de ajuste para afastar ou aproximar as manetes dos dedos, e esse recurso pode ser usado para levantar manetes de freios hidráulicos baixos.

img-Ajuste_de_Manete_Freio_Bengal

Alguns modelos de freios hidráulicos possuem borboletas de ajuste externo, permitindo modificar a altura das manetes com a bike em movimento.

Este ajuste não envolve a parte hidráulica do freio, não injeta mais ou menos óleo, apenas acerta a altura das manetes, e pode ser feita sem receio. SUSPENSÃO:

Ajuste de retorno

Não é toda suspensão que tem, mas esse recurso possibilita reduzir ou aumentar o tempo que a suspensão leva para se esticar após um encolhimento. A regulagem de retorno é diferente para ciclistas leves e pesados, por isso o ajuste é muito pessoal, evitando que a suspensão se comporte como um pula pula, a idéia é manter o pneu no chão, proporcionando direção e tração.

img-Ajuste_de_Retorno_da_Suspensao

O ajuste de retorno ou “rebound” fica posicionado na parte inferior da canela direita das suspensões com cartuchos hidráulicos, ele modifica a velocidade em que a suspensão volta a se esticar após um impacto.

Evite deixar o retorno lento ao pedalar por terrenos muito acidentados, pois a suspensão irá enfrentar alguns buracos com seu curso ainda reduzido (não totalmente esticada),  podendo facilmente “dar batente”, ou seja bater no fim de curso.

Trava no guidão ou no garfo

Este é outro item das suspensões mais equipadas, quase sempre os modelos com cartuchos hidráulicos. A trava ou bloqueio de funcionamento pode estar na parte de cima da este direita (um seletor), ou pode ser uma trava remota instalada no guidão, próxima aos comandos de mão, e deve ser utilizada com o dedo polegar sem ter que soltar a manopla.

img-Trava_na_Suspensao

A trava da suspensão é um recurso valioso para enfrentar subidas pedalando em pé, sem ela, parte do esforço da pedalada é perdido durante os mergulhos.

img-Trava_da_Suspensao_no_Guidao

Quando a trava da suspensão é no guidão, a utilização é mais fácil, dá pra usá-la sem soltar a manopla.

As travas podem ser a cabo, a óleo (hidráulicas) ou até elétricas, interrompendo a passagem de óleo na válvula de compressão, bloqueando o funcionamento da suspensão. Este é um recurso valioso quando pedalamos em pé, enfrentando uma subida forte, onde a suspensão encolhe em cada pedalada, matando parte da força aplicada aos pedais, e com ela travada, a reação é de um garfo rígido, sem perda de energia. Estes ajustes facilitam a vida dos ciclistas e aumentam o conforto, e o que você achava que era um defeito, era apenas falta de regulagem! Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos...

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Visitando 3 parques pelas ciclovias de São Paulo

Mesmo para iniciantes, pedalar pela cidade é fácil mas requer atenção aos detalhes. Mesmo sem muita experiência no pedal, é possível visitar alguns parques em São Paulo usando apenas as ciclovias da cidade e a sua bike como meio de transporte, veja como fazer. Boa...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter