A manutenção nos cubos MGCi das rodas Vzan pode ser feita em casa
A manutenção dos cubos da linha Everest MGCi é bem simples, eles utilizam rolamentos selados, então você não precisa fazer nada preventivamente, só troca-los caso apresentem folga, mas isso demora tempo, em uso normal, leva anos.
Quanto ao freehub, existem 2 tipos, esse aqui é o MGCi que equipa as rodas Everest até 2016, e esse é o MGCi 72×6, que equipa as rodas de competição Everest 2017 e as rodas Everest Carbon, como esta.
As diferenças entre esses 2 cubos dá pra ver por fora, são formatos bem diferentes, a MGCi utiliza um cubo conificado de grande diâmetro, e seu freehub tem 3 travas ou macaquinhos, com 11 micro-dentes cada, e no corpo do cubo uma engrenagem de micro-dentes, então são 33 pegas consecutiva, por isso ele não tem folga nenhuma, o mínimo giro no cassette, ela já está pronta para tracionar.
Essa roda é para competição, é como os carros e motos de corrida, tem que fazer a manutenção mais vezes neste modelo é a cada 150km, e leva apenas 5 minutos, e não precisa de nenhuma ferramenta especial, e a resposta que ela te dá nas competições, justifica!
FREEHUB MGCi
É só sacar o cassette, puxar a ponteira do cubo no lado disco, encaixar no corte do eixo uma chapa ou chave fina, e soltar a outra ponteira com uma chave Allen 5mm. Agora é só puxar o freehub, ele se desconecta do cubo com grande facilidade, sem ter que se preocupar com esferas soltas, caixa de esferas, etc.
A limpeza é simples, use o micro-óleo Starrett M1 pra dissolver a graxa velha, depois seque tudo e reponha a graxa. Para evitar contaminar o disco de freio, use um saco plástico para protege-lo antes de usar o spray.
Aqui vai pouca graxa, use graxa fina para bicicletas, aplicando camadas bem finas com um pincel, e os macaquinhos do freehub eu limpo com um jato direto do spray, avalio o estado dos micro-dentes e lubrifico a base de apoio. Se algum dia precisar trocar os macaquinhos, a Vzan tem, não se preocupe!
Para montar, basta recolocar o freehub e as ponteiras, apertar com as chaves e está pronto, que som maravilhoso!
FREEHUB MGCi 72X6
O freehub do cubo MGCi 72×6 desmonta do mesmo jeito, mas seu freehub é diferente, e a manutenção é feita a cada 1500km. O trabalho de limpeza é o mesmo, tirar a graxa velha, limpar, secar bem a aplicar graxa nova. Os macaquinhos também, desmonta tudo, limpa e repõem a graxa, usando uma chave de fenda pequena, com uma engraxadeira é mais fácil por conta do bico fino.
Para montar tem macete, ao contrario do MGCi – onde o freehub encaixa direto, o 72×6 não, precisamos fechar os macaquinhos para encaixar, então vamos usar um elástico para fazer isso, não precisa chamar ninguém pra te ajudar.
Para finalizar a montagem, encaixe as ponteiras, o cassette e a roda está pronta para uso.
Fácil não é? Para a revisão não passar do prazo, eu anoto quanto rodei a cada treino, quando a quilometragem está próxima eu faço esse trabalho. Como a minha carreira foi feita em cima de uma Biketrial, onde as arrancadas com engates imediatos são muito importantes, é um grande prazer essas rodas com essa mesma característica.
Bom Pedal!
0 comentários