Entrando nos eixos

Entenda mais sobre os movimentos centrais, e escolha a ferramenta certa para cada tipo

As pedivelas das bicicletas evoluíram como os demais componentes, mas o tipo mais comum que ainda equipa muita bike de entrada é o velho modelo para central de ponta quadrada, conhecido como Square.

Eixo central Square (ponta quadrada)

Encontrado em cartucho ou em 3 partes (caixas e eixo central), esse componente icônico equipa bicicletas desde a década de 20. O modelo de ponta quadrada veio substituir seu antecessor que utilizava eixo redondo com chavetas, um sistema sujeito a folgas constantes. A primeira pedivela de alumínio para eixo Square surgiu em 1933 para equipar bicicletas de estrada. O eixo é fabricado em Cromo Molibidênio, mesmo material encontrado nos eixos de roda e pedal.

img-Pedaleria_Eixo_Square
Ainda muito utilizado, o modelo Square cumpre bem o seu papel, mas não oferece longevidade se usado para esportes extremos.

Para sacar pedivelas com esse tipo de eixo é instalado um extrator na rosca externa sob a tampa do parafuso de fixação, e uma bucha empurra o eixo central da bike removendo cada lado individualmente.

Eixo central Octalink ou ISIS (ponta entalhada)

Muito utilizados em bicicletas intermediárias, seus eixos são de maior diâmetro, mais resistentes e menos sujeito a folgas. Esses modelos possuem eixos estriados para pedivelas com 8 ou 10 saliências, e só não substituíram completamente o modelo Square pois seu custo de fabricação é maior, tem mais etapas e elaborado trabalho de fresa.

img-Pedaleria_Eixo_Central_Isis
Eixo central e pedivelas Isis. 10 entalhes garantem ótima fixação e resistência, mas as caixas e esferas internas são de pequeno diâmetro.
img-Pedaleria_Eixo_Octalink
O nome Octalink tem a ver com os 8 entalhes apresentados na pedivela e no eixo, mas como no modelo Isis, caixa pequena e embutida.

Os dois sistemas possuem a mesma rosca interna para sacar os braços das pedivelas, porém a ferramenta que saca o modelo Square pode danificar a rosca interna do eixo, sendo necessário utilizar uma ponteira diferente para alargar o apoio no eixo da bike.

Eixo central Hollowtech II

Utiliza eixos com mais entalhes e preso ao braço direito da pedivela (lado das coroas). Este modelo não utiliza saca pedivelas, pois o braço esquerdo fica preso ao eixo multi-entalhado por dois parafusos Allen 5mm, pressionando o eixo, bastando soltá-los para remover esse braço. A remoção completa da pedivela é pelo lado direito da bike, e basta puxar a peça.

img-Pedaleria_Eixo_Hollowtech_02
O modelo Hollowtech II possui eixo multi-entalhado e caixas externas de grande diâmetro, para remover a pedivela, basta soltar 2 parafusos Allen M5.
img-Pedaleria_Pedivela_Hollowtech_Parafusos
A pedivela Hollowtech “abraça” o eixo com aperto variável, 2 parafusos Allen 5mm finalizam a instalação.

Eixo central Megaexo

Existem vários modelos, com eixos de 24 a 30mm de diâmetro (BB30), permitindo a utilização de alumínio em sua fabricação. Como no modelo Hollowtech, o Megaexo também tem o eixo central fixo no braço direito da pedivela, que pode ser de alumínio ou carbono.

img-Pedaleria_Pedivela_BB30
Conjunto BB30. Rolamentos embutidos na sede do central da bicicleta, não há rosca nem caixas externas.
img-Pedaleria_pedivela-FSA_SLK
Pedivela com Megaexo 24mm em Cr-Mo e braços ocos de carbono.

Para sacar este modelo, basta uma chave Allen 8mm, pois sua tampa lateral em duas peças faz esse trabalho. Ao soltar o parafuso calçado pela tampa, o braço esquerdo da pedivela é removida, liberando o outro lado sem ferramentas adicionais.

Cuidados ao usar o extrator de pedivela

O saca pedivela é uma ferramenta de aço rosqueada em braços de alumínio, portanto cuidado! Se ela entra torta, pode arrancar os fios da rosca impedindo a utilização da ferramenta, sendo necessário utilizar técnicas alternativas e muito trabalhosas para remover a pedivela.

img-Pedaleria_Extrator_Pedros

Se você tem habilidade e gosta de fazer a manutenção, monte um painel simples de ferramentas específicas para bicicletas, uma diversão a mais para te entreter por algumas horas.

Bom pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post