Conheça os componentes – Parte 5 – Câmaras

Tipos de válvulas das câmaras de ar

As câmaras de ar para bicicletas são encontradas com dois tipos de bicos, a Presta e a Schrader. As duas possuem excelentes vantagens, mas também algumas desvantagens, compare e escolha a que pode te atender melhor.

PRESTA

A Presta ou válvula francesa foi a primeira a entrar no mundo das bikes, ela também é conhecida como “bico fino”.
Apesar de usar nome “válvula”, ela não tem uma válvula mecânica automática, sua vedação é feita através de um eixo e vedador, com uma pequena porca na parte externa da peça que quando rosqueada, sela o sistema.

img-Bicos_Presta

Vantagens

A principal vantagem da Presta é sua leveza, ela é mais fina, tem 6mm de diâmetro, não tem válvula complexa e sua vulcanização é menor, deixando as rodas mais balanceada.

Outra vantagem é na hora de inflar a câmara, por ela não ter uma válvula com mola, ela não apresenta muita resistência a entrada de ar, e qualquer bomba portátil dá conta do recado.

img-Bicos_Presta_Desmontada

Bico Presta desmontado. Neste modelo não é possível substituir eixo e vedador, eles só saem por baixo (para dentro da câmara), e este da foto, quebrou na rosca.

Desvantagens

Sua principal desvantagem é sua fragilidade, por ser mais fina e utilizar um eixo fino com porca, é fácil de entortar ou mesmo perder a porca (ponteira), inutilizando a câmara. No seu sistema de construção, o eixo vedado entra por baixo, sendo impossível a troca ou reparo, e muitas vezes esse eixo cai para dentro da câmara.

img-Bicos_Presta_Bomba

O modelo ideal de bomba para bicos Presta é o equipado com mangueira, pois a força aplicada na bomba não movimenta o bico da câmara, que é frágil.

img-Bicos_Presta_Bico_Torto

Eixo de vedação torto. Fabricado em bronze, ele costuma entortar e quebrar na rosca, levando para o lixo uma câmara muitas boa, sem nenhum furo.

Por garantia, utilize apenas bombas com mangueiras para inflar sua câmara com bico Presta, assim você não aplica força diretamente no bico, correndo risco de danificar o eixo de vedação.

SCHRADER

A válvula Schrader ou americana é mais grossa e é revestida de borracha, ela é encontrada também nos carros e nas motos, e possui uma válvula com mola. Ela é conhecida por aqui como “bico grosso”.

img-Bicos_Schrader

Vantagens

A principal vantagem da Schrader é sua robustez, ela tem 8mm de diâmetro, possui uma válvula mecânica com mola e sua vulcanização é maior, formando um conjunto muito resistente.

Outra vantagem é a possibilidade de encher os pneus em postos de gasolina, e a maioria dos compressores tem um bico para essa finalidade.

Sua válvula pode ser trocada por cima, e é bem fácil de encontra em qualquer casa de pneus automotivos e borracharias.
Na hora de inflar os pneus com bombas portáteis, não é necessário tomar grandes cuidados, pois o sistema é muito resistente.

img-Bicos_Schrader_Desmontada

Bico Schrader desmontado. Neste modelo, a válvula sai por cima, sendo possível ajustar ou substituir a peça, facilmente encontrada em qualquer borracharia.

img-Bicos_Schrader_Bomba

Muito resistente, o bico grosso (Schrader) aceita bem as bombas sem mangueira, e o movimento causado pelas bombadas não danifica a peça.

Desvantagens

Sua principal desvantagem é o peso, é um sistema maior e com mais peças, o bico é revestido e a vulcanização é maior. Outra desvantagem é que você tem que fazer mais força para vencer a resistência da mola, e se sua bomba for antiga, de contato (sem trava), a cada bombada ela fica mais dura, devida ao aumento de pressão interna da câmara de ar.

Tamanho dos bicos

A presta foi o primeiro modelo a ter mais tamanhos de bicos, mas já é possível encontrar o modelo Schrader com bicos mais longos. Principalmente para aros Aero, os bicos das câmaras de ar tem que ser bem longos, e a Presta está disponível em vários tamanhos, 30mm, 45mm, 60mm, para dar conta das paredes altas dos aros de Triathlon por exemplo.

img-Bicos_Presta_Tipos

Os bicos Presta estão disponíveis em vários tamanhos, nesta foto os modelos de 30, 45 e 60 milímetros de comprimento.

Adaptadores 

Para inflar câmaras com bico fino nos postos de gasolina, você precisa levar o adaptador de bicos, uma pequena peça de metal que transforma o bico de 6mm em 8mm – diâmetro do bico grosso.

Ainda nas adaptações, é possível transformar uma válvula presta de 30mm em um modelo de 60mm ou até maior, basta instalar um alongador de bicos, caso você não encontre câmaras com bicos longos na sua região. Esse alongador é vendido aos pares, e existem modelos em alumínio anodizado.

img-Bicos_Presta_Adaptador

O adaptador de Presta para Schrader, uma pequena peça de 1cm que pode te ajudar muito nas ruas, possibilitando encher câmaras de ar “bico fino”, em postos de gasolina.

img-Bicos_Presta_Bico_Alongadores

Nos aros Aero com paredes altas, é necessário usar câmaras com bicos longos, ou aumentar seu tamanho utilizando os alongadores de bicos Presta. Aqui, os alongadores de 30 e 50 milímetros.

Furo do aro

Se sua bike é equipada com câmaras Schrader, você pode substituir pela Presta, que é mais fina, mas ao contrário não dá, a menos que você aumente o furo do aro. Não é seguro aumentar o diâmetro do furo no aro se ele for muito estreito, como os utilizados nas Road Bikes, aros em formato Aero com paredes altas também podem enfraquecer com furo maior, mas aros de bikes urbanas e MTB pode receber esse ajuste, possibilitando usar os dois tipos de bicos.

Cuide bem de suas câmaras de ar, isso poupa dinheiro e reduz o descarte, a natureza agradece!

Bom Pedal!

 

 

 

 

 

 

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter