Como medir o BCD do pedivela

Como medir o BCD do pedivela,

Dicas, Novidades, Videos

95

Antes de comprar a coroa narrow wide, confira o BCD

Para trocar as coroas da bike, seja na manutenção ou para trabalhar novas relações, é preciso conhecer o BCD (Bolt Diameter Circle), a medida entre os furos de fixação das coroas e pedivelas.

Já faz um tempinho que alguns modelos de bikes com rodas grandes, 27,5” e 29” utilizam relações com uma ou duas coroas, também conhecidas como 1×10 e 2×10, fazendo referência a multiplicação entre coroas e pinhões, e muitos ciclista querem preparar suas bikes da mesma forma.

img_Pedivela_FSA_BCD_104

Customizado, o pedivela FSA de carbono ganhou coroa Nottable de 30 dentes com apenas 32 gramas.

Entre novos e antigos, existem centenas de modelos e marcas de pedivelas e coroas, e para saber a similaridade entre eles é necessário conhecer essas medidas, que normalmente não vem gravada nas peças. No Mountain Bike, a medida mais conhecida é o 104mm, nas Road Bikes o 110 e o 130mm.

Como se não bastasse tanta informação, tipo de eixo central, tamanho do braço do pedivela, número de dentes das coroas, ainda tem mais uma, a quantidade de furos de fixação, com pedivelas de 4 e de 5 braços.

img_Pedivela_Sugino_BCD_110

O pedivela para BMX old school, que equipa também as Fixas, tem 64,7mm entre furos, resultando no BCD 110.

Baseados nas novas opções do mercado de bicicletas, muitos ciclistas do MTB estão migrando para essas relações, “depenando” seus pedivelas, aliviando a bike retirando câmbio e alavanca de mudanças dianteira, mantendo o foco na trilha, nos obstáculos e até nos oponentes, fazendo uma pilotagem mais descontraída, sem se preocupar com as mudanças dianteiras. Na hora de comprar uma nova coroa ou experimentar os modelos Narrow Wide, que contam com sistema de dentes mais altos, alternado entre largo e fino, que evita a queda de corrente em trepidações, ( SAIBA MAIS AQUI ) surgem as dúvidas: “serve no meu pedivela?” Para conhecer o BCD da sua coroa, basta medir a distância entre os furos de fixação, siga estes passos:

Na MTB ou Road, pedivelas de 4 braços, a medida é tomada na diagonal, cruzando a coroa de fora a fora, de centro a centro do furo ou dos parafusos de fixação.

Para as bicicletas que utilizam pedivelas de 5 braços, a medida é tomada de um furo para outro lateralmente. Sabendo a medida, procure na tabela abaixo qual o BCD deste pedivela de 5 braços.

img-Tabelas_dos_BCDs

Nesta tabela é possível identificar o BCD da maioria das coroas.

Atualmente algumas marcas trazem o BCD gravado nas coroas, como os modelos da FSA por exemplo. As coroas Narrow Wide e modelos de reposição também adotam o sistema de legendas, facilitando a vida dos consumidores.

img-Pedivela_FSA_BCD_Indicado

Marcas que trazem BCD gravado nas coroas ajudam os ciclistas e tornando as manutenções e preparações menos complicadas.

Ciclistas bem informados são mais exigentes e também melhores consumidores, principalmente aqui no Brasil, onde o nome das peças da bike pode variar muito de um estado para outro, dando como exemplo o próprio pedivela, conhecido como “Z” de alumínio no interior de Goiás.

 

Bom Pedal!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (95)

  1. Marcus Brito

    Boa noite Edu, tudo bem? Cara bem legal esse sistema com 1 coroa só, sou fã e por isso estou adaptando minha bike, já estou com um cassete xt 10v e corrente zerados, agora vou atrás do cambio e passador, e por fim o cog 42 e corroa! Mas como sempre surge aquelas duvidas ….rs resolvi desabafar… rs! Cara eu tenho uma oportunidade de comprar fora do Brasil um pedivela XT 32D coroa única para 11v! A relação 10v (corrente / cassete ) roda com essa corroa para 11v? Eu sei que de 9 para 10 é tranquilo! Mais e de 10 para 11? Como tenho essa oportunidade de adquirir esse pedivela com um preco bom não gostaria de perder essa oportunidade! O que faremos? rsrs Abração….

