Carpe H50 – A urbana valente com 8 marchas
Testamos a urbana Carpe H50 da Orbea, uma espanhola boa para a cidade e lazer, com bom grupo e acabamento esmerado, ela é cheia de detalhes especiais que fazem muita diferença no dia a dia.
Se você precisa de uma bike urbana para usar durante a semana mas que também possa te atender no lazer do final de semana com uma “pegada” mais esportiva, a Orbea Carpe H50 é a bike, ela integra bem o uso urbano com o lazer, tem um grafismo moderno em seu quadro de alumínio, que combina tubos conificados e paralelos, caixa de direção integrada e gancheiras forjadas. O garfo, que também é em alumínio, tem desenho arrojado com paredes ovalizadas, lembrando as bikes de estrada, com suporte para freio a disco e as tradicionais furacões para alforjes e para-lamas.
Seu desenho urbano é facilmente percebido quando olhamos seu guidão estreito e suas pequenas manetes de freio “one finger” (para 1 dedo), mostrando que ela não está a passeio na correria dos grandes centros urbanos, é arisca e anda bem rápido nos corredores estreitos de trânsito, para aqueles que se atrevem, é claro!
Manoplas ergonômicas e alavanca Rapidfire para o câmbio traseiro Acera de 8 velocidades completam os equipamentos do guidão.
Seu avanço é bem parrudo, para guidão de 31,8mm de diâmetro, e na bike com quadro tamanho 51 ela tem 90mm de comprimento com 10 graus positivos, e fica bem apoiado nos espaçadores e cone de acabamento FSA da caixa de direção integrada de 1 1/8.
Seu selim Velo é muito confortável, tem rebites grandes na parte de trás e boa camada de forração, permitindo passeios mais longos sem incômodos, e diferente de outras marcas, a maioria dos componentes de montagem trazem a marca Orbea gravada, mostrando requinte e preocupação com a reputação da empresa, os aros, avanço, guidão, braçadeira de selim e canote de selim são OC (Orbea Components).
Os freios são V-brake Shimano, montados com pequenas manetes ergonômicas, e o desenho do quadro nos seat stays (tubos que ligam a roda traseira ao canote do selim) são bem fechados para os freios ficarem mais escondidos e longe dos calcanhares durante as pedaladas.
Pedalando a Carpe
Usando a bike nas ruas da Zona Sul de SP pude notar que apesar de ter apenas oito marchas, ela vai bem e desenvolve boa velocidade, a relação final é 42 por 11, e seu pedivela Pioneer da marca Prowheel tem protetor de corrente bem desenhado, fabricado em alumínio forte, não é uma chapinha fina, ele protege o ciclista contra contatos indesejados com a corrente e evita a queda da mesma para fora. Outro recurso interessante é o desviador de corrente, peça fixada no quadro alí onde estaria o câmbio dianteiro, ela “devolve” a corrente para a coroa, em caso de queda para dentro, quando a corrente cai no eixo central, fato que não aconteceu nos testes, estava tudo bem ajustado.
No trajeto, as subidas apareceram e foram superadas, com apenas oito marchas ela se mostrou valente em 95% das subidas enfrentadas, o cassete Megarange 11/34 combina boas relações com a coroa de 42 dentes, mas teve um subidão forte e mais extenso que me obrigou a fazer a tradicional careta de esforço no final.
As rodas OC – 1 tamanho 700 montada com pneus Kenda City largura 35 tem boa rolagem. Os aros são produzidos em alumínio 6063, parede dupla com acabamento anodizado em cima com laterais polidas e frisadas, o que confere maior poder de frangem. Os cubos não trazem inscrições ou marca do fabricante, são de flange pequena (peça de onde saem os raios), com freehub e blocagens em alumínio, são leves!
Para resumir, a bike manda bem na cidade e nas pequenas aventuras até mesmo na terra, está disponível a pronta entrega nos tamanhos 51 e 54 nas configurações single speed (sem marchas) e com 8 marchas. São seis tamanhos de quadro e várias versões, com diferentes níveis de equipamentos, incluindo modelos com freios a disco, o importador DN Imports aceita encomenda de todos os modelos Orbea do catálogo, e levam de 60 a 70 dias para chegarem por aqui. O modelo testado H50 custa em média R$ 2.890,00 para o consumidor final.
Espero que tenha gostado.
Bom pedal!
0 comentários