Cuidado com as roscas

Cuidado com as roscas,

Dicas, Manutenção, Videos

6

Peças com roscas em sentidos diferentes (horário e anti-horário) como pedal esquerdo e movimento central do lado direito, ainda geram dúvidas e confusões para muitos ciclistas na hora da instalação, e o erro pode acabar danificando pedivelas e quadros.

As indicações anotadas nas peças estão em inglês, (R) right – direito, e (L) left – esquerdo, indicam apenas o lado para instalar a peça, não o sentido da rosca. No vídeo acima você tira as dúvidas e aperta as peças no sentido correto

Apertando as peças da bike

Ferramentas adequadas e cuidado ao identificar o sentido das roscas evita prejuízos e dificuldades.

Cuidados na hora de apertar as peças

Pedais e movimento central possuem apertos em sentidos diferentes nos lados esquerdo e direito, portanto tome cuidado na instalação.

Roscas nos pedais

Os eixos dos pedais trazem a indicação dos lados, (R) direito, rosca no sentido horário, e (L) esquerdo, rosca no sentido anti-horário.

Todo cuidado é pouco e muitas vezes por confusão, ciclistas acabam cometendo erros como por exemplo forçar a entrada de uma peça rosqueando com força excessiva e outras vezes passando nervoso porque não consegue rosquear um central ou os pedais. Parece até muito simples para alguns, mas para muitos, as dúvidas tiradas nesse vídeo facilitará a vida daqui pra frente.

Bom pedal!

Tags: , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (6)

  1. Fernando

    Bom dia, Edu.
    Em primeiro lugar, parabéns pelos seus posts.
    Quando um dos rolamentos do eixo, tipo Hollowtech, está travado na caixa central, necessitando de muita força para removê-lo antes de instalar um novo (observado o lado correto das roscas), quais as consequências de aplicar ainda mais força para tentar retirá-lo? Há risco de trincar o quadro de alumínio? Ou isso é algo comum, como eventualmente acontece com pedais? Alguma dica para remover com mais facilidade?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Fernando, fiquei na dúvida, você falou do rolamento, e depois da caixa/quadro. O que quer remover, a caixa do quadro ou o rolamento da caixa?
      Se a caixa Hollowtech não sai do quadro, foi montada sem graxa. Não há perigo de trinar o quadro, mas sim de espanar os encaixes da ferramenta para sacar a peça. Neste caso, uso uma ferramenta com suporte de fixação ou que atravesse todo o central, sem risco de escapar quando aplicar força, veja este modelo: http://pedaleria.com/ferramenta-certa/
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Fernando

        Oi, Edu. Obrigado pela resposta. É a caixa Hollowtech que não sai do quadro. Dá a impressão de ter sido montada sem graxa mesmo. Ou de terem aplicado muita força no aperto quando fizeram a instalação. Muito boa essa ferramenta que indicou! Mas acho bem improvável que eu encontre alguma oficina aqui na minha cidade que possua esse modelo. Sem essa chave, há alguma dica que pode facilitar a retirada? Abração.

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Fernando, se você tiver a ferramenta “simples”, pode passar um parafuso (um eixo de roda) de fora a fora, pra não escapar, devido a grande força que terá que aplicar. Lembre que é rosca contrária no lado direito do quadro, “aperta” pra tirar a peça, rsrsrsrs.
          Temos a ferramenta em nossa loja online, (2 modelos): http://loja.pedaleria.com/ferramentas-

          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  2. Lucas

    Opa! tudo bem?
    Quando espana a rosca do movimento central de um quadro, o que fazer? só jogar o quadro fora?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, se espanou só um pouco, e no começo, dá pra repassar a rosca, tem oficinas e bicicletarias que tem a ferramenta (Machos medida 34,7 rosca esquerda e direita).
      Outra solução (antes de jogar fora), é limpar muito bem, tirar toda graxa com um desengraxante, e montar um novo central cartucho com massa plástica, pra compensar a falta de rosca.
      Mas é pra sempre, não dá pra tirar nunca mais, por isso deve ser um central bom, durável, pois quando ele estragar, vai tudo pro lixo.
      Assim dá pra dar uma sobrevida ao quadro.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta