O que é e como funciona o Cubo Contra Pedal

4 Min Read

O cubo que já vem com freio

O cubo contra pedal é um dos primeiros sistemas freio eficiente que surgiu durante a evolução das bicicletas. Muito simples de usar e manter, o contra pedal é acionado quando pedalamos para trás.
O freio contra pedal, também chamado de Coaster Brake ou freio Torpedo, surgiu em 1898, e por estar localizado no cubo, é possível pedalar a bike com a roda fora de centro, sem comprometer o funcionamento do freio.

img-Freio_Contra_Pedal_02
Modelos mais antigos de cubo contra pedal, como o Velosteel e Favorit, tem maior diâmetro e por isso são mais pesados.
img-Freio_Contra_Pedal_01
O modelo atual compartilha alguns componentes com o cubo Free Coaster do BMX, tem diâmetro menor e é mais leve, como esse da marca Quando.

Ele trabalha no interior do cubo traseiro, e além do freio, aqui também tem o sistema de roda livre, é um cubo para bicicletas sem marchas, equipa hoje algumas bicicletas infantis e as bicicletas Cruiser, as Beach Bikes que em 1976 foram usadas na primeira prova de Downhill na Califórnia.

Seu funcionamento é simples, ao pedalar, o pinhão aciona um parafuso que move as peças ao longo do eixo permitindo a tração, quando pedalamos para trás, elas fazem caminho contrário, esse movimento abre levemente essa bucha de bronze, que é pressionada contra a estrutura de aço do corpo do cubo.

img-Freio_Contra_Pedal_05
A grossa estrutura do corpo central do cubo recebe a compressão da Bucha de bronze durante es frenagens.

Ao contrário da maioria dos sistemas de freios, o contra pedal é projetado para funcionar com todas as peças internas revestidas em graxa, por isso o funcionamento é progressivo e silencioso.

Esse aqui é o contra pedal clássico, seu mecanismo tem o avanço e retrocesso com essas rampas excêntricas, pra cá dá tração, e girando ao contrário ela se expande, no interior dessa bucha, faz ela abrir encostando aqui na parte interna do corpo do cubo, freando a bicicleta.

img-Freio_Contra_Pedal_04

Já esse aqui, é mais moderno, o sistema é igual o modelo usado no BMX Flatland, é o Freecoaster, ele tem um parafuso interno com 2 roscas bem afastadas, e ao girar a peça, ele se mover bem rápido.

img-Freio_Contra_Pedal_06

Depois de muito tempo de uso essa bucha gasta e tem que ser substituída. Outra parte que sofre desgaste são esses roletes, mas ele não é um cubo pra ficar abrindo pra fazer verificações, quando ele está patinando para trás, ele faz tlec, tlec, tlec sem frear, aí sim está na hora de abrir pra trocar a bucha, ou se a graxa escorrer para fora dele, caso você pegue uma descida forte e muito longa, a peça aquece e derrete a graxa.

img-Freio_Contra_Pedal_03

img-Freio_Contra_Pedal_09
5 roletes “sobem” as rampas e pressionam a parte interna da carcaça do cubo, permitindo tracionar a bike.
img-Freio_Contra_Pedal_07
O cubo contra pedal antigo tem cerca de 25 peças.

Esse é o cubo contra pedal, um componente lançado a quase 120 anos, e muita história pra contar, está presente até hoje nas BMX, nas Beach Bikes e algumas infantis, e já fez história no início do Downhill.

BOM PEDAL!

Agradecimentos ao Ciclo Vila Isa.

Share This Article
Leave a Comment