A gente sempre conhece alguém que se enrosca com algum tipo de suporte pra bikes, principalmente na hora de montar e desmontar.
Alguns macetes são importantíssimos para que você não passe nervoso na instalação, as dicas começam pela escolha do suporte mais adequado para o seu carro e para a sua paciência. Alguns modelos realmente testam a nossa tolerância e muitos deles são a alegria dos Martelinhos de Ouro, amassam a lataria, riscam a pintura e no final das contas acabam não protegendo as bikes que estão alí e até os outros veículos que estão na rua.
Riscos de queda da bike, danos ao veículo, a chateação de ter que lidar com um troço muitas vezes complicado, ainda mais quando estamos com criança pentelhando que quer ir embora e o diabo do suporte não quer encaixar ou tem que fazer mum milhão de manobras, apertos e ajustes para finalizar o processo. Estes são alguns dos desafios dos ciclistas que usam o suporte pra bikes que vai na traseira do veículo.
Neste vídeo o Edu Capivara mostra algumas dicas e apresenta um modelo de suporte para bikes que é muito prático, super fácil de instalar e bastante seguro também. Não basta ter o melhor suporte de bicicletas do mundo se você não…
1) Manter o carro limpo. Caso contrário, a sujeira na superfície da pintura e a borracha do suporte causarão um atrito que pode riscar a pintura;
2) Seguir as instruções do manual do fabricante;
3) Instalar todos os acessórios e borrachas de proteção corretamente;
4) Prestar atenção na fixação das bikes no suporte;
5) Posiciona-las uma para cada lado, ou seja, nunca “guidão com guidão”;
6) Guardar a chave do cadeado com segurança.
É importante citar também, que, apesar de nos países desenvolvidos esse tipo de suporte é aceito pelas autoridades de trânsito, aqui impera a lei do “Pra que simplificar se dá pra complicar”. Então, seguindo a resolução nº. 549/79 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, você terá que usar uma terceira placa e luzes extras como lanterna e setas sobre as bikes, pois não é permitido ultrapassar a largura do carro (retorvisores) e trafegar com as lanternas e placa encobertas.
Um abraço
0 comentários