Tipos de válvulas das câmaras de ar
As câmaras de ar para bicicletas são encontradas com dois tipos de bicos, a Presta e a Schrader. As duas possuem excelentes vantagens, mas também algumas desvantagens, compare e escolha a que pode te atender melhor.
PRESTA
A Presta ou válvula francesa foi a primeira a entrar no mundo das bikes, ela também é conhecida como “bico fino”.
Apesar de usar nome “válvula”, ela não tem uma válvula mecânica automática, sua vedação é feita através de um eixo e vedador, com uma pequena porca na parte externa da peça que quando rosqueada, sela o sistema.
Vantagens
A principal vantagem da Presta é sua leveza, ela é mais fina, tem 6mm de diâmetro, não tem válvula complexa e sua vulcanização é menor, deixando as rodas mais balanceada.
Outra vantagem é na hora de inflar a câmara, por ela não ter uma válvula com mola, ela não apresenta muita resistência a entrada de ar, e qualquer bomba portátil dá conta do recado.
Desvantagens
Sua principal desvantagem é sua fragilidade, por ser mais fina e utilizar um eixo fino com porca, é fácil de entortar ou mesmo perder a porca (ponteira), inutilizando a câmara. No seu sistema de construção, o eixo vedado entra por baixo, sendo impossível a troca ou reparo, e muitas vezes esse eixo cai para dentro da câmara.
Por garantia, utilize apenas bombas com mangueiras para inflar sua câmara com bico Presta, assim você não aplica força diretamente no bico, correndo risco de danificar o eixo de vedação.
SCHRADER
A válvula Schrader ou americana é mais grossa e é revestida de borracha, ela é encontrada também nos carros e nas motos, e possui uma válvula com mola. Ela é conhecida por aqui como “bico grosso”.
Vantagens
A principal vantagem da Schrader é sua robustez, ela tem 8mm de diâmetro, possui uma válvula mecânica com mola e sua vulcanização é maior, formando um conjunto muito resistente.
Outra vantagem é a possibilidade de encher os pneus em postos de gasolina, e a maioria dos compressores tem um bico para essa finalidade.
Sua válvula pode ser trocada por cima, e é bem fácil de encontra em qualquer casa de pneus automotivos e borracharias.
Na hora de inflar os pneus com bombas portáteis, não é necessário tomar grandes cuidados, pois o sistema é muito resistente.
Desvantagens
Sua principal desvantagem é o peso, é um sistema maior e com mais peças, o bico é revestido e a vulcanização é maior. Outra desvantagem é que você tem que fazer mais força para vencer a resistência da mola, e se sua bomba for antiga, de contato (sem trava), a cada bombada ela fica mais dura, devida ao aumento de pressão interna da câmara de ar.
Tamanho dos bicos
A presta foi o primeiro modelo a ter mais tamanhos de bicos, mas já é possível encontrar o modelo Schrader com bicos mais longos. Principalmente para aros Aero, os bicos das câmaras de ar tem que ser bem longos, e a Presta está disponível em vários tamanhos, 30mm, 45mm, 60mm, para dar conta das paredes altas dos aros de Triathlon por exemplo.
Adaptadores
Para inflar câmaras com bico fino nos postos de gasolina, você precisa levar o adaptador de bicos, uma pequena peça de metal que transforma o bico de 6mm em 8mm – diâmetro do bico grosso.
Ainda nas adaptações, é possível transformar uma válvula presta de 30mm em um modelo de 60mm ou até maior, basta instalar um alongador de bicos, caso você não encontre câmaras com bicos longos na sua região. Esse alongador é vendido aos pares, e existem modelos em alumínio anodizado.
Furo do aro
Se sua bike é equipada com câmaras Schrader, você pode substituir pela Presta, que é mais fina, mas ao contrário não dá, a menos que você aumente o furo do aro. Não é seguro aumentar o diâmetro do furo no aro se ele for muito estreito, como os utilizados nas Road Bikes, aros em formato Aero com paredes altas também podem enfraquecer com furo maior, mas aros de bikes urbanas e MTB pode receber esse ajuste, possibilitando usar os dois tipos de bicos.
Cuide bem de suas câmaras de ar, isso poupa dinheiro e reduz o descarte, a natureza agradece!
Bom Pedal!
0 comentários