A exemplo de outros tantos países, no Japão as crianças também são orientadas a praticar alguns esportes convencionais e outros não convencionais. Esportes olímpicos ou radicais se encaixam nesse perfil, e o Biketrial, claro, não poderia ficar atrás já que os japoneses adoram esportes que instigam o equilíbrio, como o monociclo, praticado em escolas de ensino fundamental em várias cidades.
Durante um dos campeonatos mundiais, tive a oportunidade de presenciar a garotada se equilibrando em bikes pequenas, leves e bem adaptadas a pouca idade desses atletas mirins. Conversando com o pai de um deles, notei seu orgulho ao revelar que os as bikes são preparadas pelos próprios familiares, gerando uma disputa saudável nas pistas também entre as famílias, pois cada um deles quer ser o dono da melhor solução para ergonomia e peso, tratando as crianças como profissionais que necessitam daquele “algo mais” para se destacarem.
Então fica o meu toque para os pais. Incentivem seus filhos a praticar esportes desde cedo, o país ganha ídolos, as pessoas saúde e diversão.