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcus, já te respondi isso no facebook?
      Caso haja diferença na corrente para 11 (mais fina que a de 10V), não te atrapalha, pois irá usar os componentes de 10V, e a corrente de 10 encaixa com folga na coroa dessa pedivela, caso seja mais fina que o normal.
      Boa compra!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  2. Cassio

    Boa Noite, e no caso do BCD 120 do sram x0 vcs tem a coroa direct mount?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cassio, tudo certo?
      A Nottable irá fabricar as coroas para direct mount, mas não tem data de lançamento.
      Vou tentar conseguir essa informação!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. thomas

    Bom dia,

    Ando de MTB faz uns 10 meses, hoje minha relação é 3×9 com cambio acera e altus, e pedivela alivio bem simples. Comecei a acompanhar teus videos e cometários sobre 1×10, 1×11, e fiquei interessado em adaptar a minha para 1×10, com instalação de coroa e cog. Um jogo sram 1×11 o mais barato que encontrei custava 4.990,00, o que fica inviável para mim. O que tenho duvidas é, como morro no pé da serra do RS tem subidas bem fortes e descidas longas, vale a pena? Ou qual combinação usar?
    Hoje uso minha bike para maratona e XCO.

    Muito bom os videos dicas, sempre trazendo novidades.

    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Thomas, tudo certo?
      A relação 1×10 é bastante específica, atende quase tudo quanto temos essa característica que descreveu (subidas e descidas fortes). Existe mesmo a chance de privilegiar uma das duas situações, pois coroas maiores (36 e 38 dentes) dão mais final pra bike, e as menores (30, 32 e 34 dentes) ajudam nas subidas fortes combinadas com o Super Cog 42 dentes.
      Para estes casos, o recomendado é mesmo o 2×10, com coroa 38 e Super Cog 40 dentes. Mantendo a coroa pequena na frente, você poderá usá-la com o Cog 40 (fica mega leve), e a coroa 38 com Cog 11 dentes, anda bem.
      A 1×10 é maravilhosa para circuitos técnicos, travados, provas short track, mas pode faltar final no estradão e descidas fortes.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. MARCO CLEITON

    Posso utilizar essa coroa no meu pedivela Deore integrado 03×10 Hollowtech (substituindo as 3 por essa)… Aguardo…

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Marco, tudo certo?
      Existem pedivelas Deore com BCD 96 e 104, se o seu for 104, pode usar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. Andrey

    Minha dúvida era a mesma, mas em relação a coroas ovais. Pretendo usar um pedivela com bcd 120 (creio que a maioria dos pedivelas sram sejam nessa medida) e não achei coroas ovais (Doval/Rotor) com essa medida, todas são para 104mm. Vc sabe dizer se existe outra marca que tenha coroa oval para bcd 120?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Andrey, tudo certo?
      A cerca de um mês atrás estava explorando o site da Doval, que por sinal era bem ruim mas tinha uma lista enorme de coroas ovais com fotos. Olhei agora, mudaram o site e está com poucos produtos e informações, deve estar em reforma.
      A rotor fabrica coroas ovais para BCD 110 e 130, não achei o que procura. A Doval trabalha com multi-furação, uma coroa atende vários BCDs, provavelmente eles tenham esse modelo.
      Espere alguns dias e olhe o site Doval novamente, ou escreva pra eles. http://www.doval.me
      Boa sorte, abraços
      Edu Capivara

      Responder
      • Andrey

        Muito obrigado pela atenção e informações.
        Estava olhando em outro site, e as coroas Dorval tem duas opções, com angulação de 13° e de 16°… vc sabe qual a diferença? Penso que seja a angulação das “curvas”, sendo o de 16° mais “pontudo” que a de 13°…seria isso?

