Manutenção no pedal

Apesar de parecerem robustos, os pedais também merecem manutenção!

A maioria dos pedais tem uma boa vedação para o eixo do lado externo, onde fica a tampa, mas no outro lado muitos deles são abertos, facilitando a entrada de terra e água, e quando aparece uma folga no eixo do pedal é melhor fazer o ajuste rápido, se a folga ficar grande, irá comprometer as esferas e cônico.

img_Manutencao_nos_Pedais_01

img_Manutencao_nos_Pedais_02

É fácil detectar a folga do pedal, basta segura-lo firme fazendo movimentos no sentido do eixo.

A desmontagem é simples, basta remover a tampa, verificar a medida da porca e soltar tudo. O problema é ter a chave certa, como essa porca fica embutida e alguns pedais ainda tem a carcaça passando pela frente do acesso, talvez nem todos tenham a chave correta para a manutenção. Nesse caso uma chave catraca com cachimbos pequenos funciona melhor.

img_Manutencao_nos_Pedais_03

Como a porca fica embutida, não dá para usar chave fixa ou de boca comuns.

img_Manutencao_nos_Pedais_04

O formato de alguns pedais impede o uso de certas ferramentas.

img_Manutencao_nos_Pedais_05

A chave catraca com cachimbos pequenos é a ferramenta ideal!

Com tudo desmontado devemos lavar e verificar o estado das esferas, cônico simples e o cônico incorporado ao eixo. Estado tudo ok é só montar usando uma boa graxa. Como o esforço no pedal é bem grande e a vedação precária para impedir a entrada de sujeira, use uma graxa mais espessa, a graxa fina branca não é boa para esse componente, mas para um pedal blindado ela pode ser usada.

img_Manutencao_nos_Pedais_07

Use spray desengripante para limpar as peças e caixas de esfera dos pedais, ele dissolve facilmente a graxa velha.

img_Manutencao_nos_Pedais_08

Verifique o estado do cônico simples, do cônico integrado ao eixo e as esferas. Se as esferas estiverem foscas ou esburacadas, substitua todas.

 

img_Manutencao_nos_Pedais_06

Para pedais comuns, utilize graxa mais espessa, ela dificulta a entrada de água e sujeira. Se os pedais forem blindados, utilize graxa fina para bicicletas.

A maior dificuldade dessa montagem é fazer o aperto final sem deixar folga ou aperto excessivo, para fazer o ajuste da folga é preciso considerar que mesmo com a arruela trava (fica entre o cônico e a porca) todas as peças giram um pouco durante o aperto, o que costuma deixar meio travado o giro do pedal. Então a gente improvisa posicionando a porca, arruela e cônico, ajudando com uma chave de fenda, ele irá impedir que cônico rode, É difícil acertar na primeira tentativa, talvez você tenha que soltar novamente e refazer esse aperto, calibrando o giro do cônico.

img_Manutencao_nos_Pedais_09

A arruela travante impede que o cônico rode com a porca no aperto final, mas mesmo com ele o pedal pode ficar um pouco travado após o aperto.
Se isto acontecer, repita a operação deixando um pequena folga no cônico, ela some no aperto da porca.

img_Manutencao_nos_Pedais_10

Após fazer um pedal, fica mais fácil ajustar o segundo, então inclua esse componente nas suas manutenções periódicas, assim fica cada vez mais fácil e divertido cuidar da magrela.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer. A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as...

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta? Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter