A maioria dos ciclista pedala bicicletas em bom estado, reguladas e precisas, mas essa realidade muitas vezes não atinge os ciclistas mirins e a bicicleta infantil, a criançada que pedala em suas casas, seus bairros, parques e ruas Brasil afora. Muito longe do ideal ou aceitável, muitas destas bicicletas seriam inapropriadas até para adultos, não pelo tamanho, mas pela dificuldade de usar os freios, as marchas e por aí vai, e muitas vezes a falta de observação a estes detalhes é dos pais.
Toda criança curte uma bicicleta, acho que é o desejo mais comum da infância, mas se seu filho, filha, neto, sobrinho, etc, não dá bola pra magrela, observe, pode ter coisa erra com a bike.
As bicicletas infantis de passeio fabricadas no Brasil ainda deixam a desejar, se comparadas com as importadas oferecidas pelas grandes marcas, onde detalhes como manetes de freio, tamanho do braço do pedivela, e molas dos freios são dimensionados adequadamente, facilitando o uso e até o aprendizado das crianças.
O cuidado com alguns detalhes podem ajudar e até dar uma sobre-vida a bicicleta, recentemente trocamos a manetes, cabos e conduites de freio de uma cross aro 20”, ajustando também a aproximação da manete com relação a manopla, facilitando o alcance da criança, que é claro, tem dedos mais curtos que um adulto. Desta vez, a melhoria foi em um modelo feminino aro 16”, que tinha vários problemas, mas o que chamou mesmo nossa atenção foi a dilatação das bordas das rodas de nylon, que ao encher os pneus se expandiam e pegavam nas sapatas de freio, sendo necessário soltar o cabo de freio ou andar de pneu murchos para que as rodas girassem. A solução foi a troca por um novo par de rodas, com aros de alumínio e raios tradicionais.
Outros detalhes importantes como peças pontiagudas, caixa de direção solta, canote de selim fora altura ideal, corrente frouxa ou esticada demais e cabos de freio desfiados podem oferecer riscos as crianças e devem ser supervisionados periodicamente.
Faça sua boa ação da semana, se você encontrar bicicletas infantis com estas carcterísticas, aconselhe o responsável a corrigir o que estiver errado, quem sabe você ajuda no desenvolvimento de um futuro atleta do ciclismo brasileiro, pois é de pequeno que se toma gosto pela coisa.
Bom pedal!