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Andrey, esse detalhe eu não reparei, mas faz sentido, a posição do oval com relação a pedivela, melhor aproveitamento entre o “chute” e a “compressão”, mais dentes nesse trecho.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  6. Rubens

    Olá Edu ,
    Assisti seus videos e Li a matéria , mas não encontrei meu BCD em nenhuma tabela na WEB.
    Meu pedivela é um XTR de 2 Velocidades 40/28 modelo FC-M985
    Pela minha medição o BCD foi 88mm , você conhece essa medida , e se sim , teriam ai a Coroa de 32 dentes a venda ?
    Desde já agradeço
    Rubens

    Responder
  7. MARCO CLEITON

    Galera com dúvidas sobre o BCD e tamanho de coroa !!!! Comprei uma coroa 36T e ando muito em estradão o meu pedivela é Shimano Deore Dyna Sys FC-M610 3x10v 24/32/42 175mm. A coroa ficou perfeita amanhã estarei pegando a estrada e passarei a vcs como foi o desenvolvimento do pedal…
    Valeu galera!!!!

    Responder
  8. MARCO CLEITON

    Conforme havia prometido passar pra vcs sobre o desempenho da bike com a coroa 36T. É o seguinte: foram rodados 58 km, sendo 24 km em asfalto e 34 km de chão e fiquei super contente em ambos. Minha relação ficou 01×10 e atendeu bem em todas situações como subidas, descidas e no plano. Valeu galera!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Marco, obrigado por informar!
      Eu sou muito fã deste sistema, e vejo que você também será!
      Bons treinos, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. Lucas Pereira

    Gostaria de saber se a coroa narrow wide pode ser usada para transformar uma relação 3×9 em uma relação 2×9, ou narrow wide só serve para relação com coroa única? Abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      É isso mesmo Lucas, só para 1X10 ou 1X9, fica difícil fazer trocas com dentes tão altos e sem aqueles pontos que puxam a corrente no início das trocas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  10. Júlio César

    E aí Edu, Blz? Eh o seguinte, não sei se vou fugir muito do tópico, mas eh o seguinte. Eu tenho um pedivela Truvativ Isoflow (3×8 eu acho) e estou trocando toda a transmissão para 3×10, só falta o pedivela rsrs. Da pra ver de longe q não ta legal a pedalada com tudo pra 10 e o pedivela pra 8. Eu gostaria de saber se dá certo eu trocar apenas as coroas ou terei de trocar o conjunto todo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Júlio, dá pra trocar só as coroas, mas você tem que saber o BCD pra encontrar novas opções que sirvam no seu Truvativ.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Júlio César

        Certo, mas o pedivela não influencia na distancia entre as coroas? Pergunto pois com a troca da minha corrente por uma de 10v aconteceu de algumas vezes a corrente ficar entre as coroas media e grande por ser mais fina que as correntes de 8v.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Júlio, as coroas para 10 velocidades são mais finas que as de 8, mas “geralmente” as pontas do spyder onde elas são fixadas podem ser da mesma espessura para 8 e 10 (parte que limita o espaço entre as coroas grande e média).
          Esse tipo de adaptação requer pesquisa e paciência para ficar tirando essas medidas, e claro, um paquímetro ajuda bastante.
          Boa sorte!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  11. sillas

    Ola Edu. qual e a vantagem de usar uma unica coroa com um super cog alem de ficar mais leve e mais fácil de usar? Mountain bike xcm.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sillas, tudo certo?
      É praticamente o que disse, menos complicado para usar, mas leve, aumento do vão livre da bike, um sistema que minimiza a queda de corrente e visual mais bonito e moderno.
      É uma tendência mundial, quase todas as marcas já aderiram ao sistema nas bike de XC e All-Mountain.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  12. Wendel Souza

    Olá Edu!!!
    Tem um detalhe que está me tirando o sono! Tenho uma MTB montada com um grupo alivio 2012. Meu pedivela é um 44/32/22 Dentes, só que eu queria trocá-lo por uma outra relação 48/36/26 pois ando bastante em asfalto.
    A duvida é: Posso colocar qualquer pedivela shimano com estas características?
    O modelo do meu pedivela é FC-M430 175mm.

