Cubos MGCi, manutenção em poucos minutos

A manutenção nos cubos MGCi das rodas Vzan pode ser feita em casa

A manutenção dos cubos da linha Everest MGCi é bem simples, eles utilizam rolamentos selados, então você não precisa fazer nada preventivamente, só troca-los caso apresentem folga, mas isso demora tempo, em uso normal, leva anos.
Quanto ao freehub, existem 2 tipos, esse aqui é o MGCi que equipa as rodas Everest até 2016, e esse é o MGCi 72×6, que equipa as rodas de competição Everest 2017 e as rodas Everest Carbon, como esta.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_14

Linha Vzan Everest, com aros em alumínio e carbono.

As diferenças entre esses 2 cubos dá pra ver por fora, são formatos bem diferentes, a MGCi utiliza um cubo conificado de grande diâmetro, e seu freehub tem 3 travas ou macaquinhos, com 11 micro-dentes cada, e no corpo do cubo uma engrenagem de micro-dentes, então são 33 pegas consecutiva, por isso ele não tem folga nenhuma, o mínimo giro no cassette, ela já está pronta para tracionar.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_15

Com 33 pegas consecutivas, os engates nesse freehub são muito rápidos, não há folga ao retomar a pedalada.

Essa roda é para competição, é como os carros e motos de corrida, tem que fazer a manutenção mais vezes neste modelo é a cada 150km, e leva apenas 5 minutos, e não precisa de nenhuma ferramenta especial, e a resposta que ela te dá nas competições, justifica!

FREEHUB MGCi
É só sacar o cassette, puxar a ponteira do cubo no lado disco, encaixar no corte do eixo uma chapa ou chave fina, e soltar a outra ponteira com uma chave Allen 5mm. Agora é só puxar o freehub, ele se desconecta do cubo com grande facilidade, sem ter que se preocupar com esferas soltas, caixa de esferas, etc.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_01

Encaixe a “parede” de uma chave fina no rebaixo do eixo, e uma chave allen 5mm na outra ponteira para soltar o freehub.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_02

A limpeza é simples, use o micro-óleo Starrett M1 pra dissolver a graxa velha, depois seque tudo e reponha a graxa. Para evitar contaminar o disco de freio, use um saco plástico para protege-lo antes de usar o spray.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_04

O Micro-óleo M1 dissolve a graxa velha, facilitando e agilizando a manutenção.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_05

Limpe o freehub com jatos diretos de spray na base dos macaquinhos, depois remova cada um deles para inspeção.

Aqui vai pouca graxa, use graxa fina para bicicletas, aplicando camadas bem finas com um pincel, e os macaquinhos do freehub eu limpo com um jato direto do spray, avalio o estado dos micro-dentes e lubrifico a base de apoio. Se algum dia precisar trocar os macaquinhos, a Vzan tem, não se preocupe!
Para montar, basta recolocar o freehub e as ponteiras, apertar com as chaves e está pronto, que som maravilhoso!

img-Manutencao_Cubos_MGCI_03

Pouca graxa já resolve. Tanto os macaquinhos quanto a engrenagem dentada do cubo, necessitam de uma camada fina de graxa para rodarem rápido.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_06

Aplique a graxa com um pincel chato, assim a camada de graxa fica bem fina.

FREEHUB MGCi 72X6
O freehub do cubo MGCi 72×6 desmonta do mesmo jeito, mas seu freehub é diferente, e a manutenção é feita a cada 1500km. O trabalho de limpeza é o mesmo, tirar a graxa velha, limpar, secar bem a aplicar graxa nova. Os macaquinhos também, desmonta tudo, limpa e repõem a graxa, usando uma chave de fenda pequena, com uma engraxadeira é mais fácil por conta do bico fino.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_11

O freehub 72X6 utiliza 6b molas individuais que não precisam ser removidas para a limpeza, apenas os macaquinhos!

img-Manutencao_Cubos_MGCI_10

Com o freehub parcialmente desmontado, utilize uma escova de dentes para uma limpeza mais severa.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_07

img-Manutencao_Cubos_MGCI_08

O aplicador de graxa (engraxadeira) facilita o serviço, seu bico fino alcança pequenas cavidades.

Para montar tem macete, ao contrario do MGCi – onde o freehub encaixa direto, o 72×6 não, precisamos fechar os macaquinhos para encaixar, então vamos usar um elástico para fazer isso, não precisa chamar ninguém pra te ajudar.

img-Manutencao_Cubos_MGCI_13

O “truque do elástico” é uma boa solução para fechar os 6 macaquinhos do freehub de uma só vez.

Para finalizar a montagem, encaixe as ponteiras, o cassette e a roda está pronta para uso.

Fácil não é? Para a revisão não passar do prazo, eu anoto quanto rodei a cada treino, quando a quilometragem está próxima eu faço esse trabalho. Como a minha carreira foi feita em cima de uma Biketrial, onde as arrancadas com engates imediatos são muito importantes, é um grande prazer essas rodas com essa mesma característica.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Lubrificação das alavancas Rapidfire

Hoje as alavancas Rapidfire utilizam mecanismos simples, e a manutenção é fácil de fazer. A alavanca de mudanças Rapidfire surgiu em 1990, substituindo o thumbshifter, uma alavanca que fica em cima do guidão, e obriga o ciclista a soltar a manopla pra fazer as...

Como tirar a pista do garfo?

Como tirar a pista do garfo?

Saiba como tirar a pista ou cônico dos garfos. A pista inferior da caixa de direção é uma peça que fica bem presa na espiga do garfo, e pode ser bem difícil tirar ela sem as ferramentas adequadas. Alguns ciclistas querem trocar a suspensão da bike em casa, ou tirar o...

Protetor de quadro na área da corrente

Protetor de quadro na área da corrente

Com as pancadas da corrente, a pintura fica descascada Você já reparou que na MTB ou urbana com marchas a corrente bate muito no chainstay? Cada vez que a bike passa por um buraco na rua isso acontece, nas trilha então, bate sem parar, e em pouco tempo a pintura está...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter