Apesar de parecerem robustos, os pedais também merecem manutenção!
A maioria dos pedais tem uma boa vedação para o eixo do lado externo, onde fica a tampa, mas no outro lado muitos deles são abertos, facilitando a entrada de terra e água, e quando aparece uma folga no eixo do pedal é melhor fazer o ajuste rápido, se a folga ficar grande, irá comprometer as esferas e cônico.
A desmontagem é simples, basta remover a tampa, verificar a medida da porca e soltar tudo. O problema é ter a chave certa, como essa porca fica embutida e alguns pedais ainda tem a carcaça passando pela frente do acesso, talvez nem todos tenham a chave correta para a manutenção. Nesse caso uma chave catraca com cachimbos pequenos funciona melhor.
Com tudo desmontado devemos lavar e verificar o estado das esferas, cônico simples e o cônico incorporado ao eixo. Estado tudo ok é só montar usando uma boa graxa. Como o esforço no pedal é bem grande e a vedação precária para impedir a entrada de sujeira, use uma graxa mais espessa, a graxa fina branca não é boa para esse componente, mas para um pedal blindado ela pode ser usada.
A maior dificuldade dessa montagem é fazer o aperto final sem deixar folga ou aperto excessivo, para fazer o ajuste da folga é preciso considerar que mesmo com a arruela trava (fica entre o cônico e a porca) todas as peças giram um pouco durante o aperto, o que costuma deixar meio travado o giro do pedal. Então a gente improvisa posicionando a porca, arruela e cônico, ajudando com uma chave de fenda, ele irá impedir que cônico rode, É difícil acertar na primeira tentativa, talvez você tenha que soltar novamente e refazer esse aperto, calibrando o giro do cônico.
Se isto acontecer, repita a operação deixando um pequena folga no cônico, ela some no aperto da porca.
Após fazer um pedal, fica mais fácil ajustar o segundo, então inclua esse componente nas suas manutenções periódicas, assim fica cada vez mais fácil e divertido cuidar da magrela.
Bom pedal!