    Desde já obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wendel, pode sim, mas como o novo tem coroas maiores, você terá que subir um pouco o câmbio dianteiro, e fazer as regulagens necessárias.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Fábio Henrique

    Gostaria de saber a medida do meu pe de vela shimano acera 2012 4 furos obg…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, mede com uma régua ou trena, usando as informações da matéria.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  14. Valmir

    Edu
    Solicitei orientação anterior mas coloquei o email antigo desativado desculpa
    Minha bike 29 esta com 13,7k grupo completo shimano m430 2012-2013 ( eixo nao integrado) gostaria de trocar o pedivela 2 coroas qual vc indicaria

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Valmir, tem vários grupos 2015 interessantes, o Deore (M610), o Alivio (M4050), até o Acera (M3000) com central Octalink. O Sram X7 também é legal.
      Os pedivelas FSA já vem com o movimento central, deve sair mais barato que os modelos da Sram.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  15. Carlos Marcatto

    Boa noite Edu.
    Tenho um pedivela race face next 38×26, com o BCD 120mm/80mm.
    Gostaria de trocar a coroa de 26 dentes por uma de 22 dentes para deixar a relação mais leve, pretendo realizar o caminho da fé em 2016 e como já conheço o percurso uma relação mais leve seria melhor.
    Existe alguma coroa de 22 dentes compatível com o meu pedivela.
    Obrigado, fico no aguardo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Carlos, tudo certo?
      Legal o seu projeto do caminho da fé, boa sorte!
      A troca é possível, só precisa encontrar a peça! Procure no mercado Livre ou em lojas do exterior, como a The Chain Reaction, uma coroa é fácil comprar pelo correio, vem em um envelope.
      No Brasil a marca é representada pela LM, entre em contato para localizar uma loja perto de você.

      LM Comercial e Distribuidora LTDA
      Rua Maria Guimarães, n. 1020
      Bairro Maria Fernanda I
      Lagoa da Prata , Minas Gerais
      35590-000
      Phone: 55 37 3262 5100
      email: faleconosco@lmbike.com.br
      website: http://www.lmbike.com.br
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Carlos Marcatto

        Valeu Edu, obrigado pelas dicas, abs.

        Responder
        • Edu Capivara

          Valeu Carlos, obrigado por acompanhar!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  16. pedro henrique

    tenho um pedevela sugino e quero colocar uma dessas catracas usinadas que vc mostrou. como adquiro uma?

    Responder
  17. Rodrigo

    Olá Edu, instalei a coroa Narrow Wide 36t no pedivela Deore, ficou com um pouco de folga no parafuso e compensei com uma porca, a minha dúvida é se fiz certo ou o correto seria serrar um pouco o parafuso? Obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, quando a porca desse parafuso tem capa (borda que impede a passagem do parafuso), é melhor cortar/esmerilhar para diminuir o tamanho e dar aperto.
      Existem kit de parafusos de vários tamanhos, mas é difícil achar no Brasil. A Nottable (fabricante das coroas Narrow Wide no Brasil) tem arroelas para estes parafusos.
      Qualquer dúvida, entre em contato com eles: facebook.com/nottablemetalworks
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. leandro

    ola edu,qual opção vc me sugere , 1×10 com coroa 38t e cog 42t , ou 2×10 com cog40t, para usar em terrenos de subidas fortese estradão ?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leandro, pra estradão a 38 é boa, mas pode ficar pesado nas trilhas, mesmo com o Super Cog 42. 2×10 é legal, mas pesa mais e não pode usar coroa Narrow Wide, mas tem uma gama maior de combinações de redução e boa velocidade final, mantendo a 38 ou até colocando a 40 dentes.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Junior Freitas

    Bom dia Edu, parabéns pela matéria. Comprei agora uma Epic Elite Carbon WC 2015 que utiliza relação 1×11. A coroa do meu pedivela é de 32 dentes (com cassete de 10-42). Estava pensando em colocar uma coroa oval de 30 dentes, pois nossos pedais aqui em Cachoeiro de Itapemirim-ES têm muitos morros e acho que isto me facilitaria na hora de subir os mais inclinados (e longos)! Por outro lado, será que perderei muito em relação ao giro em velocidades maiores (32-10 para 30-10)? A coroa oval “compensaria” uma parte desta perda? Valeu…Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Respondi lá no post das coroas Junior!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. Luiz Gustavo Grassi Zuini

    Salve, Edu!
    Qual seria o BCD da pedivela Sram 3x da Caloi Elite 10?
    O cambio traseiro é Shimano Alivio 9v. Dá pra usar o narrow wide sem o super cog?
    Valeu, abraços!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, não tenho essa pedivela aqui pra medir, mas nessa matéria eu ensino, assista o vídeo.
      Quanto as câmbio, só não serve o Shot Cage (braço curto), como das Road Bikes, todos os outros servem.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. José Roberto Ferreira

    Boa noite, por favor me esclareça: a relação da minha bike é 2/10, pedivela Shimano Deore, cassete Sram 11/36, modelo 1030,mas pretendo colocar e-cog de 42 dentes, qual a melhor coroa oval nesta situação de relação para transformar em 1/10, a 32 ou a 30, MUITO GRATO!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, muita gente pergunta isso todos os dias, e respondo sempre a mesma coisa – é muito pessoal!
      ë preciso levar em conta o local onde pedala, tipo de terreno, altimetria, potência das pernas, etc. No meu caso (bike 27,5) gosto de trilhas técnicas, travadas e cheia de obstáculos, coroa 30 (1×10) é ótima.
      Coloquei recentemente a 34 oval, achei que ficou ainda melhor. Se eu pedalasse em estradão, trilhas longas mais abertas, provavelmente não acompanharia biker’s com relações mais pesadas.
      A relação 1×10 SEMPRE terá perda, em uma ponta ou em outra, dependendo do número de dentes da coroa, mas dá pra viver com isso, quem coloca não tira mais.
      Acho que a 34 seria boa pra uso geral, a 32 também serve, mas perde muito velocidade final, principalmente se a bike for 29″.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. Carlos staachs

    Olá tenho um pedivela slx fc670 de 3×10, e quero passar para 2×10 com coroas slx 24×38, daria certo? Ou tem de ser, meu cassete e 11×36, e subo muito morro.
    No aguardo, valew

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode ser feito sim Carlos, fica muito bom. Acho que sua alavanca de mudanças dianteira tem a opção conversor de modo 2x / 3x, verifique!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Paulo

    Edu primeiro gostaria de agradecer por compartilhar seu conhecimento, e também parabenizar pela matéria. Eu pedalo a algum tempo e estou querendo mudar a relação da minha Bike, mais estou com uma dúvida, eu entendi a relação 1×10 é ótima, simples e reduz peso, a minha dúvida é sobre a diferença de desempenho da corroa normal redonda e a oval. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, achei bem interessante as coroas ovais atuais, as antigas (Shimano da década de 90) eram ruins.
      Eu usava coroa 30 redonda no XC, estava acostumado com o desempenho, troquei pela 34 oval, senti melhora no desempenho sem o peso de usar 4 dentes a mais. Achei que a bike rende mais por pedalada, mas claro, o desempenho é melhor quando se consegue manter certo RPM, em trilhas travadas é mais difícil notar ou contabilizar o ganho.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. ANCELMO FERREIRA

    Boa noite Edu gostaria de saber qual a vantagem de usar um pedivela 44x32x22 e mudar para 40x30x22.
    Obrigado.
    Att,

    Ancelmo Ferreira

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ancelmo, não é vantagem ou desvantagem, é característica!
      Pedivelas com coroas 44/32/22 podem ser usadas nas bikes 26, 27,5 e 29. A relação 40/30/22 é mais comum nas 27,5 e 29, pois rodas maiores precisam mais redução pra não ficarem muito pesadas de pedalar, e são melhor aproveitadas na terra (trilhas).
      A 44/32/22 é uma relação mais longa, ideal para rodar no asfalto por exemplo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  25. fabio

    Tudo bem Edu? quero trocar mu kit de marchas por um alivio 2015 e gostaria de saber qual o bcd desse pedivela ? e se combina com uma coroa narow wide? obg

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fábio, tem vários modelos do Alivio, alguns são BCD 96 e outros BCD 104. De qualquer forma, existem as duas medidas de coroas Narrow Wide no mercado.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. Gustavo Pizzatto

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se tem coroa oval para o Pé de Vela XT 2X10 ????/

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Gustavo, paramos com as coroas (ovais ou redondas), mas no mercado você encontra fácil. O importante é saber o BCD do seu pedivela!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  27. Diego Myslinsky

    Boa tarde !!!
    Consigo colocar uma coroa narrow em um pedevela DEORE de 3 coroas

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Diego, consegue sim, verifique a medida do seu BCD nesta matéria que nos escreveu.
      Hoje as medidas disponíveis de coroas são BCD 94, 96 e 104.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  28. Paulo

    Edu camarada, estou montando uma bike estilo freeride leve/dirt. Usarei relação deore 10v por já possuir, será que consigo andar tranquilo somente com uma coroa desta sem um guia de corrente? Att.

    Responder
    • Edu Capivara

      Ou Paulo, com a corrente 1 elo mais curta que o normal e coroa Narrow Wide, a corrente não cairá! Se o câmbio traseiro for do tipo Shadow Plus+ (com trava de movimento), melhor ainda!
      As coroas Narrow Wide tem dentes 25% mais altos, alternando a espessura dos mesmos como os vãos da corrente, assim as chances da corrente escapar são bem reduzidas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  29. João

    Olá estou com uma dúvida em relação a coroa da Shimano a FC-M8000 1X11, pois para eu está dando 50,3mm e se eu usar a multiplicação de 1,41x, dará 70,923 ou sou muito ignorante pois para eu não tem o BCD nesta medida. Poderia me ajudar a calcullar e como? Grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi João, o BCD dessa coros/pedivela é 96. Se fosse com 2 ou 3 coroas seriam 96/64.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  30. Estevam

    Edú, eu uso na minha bike uma relação 1×9 meu pé de vela era 3 coroas, eu apenas tirei a maior e a menor, e Agr quero trocar por uma coroa nerowide, o Q eu preciso trocar na bike? Meu k7 é sran corente sran e câmbio shimano de 9v, e o pe de vela é shimano integrado

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode usar Estevam, basta saber qual a medida do BCD pra comprar a coroa certa.
      Já mediu o seu?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  31. Guilherme Henrique

    Boa noite!

    Estou pensando em adquirir o pedivela acera m3000, saberia me dizer qual o bcd dele?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Guilhertme, o BCD é 96/64.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. solano Filho

    boa tarde, tenho uma caloi elite 10 toda sram. qual será o pedivela e o espaço do bcd? grato

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Solano, nesta matéria tem as instruções, usa paquímetro, trena ou régua. Tem tabelas para coroas de 4 e 5 furos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Everton

    Bom dia Edu, tenho uma caloi elite 24 aro 26, ela veio com pedivela 42/32/22 e cassete 11/32. vou ter que trocar a relação e já quero fazer um up p/ 27 V, vi o acera 3000, mas o pedivela é 40/30/22, posso usar ou vai ficar muito leve em relação as marchas mais pesadas, ou tenho que optar em usar o m390 e só o cambio traseiro 3000, – desde ja agradeço, abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Everton, se você pedala muito na coroa grande, e usa muito a relação 42×11 (final), pode ser que ache leve. Observe sua maneira de usar a bike, se a sua região ou locais de treino tem mais planos e descidas, seria melhor manter a relação mais pesada.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  34. Rodrigo

    Olá Edu, tenho um pedivela shimano stx 5 furos 22/32/42, com medidas entre furos de 55mm mais ou menos e cassete 12/36, gostaria de mudar para uma coroa que mudanças teria que fazer?
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, as coroas Nerrow Wide (coroa única) estão disponíveis para pedivelas de 4 furos nos BCDs 104, 96 e 94, você terá que trocar a pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. Juliano Armentano

    Olá Edu tudo joia ? Então tenho um pedevela Shimano Deore M590 de coroa tripla na sequência 44-32-22 e gostaria de substituir a coroa maior de 44 dentes por uma de 38 isso seria possível ? qual coroa eu poderia utilizar para esta substituição ? abraços e obrigado.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juliano, dá pra fazer isso sim, a marca nacional Nottable faz coroas em várias medidas, mas existem também as importadas.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. maykel

    impossivel achar para pedivela raceface turbine… bcd diferente eu acho

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Maykel, já mediu pra ver quanto dá?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. Rubens ferreira da silva Reis

    olá edu, tudo bem? aqui, uma dúvida. meu pé de vela é o deore cujo configuracão original vem 24/30/40 na medição deu por volta de 6,9 cm não tá preciso porque mensurei com régua, mais não achei meu bcd na tabela, queria saber qual seria pra mim poder colocar coroa única. desde já agradeço! super abç!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rubens, essa pedivela tem BCDs 96 e 64 (coroas e coroa pequena), como conseguiu esse 6,9cm (69mm)?
      As coroas Nerrow Wide 96/94 devem servir na sua pedivela.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Lucas

    Olá! Como faço para saber o número de dentes ideal que devo usar em minha bike?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, essa pergunta é muito difícil de responder sem te conhecer, tem a ver com sua forma de treinar, a altimetria da sua região, força das pernas, etc.
      As bikes com pedivelas de 2 ou 3 coroas estão equipadas com tudo que a maioria dos ciclistas precisam, apenas os casos de coroa única são mais difíceis de definir, pois dependendo da escolha da coroa, a bike pode ficar sem velocidade final (coroa com poucos dentes), ou ficar mesada nas subidas fortes (coroa com muitos dentes).
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. Valmir Góes

    Edu, quais pedivela Shimano para speed permitem a troca de coroas com nº de dentes diferentes das originais? Ex: colocar uma coroa 52D no lugar de um 50D em um pedivela que originalmente era 50/34D.

    Responder
  40. Roberth

    Olá edu, queria saber saber se tem coraa 38d para pedivela vcs 64.
    Abraços
    Edu capivara.

    Responder
    • Edu Capivara

      Não temos Robert, algumas coroas são difíceis de encontrar. Qualquer coisa dá uma olhada no E-bay.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  41. Will Rodrigues

    Olá Edu, tenho algumas duvidas e gostaria de sua ajuda, preciso trocar a relação da minha bike e estou de olho no pedivela Deore Fc-m615 2×10 Hollowtech 2 38-24 dentes 175mm penso em colocar o K7 Sunrace Ms3 10v 11×42 com escalonamento: 11, 13, 15, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 42 o que me diz dessa relação? faço trilhas de 40 e 60km as vezes até mais e encaro todo tipo de seguimento, desde subidas fortes e longas, descidas técnicas e estradão, desde já agradeço sua ajuda.

    Responder
    • Edu Capivara

      Ótima relação Will!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. LEANDRO DE OLIVEIRA

    Olá Edu.
    Minha bike é uma Rockrider RR8 2015 com pedivela Deore Fc-m610 com 3 coroas 42-32-24 quero saber se posso colocar 2 coroas 38-24 e se tenho que comprar as duas coroas ou posso comprar só a de 38 dentes e qual modelo de coroa 388 dentes encaixa meu no pedivela

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode comprar só a 38 dentes Leandro, e fazer a instalação no lugar da sua 32 (lado interno do spyder da pedivela).
      Antes de compara, meça a distância entre furos, conforme mostro nessa matéria.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Farlos Gomes De Oliveira

    Ola Edu, eu tenho um pedivela alivio triplo m4050, eu conseguiria usar ele apenas com duas coroas 38-24 dentes?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Farlos, dá pra fazer isso em qualquer pedivela com coroas desmontáveis.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. Emerson Santos

    Oi,Edu boa tarde sou novo nesse ramo,em uma aro 26 fica legal usar um bcd 1v com um k7 de 9v? Não é necessário usar um guia de corrente?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Emerson, BCD é a medida entre os furos da coroa!
      Para usar apenas 1 coroa, ele deve ser Narrow Wide, que tem dentes mais altos e com espessura variável, assim a corrente não cai. Câmbios com a trava de movimento (Shadow Plus+), também ajudam, a corrente não movimenta pra frente.
      Ao usar 1 coroa, você fica sem marchas reduzidas pra enfrentar subidas fortes, será necessário colocar o Super Cog no cassette.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta