Como deixar uma MTB mais leve?

Como deixar uma MTB mais leve?,

Dicas, Manutenção, Novidades, Videos

163

Sua mountain bike mais leve. Como? Vale a pena?

Para quem curte trilhas técnicas, circuitos travados e provas tipo Short Track, sabe o quanto é importante uma bike leve e bem ajustada, e pensando nisso, “tunamos” uma Orbea Alma M30 27,5″, uma MTB hard tail (só suspensão dianteira), com quadro de carbono, modelo de entrada desse padrão, uma bike que pesa, ou pelo menos pesava 12,1Kg.

Tirando peso da bicicleta

Tirando algumas peças e substituindo outras, sua bike de Cross Country pode render muito em circuitos técnicos e travados.

Para aliviar peso em uma mountain bike é necessário mexer nela toda, mas tem um item que normalmente pesa bastante, a suspensão dianteira. Neste caso resolvemos abrir mão do conforto do amortecimento e tiramos a suspensão Fox 32 Float, que pesa 1,8Kg, e colocamos um garfo rígido de fibra de carbono de apenas 600 gramas, e em um único componente conseguimos aliviar 1.2Kg de peso, e justamente na frente da bike.

MTB mais leve

O garfo rígido de fibra de carbono pesa apenas 600 gramas, aliviando a bike em 1.2Kg.

Como se trata de uma bike aro 27,5″, que rende quase como uma aro 29″, podemos deixar apenas a coroa intermediária no pedivela, fato comum em bikes com rodas grandes, utilizadas para trilhas ou competições do tipo Cross Country, então alteramos a relação original com coroas de 40, 30 e 20 dentes para apenas a coroa de 30 dentes, e lá se vão mas 125gr.

Aliviando peso da mountain bike

Além de aliviar peso, a bike ganha mais vão livre usando apenas a coroa intermediária.

Já que a bike tem agora apenas uma coroa, retiramos a alavanca de mudança Rapidfire dianteira, cabo, conduíte, e também o câmbio dianteiro, aliviando a bike em mais 310Gr. Antes ela tinha 30 marchas, agora apenas 10, com cassete de 11 a 36 dentes, mas o ideal é ter um Cog (pinhão traseiro) de 42 dentes para subidas longas.

Sem rapidfire e câmbio, uma MTB mais leve

A retirada da alavanca de mudanças e câmbio dianteiro aliviou a bike em 310 gramas.

Coroa única dispensa o uso do câmbio dianteiro.

Coroa única dispensa o uso do câmbio dianteiro.

Uma pequena redução de peso foi conseguida com a troca da corrente, mais pela necessidade (já estava na hora mesmo) do que pelo alívio de peso. Sai a corrente original e entra a corrente KMC X10 SL, com pinos e links vazados, que trabalha melhor o escoamento de lama, e reduziu o peso em 20gr.

corrente mais leve

Correntes vazadas nos pinos e nos elos são mais leves e trabalham melhor nas pista enlameadas, pois a lama escoa facilmente.

O conjunto canote e selim também foi alterado, sai o canote com fixação do selim através de um grosso parafuso central, e entra o canote Ritchey com dois pequenos parafusos para fixar e ajustar o novo selim DDK R30 Speedway que pesa 234gr enquanto o original pesa 342gr, aliviando a bike em mais 108 gramas só no selim. Assim, a bike de doze quilos e cem gramas pesa agora dez quilos e trezentos gramas.

Canote e selim mais leves

A escolha de canote e selim leves podem ajudar na redução geral de peso, o selim DDK R30 pesa 234 gramas.

Orbea Alma M30 original

Orbea Alma M30 aro 27,5”, a mais simples com quadro de fibra de carbono. No padrão original, pesa pouco mais de doze quilos.

Mais leveza, menos conforto

Aliviada em 1.8 Kg, a bike está pronta para enfrentar pistas técnicas onde agilidade e leveza contam mais que conforto.

Dá para aliviar ainda mais, não mexemos nas rodas, que poderiam receber niples de alumínio, cassete mais leve e até raios trefilados (mais finos no centro e mais grossos na curva e na rosca), ou até mesmo raios de titânio, mas toda redução de peso custa caro, você deve fazer as contas e verificar se vale a pena, já que bikes top de linha são ainda mais leves mesmo mantendo a suspensão dianteira.

Essa foi a dica Pedaleria para transformar uma MTB comportada em uma máquina afinada, uma MTB mais leve!

Bom pedal!

 

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (163)

  1. Juliano Dourado Santana

    Edu Capivara, parabéns por contribuir sempre com tantas úteis informações.

    Sobre a proposta de diminuir peso da bike, uso uma Bike com 11,9 kg, quadro de alumínio e suspensão atual pesada. Já fiz Upgrade em todos os outros componentes (rodas, pneus, canote, mesa, selim, guidão).

    Estou no dilema entre colocar um garfo Niner Carbono ou uma Suspensão Top. O garfo me deixaria muito mais leve, mas não sei avaliar o quanto eu perderia em conforto, e não sei se vale a pena. E continuo no dilema.

    Espero que possa dar uma dica.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Juliano, essa dúvida mata, já tive essa decisão pela frente. Se você for maluco por bike leve, o garfo é 100%, mas pega um pouco os braços quando enfrento descidas esburacadas.
      O visual da bike fica lindo com esse garfo rígido, e com aquela Rock Shox invertida também!
      Outra coisa que notei foi a trepidação do garfo ao usar o freio dianteiro nas descidas fortes com buracos e costelas, mas dá pra acostumar.
      Espero que te ajude na decisão!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Jerry sirena

      Bom dia pessoal. Eh prático MTB a 3 anos. E vinha me estressando com estas Suspas que não duram nem um ano . No último domingo testei na minha specialized um Garfo Vicini Carbono. E digo uma coisa para vcs , é simplesmente Mágico , maravilhoso. Nunca mais gasto dinheiro em Suspas caríssimas que atolam a Bike. Botei pressão nos decidoes esburacados , trilhas etc. Minha bike virou um foguete. Obrigado pelas dicas Capivara.

      Responder
      • Edu Capivara

        Maravilha Jerry, bem vindo ao time das bikes mais leves e rápidas!
        Em alguns trechos esburacados os braços sentem um pouco, mas dá pra acostumar não é?
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
  2. Juliano

    Edu capadura e Juliano troquei a minha RST por um garfo Rígido e não me arrependo pois só de cara tirei 1200 da bike, e estou pensando agora seguir a dica do Edu e coloca apenas uma coroa, show as dicas … #PEDALDOCOCO

    Responder
    • Juliano

      Desculpa Edu capivara foi o correto automático.

      Responder
      • Edu Capivara

        Não esquenta Juliano, entendi que foi isso qua aconteceu!
        Valeu!

        Responder
    • Edu Capivara

      Legal Juliano, fica muito bom, você vai curtir a bike assim!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Juliano Dourado Santana

    Poxa, irei fazer isso também. Decidi.

    Responder
  4. Ênio

    Olá, Edu Capivara

    Estou indo agora no meio do ano para San Sebastian, no País Vasco pra estudar. Já estou pensando em adquirir lá um Scott Sub Speed 40 que, em relação ao custo benefício, vai atender muito bem minhas necessidade lá na Espanha. Mas minha dúvida vem quando penso na volta. Quando voltar, sentirei a falta da suspensão dianteira. Gostaria de saber se existe a possibilidade de instalar suspensão dianteira nesse tipo de quadro sem ter que mudar o tipo de pneu ou fazer maiores alterações. Desde já agradeço e deixo meus parabéns pela iniciativa do Pedaleria.

    Responder
  5. jozidrew

    olá quero tirá minha suspensão, a falta de garfo rígido 29er no Brasil, você recomenda usá essas réplicas do mercado livre?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Josidrew, tudo certo?
      Não acho seguro usar os de Carbono de marca desconhecida, neste caso prefira os de alumínio. Garfo é coisa séria, a quebra pode causar graves lesões.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Fábio

    Olá Edu !
    Já falando em garfo rígido, poderia fazer uma matéria sobre bikes hibridas !
    Estou com vontade de montar uma ou comprar, poderia falar desta tendência, uma mtb feita para estrada com pneus estreito e leve !
    Valeu;
    Abraço

    Responder
    • Edu Capivara

      Ótima dica Fábio, vamos providenciar!
      Obrigado, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  7. Ricardo

    Bom dia Edu, você já teve experiência de furar o aro? Ou já viu alguém fazendo isto pra aliviar peso? Me lembro na época do BMX que existiam aros com furos entre cada furo de raio. Para o MTB Enduro, existem fábricas já soltando aros assim, porém são bem mais largos (como o Surly Rabbit Hole 29″ Rim).

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ricardo, tudo certo?
      Essa moda surgiu no Biketrial, primeiro eram os pilotos que faziam, depois as fábricas lançaram com os furos em vários formatos. Principalmente para aros largos, os furos aliviam peso. Recentemente furei um Mavic de MTB 27,5″ mas apenas a parede interna, não deixei o furo sair em cima. Os aros da Biketrial com quase 5cm de largura dá pra fazer furos de 1 polegada com serra copo.
      Furos pequenos aliviam muito pouco peso, mas de grão em grão…
      Vela esse post: http://pedaleria.com/por-dentro-dos-aros/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  8. Victor Nunes

    Olá Edu,
    Gostaria se possível, que me tire uma dúvida.
    Já fiz todos os UP’s devidos, Garfo, Corrente, Selim, Rodas, enfim…
    Porém, vi agora que você retirou o câmbio dianteiro e deixou apenas uma coroa, gostaria de saber se o mesmo seria válido para minha bike também, atualmente uso uma relação 2×10 Deore 2015, no qual o câmbio traseiro tem a tal trava de tensão.

    Att, Victor Nunes.

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Victor, tudo certo?
      Mesmo sem a trava de tensão você poderia fazer a conversão para 1×10. A bike fica mais leve e menos complicada para usar, o mais difícil é decidir que coroa usar, pois coroas maiores podem pesar nas subidas, e coroa menores deixam a bike com menos final. O local onde anda e tipo de “tocada” que faz, irão definir o tamanho da coroa única que irá usar.
      Já viu esse post? http://pedaleria.com/relacoes-de-marchas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  9. claudio luis barbosa

    Gostaria de saber onde posso comprar uma garfo rígido 29.. carbono

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Claudio, tudo certo?
      Pedi para um amigo trazer dos Estados Unidos o Niner, mas já vi alguns a venda no Mercado Livre, dá uma olhada também nos sites e blog que tenham classificados: ( http://classificados.bikemagazine.com.br ).
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • wagner

        Ola EDu? Primeiro qria Parabénizar vc pelo seu trabalho, assim ajudando nos q somos leigos! Sou seu fã, sou d VITÓRIA, Es, enta, to qrendo abrir mão do conforto e dar prioridade ah leveza! Minha bike é venzo talon, suspensão RST BLAZE, 2600kg, cruz credo, qro colocar essa niner carbono, mas n entendi sobre eixo 9mm, 15mm algo assim! Me explique. Abraços

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Wagner, a maioria das bikes tem eixos 9mm, buscando maior estabilidade e rigidez, lançaram os eixos de 15mm para frente e 12mm para a traseira. Estes eixos são rosqueados direto no garfo ou quadro, são tubos de alumínio oco, fortes e leves, veja alguns neste post: http://pedaleria.com/detalhes-das-blocagens-com-eixo-de-15mm/
          Tanto o de 15mm quanto o 12mm utilizam gancheiras fechadas, é preciso desrosquear e tirar totalmente do cubo/quadro, ao contrário do sistema convencional de 9mm, que é abrir um pouco e a roda cai.
          Este vídeo mostra aos 5:15 minutos: http://pedaleria.com/?s=banho+de+gato&submit=Submit
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  10. jose joel

    boa noite edu capivara tem uma 29 de aluminio da marca mosso colubia uso um garfo mosso m3 gostaria de sabe se esse garfo e resistente

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Joel, tudo certo?
      Já vi o pessoal usando esse garfo, mas nunca peguei e nem testei. Garfo é coisa séria, uma quebra faz grande estrago físico, tome cuidado e avalie a garantia que dão nesse produto.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  11. jose joel

    boa noite edu capivara mais uma imformaçao sua minha bike 29 eu uso um grupo deore 2×10 coroa 24×38 a pergunta e se eu posso tirar a coroa de 24 deixando so a de 38 tiro tambem o cambio dianteiro e a lavanca dele serar que fica legal minha bike eu uso mais no asfalto

    Responder
    • Edu Capivara

      Fica bem legal, mas a coroa é outra, a Narrow Wide. Com a coroa normal a corrente pode cair com as trepidações, principalmente por estar sem o câmbio dianteiro pra ajudar apoiar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Rafael Machado

        Oi Edu,

        Na foto parece que você deixou a coroa original. Sei que o correto é a narrow wide,
        A dúvida é se da pra rodar só com uma coroa normal, de repente com algum tipo de guia

        Responder
        • Edu Capivara

          Oi Rafael, tudo certo?
          Reparou bem, na época a Nottable ainda não tinha a coroa 30 dentes, estava em projeto, mas assim que lançaram eu substitui a minha original pela Narrow Wide. Nesse meio tempo, fiz uma adaptação com uma roldana de câmbio sobre a coroa.
          Agora temos em nossa loja as Narrow Wide de 30 a 38 dentes, e Narrow Wide Ovais 32 e 34 dentes.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  12. jose joel

    fiquei meio com medo depois que voce falou arespeito de garfo rigido o meu estala muinto mim indique uma suspensao que nao serja tam cara e tam pesada

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, tudo certo?
      Taí duas coisas que não andam juntas, rsrsrs, peça leve e barata!
      Consigo suspensões Fox, escolha uma que te atenda, me passe o link da loja, tento cobrir a oferta. A Fox é superior em qualidade, já viu esse vídeo: http://pedaleria.com/suspensoes-de-bicicletas/
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  13. Davi do Vale

    Olá Edu,
    Gostaria de saber onde posso encontrar um garfo rígido 27,5″ de baixo custo, mas que seja resistente. Pretendo retirar a suspensão dianteira, mas meus percursos costumam ser bastante exigentes. Procurei na internet, infelizmente só encontro garfos Fib 26 ou 29.

    Responder
  14. jose joel

    boa noite eu tenho um grupo 2×10 deore e gostaria de uma opiniao sua to querendo tirar uma coroa so que a duvida e eu uso minha bike mais para asfalto serar que nao vai faltar velocidade o pe de vela e 24×38 eu nao uso a coroa 24 mim der uma dica

    Responder
  15. jose joel

    boa noite edu capivara mais uma pergunta e preciso trocar algum cog e nesse caso qual tamanho de coroa narrow narrow wide nottable devo usar para reder no asfalto e trilhas

    Responder
    • Edu Capivara

      Joel, isso muito pessoal para cada ciclista, diversos fatores interferem, mas de maneira geral, recomendo que a coroa tenha mais dentes que a coroa do meio anterior, ou pelo menos 4 dentes a mais, pra não perder muita velocidade final.
      O Super Cog fica no lugar da coroa pequena, que permitia marchas reduzidas. Para relação 1X10 escolha o Super Cog 42 dentes ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  16. jose joel

    boa noite edu capivara para relaçao 1×10 voce pediu que eu escolhece super cog 42 dentes qual coroa eu devor escolher

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Joel;
      A 38 dentes, como a que você já usa, mas pra não ficar caindo, tem que ser a Narrow Wide.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  17. jose joel

    bom dia obg pela dica depois vou comprar obs=a corrente pode ser a mesma que ja tenho no e uso uma hg 75 o grupo que estor usando 2×10 ta com 15 dias de uso

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode manter a corrente Joel.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  18. José joel lins de Albuquerque

    Boa tarde edu Capivara o meu mecânico falou que se eu fizer isso a corrente fica cruzando e vai cair e outra coisa possa cer que meu quadro não suporte a coroa de 38 porque ela vai ficar no lugar da de 24 dentes como a de 38 dentes é maio pode encostar na lateral do quadro obs: eu só faço isso se for com a cara de 38 dentes por que se eu colocar uma menor minha bike vai perder velocidade de o mecânico também que a corrente vai ficar desalinhada só farço o pedido se você mim de certeza que não vai da nem um problema

    Responder
    • Edu Capivara

      Adaptação é sempre uma incógnita, tudo pode acontecer. Cruzar corrente é comum neste tipo de relação, seja 1X10 ou 1X9. Corrigindo o que comentou, a coroa 38 fica onde está, na furação BCD 104, a coroa 24 sai, e quanto mais perto do quadro a coroa 38 passar, melhor será o chainline.
      Como a geometria dos quadros e tamanhos dos eixos das pedivelas são diferentes, pode dar um certo trabalho achar a melhor posição para cada componente, tendo que colocar e tirar arroelas no eixo e nos parafusos das coroas, veja no vídeo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  19. Raulisson

    Boa tarde Edu Capivara, o que fez você parar de usar o garfo ninner? Tenho vontade de trocar minha suspa fox por um garfo ninner mas quando pergunto pra quem fez a troca todos falam bem, mas a impressão que me fica é que estão arrependidos mas não dão o braço a torcer, para não assumirem o erro da troca, e ai porque você não usa mais o garfo?

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Raul, tudo certo?
      Coloquei na Orbea pra ficar leve e pela facilidade de manobras do Biketrial que faço na MTB. Na Merida tem questões ligadas ao apoio Merida/Fox/FSA, por isso mantive.
      Veredicto: Ótimo garfo, muito leve e resistente. Para trechos esburacados em descidas (acionando o freio dianteiro), o garfo vibra um pouco. Nesta mesma condição, caso seja um circuito com várias voltas, os braços sentem um pouco, fato que não acontece com garfos amortecedores.
      Recomendado para bikes aro 27,5″ e 29″ para XC.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  20. jose joel

    boa noite edu capivara eu tenho um quadro venzo viper 29 gostaria sabe se eu posso colocar rodas 27.5 nele se presta ou nao motivo ja tenho uma mosso 29

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode colocar sim, talvez os braços da pedivela peguem no chão/obstáculo em alguma situação muito específica, pois a diferença de altura é de 1,9Cm.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  21. jose joel

    boa noite edu gostaria de uma opiniao sua vou fazer uma prova de mtb no dia 29-11-2015 desafio cabra da peste na cidade de soledade na paraiba e tor precisando de um pneu bem leve mais nao sei o que comprar se voce sober de algum modelo mande o nome e marca por farvor

    Responder
    • Edu Capivara

      Pneu bom e leve tem em praticamente todas as Bike Shop, se não achar na sua região compre na Anderson Bicicletas ou na Bike Toor.
      http://www.andrsonbicicletas.com.br
      http://www.biketoor.com.br
      Hoje vamos anunciar na Pedaleria uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  22. jose joel

    boa noite edu qual e o peune melhor para 29 ou serja mais leve

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José;
      O Schwalbe, modelos Ralph ou Rocket são bem leves. Tem o Schwlbe Nobnick, ótimo pneu. Todos de kevlar.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  23. Flavio

    Edú me ajude, estou comprando uma bike merida big nine cf 1000 de carbono, a bike tem uma suspensão manitou Marvel air xt e slx na relação 3×10, vou mudar a relação para 2×10 e quero colocar um garfo rígido de carbono, as rodas são a mavic crossride e pneus maxxis crossride. Meus amigos diEm que está bike não é boa, pesa 11.400 de fábrica. O que vc acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Flavio, não sei quanto pesa essa bike, mas com as mudanças que quer fazer, vai ficar leve e boa!
      Eu uso a Merida XT Edition, 27,5″ com Fox.
      Somos representantes da Merida, quanto irá pagar na bike?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  24. Sérgio Carvalho

    Edu, boa tarde
    Coloquei garfo rígido em minha MTB, mas fiquei com ma frente um pouco “emperrada” no chão, muito baixa, haveria uma forma de compensar essa altura para que não fique muito desconfortável, como por exemplo um alongador?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Sérgio, a altura dos garfos podem variar, mesmo dentro do tamanho certo para o aro, mas agora que você já comprou e instalou, só te resta trocar a mesa ou o guidão para acertar a altura final (ajuste do corpo), mas a bike irá trabalhar diferente, mais baixa do que com a suspensão.
      Abraços;
      Edu capivara

      Responder
  25. jose joel

    boa noite edu capivara eu tenho uma bike 29 mosso colubia quadro tm 19 minha pergunta e onde tirar peso dela uso so uma coroa pneu quenda de kevla rodas shimano mt15 guidam tsw mesa tsw canote tsw cambio deore m612 corrente slx hg75 cassete deore hg62 selim velo fino proficional coroa nottoble de 38 dentes camera rubena fita ant furo garfu rigido mosso m3 pedal shimano m505 catei a bike toda e ela ainda ta com 12 kilos gostaria de tirar mais pouco de peso mim diga onde tirar mais um pouco

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi José, realmente é muito peso pra tanta mudança!
      Bom, pelo que descreveu, o peso deve estar no quadro, nas rodas, corrente e cassette. Essas peças TSW são de carbono ou alumínio?
      Pneu de Kevlar tem de todo peso, os mais leves são Schwalbe, Maxxis, Continetal e Michelin. Não adianta colocar câmara fina e ter que colocar fita anti furo.
      As rodas tem que ter cubos leves e niples de alumínio.
      Bom, já te passei lição de casa, boa sorte, essa bike pode pesar 10,5Kg, se o quadro e garfo forem leves.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  26. jose joel

    boa noite edu o meu quadro pesa 1.980 gramas o garfu 790 gramas pneus 625 gramas cada obs ;eu cinto o peso mais na trazeira da bike

    Responder
  27. jose joel

    edu eu acho que trocando pneu e cassete deore por cassete xt pedal meu pedal e shimano m505 e um pouco pesado coloco um crank brothrs egg melhorava o peso

    Responder
  28. jose joel

    lembrando as peças tsw e aluminio 7005

    Responder
  29. Daniel Pessoa

    Olá, tudo bem?!
    O link mostra um guidão em carbono, estou diminuindo o peso da minha MTB com algumas peças…
    Queria saber se existe alguma observação sobre guidões que eu deva saber, em relação a comprar e encaixar na bike?! O vendedor de uma loja aqui perto me disse que a única variação era de guidões Free Ride, que o restante pode ser inserido em qualquer bike de qualquer estilo, que somente os “F-R” tem esses agravantes pelos mm das suspensões serem mais grossas. Isso procede?!
    https://www.wish.com/c/54af4ed7ffff65515374e0dd
    Abraços;
    Daniel Pessoa

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Daniel, não confie sua vida ou integridade física em qualquer guidão de carbono, tem muita coisa ruim e perigosa por aí!
      Não conheço essa marca/produto, mas reparei que é zero grau, (mesa reta), pode ficar baixo, alto, sem possibilidade de ajustar, como dá pra fazer nas mesas normais. http://pedaleria.com/virando-mesa/
      As MTB de passeio e XC utilizam um tipo de guidão mais raso com largura entre 600 e 640mm, mesas entre 90 e 110mm, as Free Ride, Enduro e All Mountain utilizam guidão com elevação, e mesas curtas (- de 80mm). O guidão é bem largo, 640m em diante, são mais fortes e um pouco mais pesados para aguentar os saltos e até o peso maior das bikes.
      Peças de carbono são bem caras, por exemplo, um canote de selim FSA de carbono pode custar mil Reais, e já vi anúncios de kits com guidão, mesa e canote por 300, 400 Reais.

      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Daniel Pessoa

        Obrigado Edu!
        Abraços;
        Daniel Pessoa

        Responder
  30. Ronaldo Silva de Souza

    Bom dia Edu Capivara …. tira uma duvida minha tenho uma bike trek marlin 7 tam. 21,5 pesando mais ou menos 15.5 toda original somente troquei a suspa pela rockshox xc 30…e coloquei câmera anti furo não pratico competição …so ando como lazer e faço trilho muita trilha…so que esse peso me encomota nas subida e muito duro..quando pego subida alta… me ajuda eu fazer uns upg na bike para ela chegar uns 11,00 a 12,5 …..

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ronaldo, tudo certo?
      Tarefa difícil, os upgrades valem a pena até um certo ponto, pois o que você irá gastar para aliviar essa bike, passa a valer a pena a troca por uma bike mais leve. Você deve ser alto, mas o pouco a mais de alumínio no quadro grande não justifica tanto peso.
      Suspensão e rodas completas são as partes mais pesadas, uma suspensão leve custa mais de 4 mil Reais, rodas um pouco mais leves, de 1.500 a 2.000, e por aí vai.
      Sua bike parece ter o eixo central Square (ponta quadrada),e a pedivela acompanha o projeto, modelo simples, provavelmente com coroas de ferro.
      Cubos com flange alta sem furos de alívio, cassette e corrente simples (pesados), pneus convencionais (com arame), podem ser substituídos por modelos de Kevlar, canote e selim podem ser mais leves, etc, etc.
      As bkes simples de carbono (MTB SPORT básica com quadro de carbono) pesam entre 12 e 13Kg, então, para chegar nos 11Kg que mencionou, você teria que pegar uma dessas e mexer.
      Pense nisso, talvez uma usada em bom estado possa resolver parte do problema.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Ronaldo Silva de Souza

        Muito Obrigado…Edu Capivara mais uma duvida mês pneus são de Kevlar…se eu colocar liquido nos pneus…trocar meu pé de vela altos pelo Deore integrado….trocar minha suspa xc 30 pela uma Reba..trocar meu cambio dianteiro e trazeiro pelo Deore…meu canote ….já consiguo chegar que peso…meu orçamento..da para fazer isso ou… vc me indica..mais uns upg…ou que Bike vc me indicaria para comprar…no quadro 21,5 por favor me indica uma com preços..ja agradecendo pela sua ….Atenção.

        Responder
        • Edu Capivara

          Vixi, é muita coisa pra trocar, esses upgrades nem sempre valem a pena, pois comprar tudo individualmente pode exceder o valor de uma bike nova, ou pior, ficar próximo do valor e ainda ter itens antigos ou pesados que você não trocou.
          Me fala quanto pode gastar, temos acesso a linha Merida, me fale tamanho do quadro e rodas, e te mando alguns links.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
          • Ronaldo Silva de Souza

            Edu Capivara bom dia….Obrigado por ter paciência comigo te coloquei numa enrolada kkkkk …..Bom tenho um Problema não tenho minha bike nem três meses, de uso para mim comprar outra tenha que colocar a minha no rolo ou vender a minha para, efetuar outra compra. Meu orçamento hoje e mais ou menos uns $ 4000 mais a venda da minha que eu acho que vale aproximadamente uns $ 3,300 ou poso colocar a minha na troca que não sei quanto os logista paga.numa possível entrada…. .Meu quadro e tam: 21,5 rodas 29er….

  31. Adriano Rodrigo

    Boa tarde Edu Capivara, tudo em paz?
    Cara estou começando no Cross Country, e estou sofrendo com um quadro GT que mais parece um ¨trator¨ simplesmente 18 quilinhos, sufoco em tudo, então peço um conselho em relação a qual bike comprar , qual marca e o aro. O que compensa mais , 26 ou 29 ? queria uma opinião sua , visto sua experiência em bike , andei olhando a proshock venta 2012 ,porém ela é aro 26.
    Cara me da uma dica , um norte , por favor .

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Adriano, aqui tudo certo, obrigado!
      Esse peso está demais mesmo, tem bike XC que pesa a metade! Você é meu herói a partir de agora!
      Bom, quando você pegar uma leve, vai voar meu amigo, está fazendo academia com essa bike, puxando ferro!
      Depois de andar nas 3. escolhi a 27,5″, e é maravilhosa, devoradora de subidas. Tem a agilidade das bikes menores e algumas vantagens da 29″. Só perde no estradão reto (velocidade final).
      Se você não for uma cara de 2 metros de altura, a 27,5″ é uma super bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  32. José joel lins de Albuquerque

    Boa noite edu Capivara usar ou não fita ant furo na bike 29

    Responder
    • Edu Capivara

      Depende, está furando muito?
      Se não quer levar bomba e câmara, essa é a solução.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  33. Abieser Knaip Horst

    Olá Edu Capivara, sou seu fã e admiro muito você por nos ajudar com os seus conselhos e sua experiência sobre Bike. Continue assim, isso também é uma forma de fazer caridade que tanto Jesus pregoou para nós.
    Estou precisando de sua orientação para comprar uma bike.
    A dois anos aproximadamente comprei uma bike Caloi Vitus, aro 26,5 quadro 18″ troquei as rodas para 27. atualmente ela está pesando 13 kg. carrego na bolsa mais 1,2 Kg (bomba, chave, câmara etc) na realidade são 14,2 kg. Devido a minha idade 68 anos, 1,70 de altura e peso 63 kg, Pedalo 4 a 5 vezes por semana em torno de 150 km. Estou pensando em montar uma bike mais leve aproximadamente de 10 kg ou um pouco mais. A bike que estou pretendendo montar quadro 18″ rodas 29.
    Já encontrei (não comprei) um quadro Pro Elite 18″ em alumínio pesando 1,4 kg. (foi o mais leve que achei). Você pode orientar-me e informar se terei chance de fazer o que pretendo?
    Obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Abieser, tudo certo?
      Asa bikes entre 10 e 11Kg utilizam quadros de carbono, rodas leves, canote, mesa e guidão de alumínio ultra leve ou carbono, geralmente tem 1 ou duas coroas apenas, cassette do mais leve, com algumas engrenagens de titânio, pedivel leve, com eixo oco, e aí vai…
      É perfeitamente possível montar bikes assim, mas as prontas, já com esse peso custam entre 30 e 40 mil Reais (o único defeito delas), rsrsrs.
      É um trabalho árduo, procurar e comprar item por item, baseados em peso, e claro, não carregar muitas ferramentas. Veja alguns modelos de multiferramentas nestes links: http://pedaleria.com/multiferramentas-portateis/
      http://pedaleria.com/multiferramenta-na-blocagem-de-roda/
      Abraços e boa sorte!
      Edu Capivara

      Responder
  34. artur

    Olá Edu Capivara. Quero usar uma MTB trek(toda deore LX) com suspenção Manitu Elite Black, em uma “híbrida”. Que garfo rígido você indica que não deixe muito propensa a bater com o pedivela no chão, e que me de um ganho significativo? Usar o pedivela 48/38/28 (no lugar do 44 que tenho), ajudaria? Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Artur, tudo certo?
      Não entendi o lance de bater a pedivela no chão, seu garfo com suspensão é tão alto a ponto da troca abaixar muito a frente? Se for esse o caso, use garfo rígido de bike maior. Eu uso o Niner 29″ na 27,5″.
      Quanto a relação, a diferença de 4 dentes não vai pesar demais, acho que terá bom desempenho e ganho de velocidade final.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  35. wagner

    Ola EDu? Me ajuda, onde compro esse garfo de carbono niner aro 29? Será q caberia na minha venzo talon, suspensão RST blaze de 2600 kg, qui chumpo uffa, rs e me passa altura do garfo certo, pois estive vendo, q alguns garfos estão deixando a bike com a frente baixa. Abraços

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Wagner, o garfo Niner mede 47cm da pista inferior da caixa de direção ao centro do eixo.
      O garfo é tamanho único, coloquei na minha 27,5″, que tinha uma suspensão Fox float 32 de 100mm de curso, e a altura ficou exatamente igual.
      Provavelmente na 29″ fique um pouco mais baixo (1,9cm), que é a diferença de altura entre as rodas 27,5″ e 29″.
      dá pra contornar isso no avanço ou calços.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  36. Eric

    Só gostaria de deixar uma correção sobre os raios trefilados. Vejo muita gente hoje dizendo que raios mais finos no centro são trefilados. Na verdade trefilação é um processo de fabricação de fios e arames que consiste em passar um fio por um furo mais fino que o seu diâmetro com a finalidade de afiná-lo. Neste processo não é possível fazer fios ou arames com espessura variada. Os raios de várias espessuras são desbastados após a fabricação para ficarem mais finos. Valeu.

    Responder
    • Edu Capivara

      Ok Eric, obrigado por corrigir!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  37. Érico

    Olá, acabei de comprar uma mtb para iniciar a pedalada.. aro 29 grupo alivio e freios hidráulicos, suspensão dianteira, vendedor disse que pesa em torno de 14kg, acha muito pesada para comecar?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Ércio, no começo, até tomar gosto pela coisa (tipo sair até na chuva, rsrsrs), as bikes mais pesadas e com valor mais acessível são ótima opção, e na troca por uma mais leve e competitiva, seu corpo estará acostumado com peso, a bike vai voar! Será sua academia!
      Boa sorte com a bike.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  38. Clecio

    OP blzz. eu tenho uma bike Focus Raven carbono pesa 11,800 se eu substituir os pneus por pneus tubeless ficaria mais leve a bike muitas gramas? Valeuu

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Clecio, é difícil tirar peso em um único lugar, tem que tirar em várias peças, avanço, gudão, canote, selim, corrente, cassette, suspensão ou garfo rígido, pedivela, etc.
      Um par de rodas bem leve tem aros, cubos e raios/niples mais leves, e dá pra tirar 500gr nisso, gastando muito dinheiro!
      Pneus tubless usam selante, ficam mais práticos e imunes a furos do que leves. Câmaras light e pneus de Kevlar também são leves, dá uma procurada!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  39. divani

    Caro edu, como é maravilhoso esse mudo do esporte, e esporte duas roas, e ainde sendo bike.
    Talvez por falta de tempo, não conhecia sua coluna nesse forun,e agora me deparo com tanta informaçao. hoje só quero avisar que estou grato por mais esse canal descoberto.
    Tenho 59 anos. montei uma bike aos 14 anos e só desço pra dormir. Não atuei como profissional, apesar de ter treinado e pedalados com ciclistas profissionais. hoje meu plano(sonho) é me aposentar no trabalho e planejar(já planejo) um cicloturismo; ai, teremos muitas perguntas. inclusive apatir de jan/16, que começo a estudar a montagem da bike para longa caminhada

    Responder
    • Edu Capivara

      Maravilha Divani, é assim que se fala. Estamos na torcida pra seu roteiro ser maravilhoso. Na sua volta, conte as novidades ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  40. Felipe moraes

    Ola Edu. Acompanho toda semana seus videos e são ótimos nos ajudando cada vez mais. Estou aqui na expectativa para colocar o garfo rígido na minha 29 uma redução de 1,5kg pois a suspensão pesa 2,4kg e o garfo 900 infelizmente as opções aqui no Brasil são poucas ai optei por testa o garfo da marca fib . Depois que colocar e testar volto aqui com os relatos. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Felipe, é um belo alívio de peso!
      Conta pra gente como ficou ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Felipe Moraes

        Boa noite a todos:

        Pessoal já coloquei o garfo rígido na minha bike 29er, tudo de bom ficou excelente não sei por que não fiz essa mudança antes. As vezes fazemos um bicho de 7 cabeças sem nem si quer ter testado, então amigos quem estiver na duvida eu aconselho que vá e teste caso não goste volte para suspensão é melhor do que ficar na duvida. Dica: só baixar um pouco a calibragem do pneu dianteiro , Já foram 3 dias seguidos com garfo pedalando 100 km pois estou tentando concluir o desafio Rapha Festive 500. Espero ter contribuído pois até semana passada essa também era minha duvida, muito obrigado Edu por abrir esse espaço para todos possamos conversar e trocas dicas e experiencias. abraços…

        Responder
        • Edu Capivara

          Legal Felipe, obrigado por participar com a gente! Concordo com suas considerações, pois essa é uma forma barata e rápida de baixar o peso da bike, sem ter que trocar tudo gastando muito.
          Parabéns pela quilometragem roda por dia, a bike deve estar FILÉ.
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  41. joao francisco

    Eu tenho uma dúvida : essa corrente KMC toda vazada pode ser colocada em qualquer relação? Apenas respeitando o número de marchas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Sim João, você foi exato!
      Ela é bem leve e escoa lama com mais eficiência.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  42. MARCOS MATSUI

    OI EDU TD BEM?PARABENS PELO CANAL AJUDA AGENTE PRA CARAMBA!
    QUAL TIPO DE RAIO E NIPLES QUE UTILIZO PRA BAIXAR O PESO , E SE É UM PESO CONSIDERAVEL PELO CUSTO. UTILIZO AROS ORIGINAIS DA CALOI ELITE 20 ,DIZEM QUE SAO PESADAS(RODAS+CAMARA+PNEU CONTI XKING 2.2=4350KG)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Marcos, as 29 tem esse problema, gasta-se muito pra baixar o peso das rodas. Seria legal se trocasse os aros, mas colocando niples de alumínio já abaixa um pouco o peso. Existem pneus câmaras bem leves, mas um bom pneu de Kevlar pode custar 400 Reais ou mais. Pneu sem c6amara e selante também é uma opção!
      Usei a Crossmax SLR da Mavic por um tempo, achei muito leve, tem apenas 20 raios.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  43. Leonardo Campos

    Boa tarde Edu, Tenho um KHS Winslow 2014 que utilizo basicamente em asfalto e que para ter uma rolagem melhor substitui os pneus por slick 700x35c, substituição que considero ter tido o resultado esperado. Uma outra mudança que cogito é a substituição da suspensão SR Suntour XCM que utilizo travada a maior parte do tempo por um garfo rígido FIB 29 que segundo o vendedor pesa 970g. Você considera que essa segunda mudança represente um ganho significativo para quem usa a bike somente em asfalto? Obrigado pela atenção e parabéns pelo seu trabalho em prol do ciclismo.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Leonardo, essa preparação da bike fica legal, e existem garfos de carbono, entre 500 e 600Gr, mas os confiáveis são muito caros.
      Será que não valeria a pena investir em uma urbana top?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  44. antonio rolim dos santos

    olá Edu, tudo bem? eu acompanho sempre suas instruções aos amantes do MTB, e eu não poderia ficar atrás, se for possível ficaria muito feliz se você pudesse me ajudar e orientar, comecei a pedalar e comprei uma konna aro 26 com conjunto deore estou com três treino, no terceiro fiz 46 km, pois tenho 60 anos com alguns parafusos na lombar, mas agora comprei um quadro astro comet 1.550kg para montagem 27.5 já tenho as rodas de 24 raios em aluminium pneus kevlar, gostaria que você me indicasse a respeito de qual susp dianteira e conjunto de cassete, pé de vela coroa, corrente enfim o cambio ideal, até mesmo para que não fique tão pesada, guidão resistente, selim e canote, tenho 1.72 de altura, se puder me ajudar fico imensamente grato, e Deus que te abençoe por esse dom que Deus te deu.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Antonio, tudo certo?
      Cara, estou com medo de você, no terceiro treino já quer fazer toda essa revolução, quando chegar no sexto treino vai estar com uma bike de carbono com grupo XTR, pesando 7Kg! rsrsrsrsrsr
      Pelo que entendo não vai desmontar a Kona, montando a nova bem mais elaborada. Coloque uma pedivela de 2 coroas, ou até mesmo uma, o ki XX1 da Sram ficaria maravilhoso, se puder pagar (atualmente bem caro).
      Dependendo do locar e seu modo de treinar, a relação 1×10 é leve e muito fácil de usar (sou muito fã). Os grupos Deore e XT tem pouca diferença de PESO e muita de PREÇO, então alguns componentes do Deore podem ser opção.
      O SLX está entre eles, e bem bonito também.
      As suspensões da Fox são mais duráveis e progressivas, mas pesam pouco mais que a Rock Shox de porte similar (eu fico com a Fox).
      Selim deve antes de qualquer coisa, ser na sua medida (distância entre os Ísquios), assiste esse vídeo: http://www.pedaleria.com.br/selim-medida-conforto/
      Canote, avanço e guidão tem aos montes, modelos como KCNC Ritchey e FSA são leves e confiáveis, desde que não sejam falsos! Cuidado ao comprar, pois são componentes que na quebra, causam acidentes bem graves.
      Coisa boa e original é cara, ainda mais hoje, com o US$ a 4 Reais. Compre esses componentes em lojas certificadas (exija o certificado de autenticidade). Como exemplo, vi recentemente um certo canote ORIGINAL FSA de carbono por R$ 999,00 e vi anúncios no Mercado Livre do kit canote, avanço e guidão FSA de carbono por 400 e poucos Reias. Compra que é louco e não tem amor a vida!
      Boa sorte com seu projeto, conta pra gente como ficou ok?
      Fique com Deus!
      Edu Capivara

      Responder
  45. silas santos

    o quadro totem e um bom quadro

    Responder
    • Edu Capivara

      Ainda não testamos Silas!
      Abraços,
      Edu Capivara

      Responder
  46. Silas Evaristo

    Olá Capivara, como estão as coisas? Adquiri uma scott que pesa 12.6 em alumínio, rodado 29 e suspensão rock shox pesada. Fiz uma trilha de 90 kms com muita subida e sofri muito, será que vale adquirir rodas 27.5 para trilhas que tenham muitas subidas? Teria como adaptar rodas menores na bike 29? Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Silas, tudo bem aqui, obrigado!
      Conheço algumas pessoas que fizeram isso, a geometria das 29″ permite essa mudança. As 29″ rendem mais em estradão, as 27,5″rendem melhor nas subidas e trilhas técnicas “travadas”.
      A alteração deixa a bike 2cm mais baixa (vão livre do solo).
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  47. clodoaldo

    olá edu,uso uma scoot 29 no momento de garfo rigido,mas é muito desconfortavel anda de garvo,qual suspensão ar e oléo,vc recomenda?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Clodoaldo, a Rock Shox é mais leve, a Fox tem mais qualidade e durabilidade, e a diferença de peso é pequena (modelos de alumínio), eu fico com a Fox. A minha é a Flot 32 (27,5″), maravilhosa, cheia de ajustes e trava!
      Usei garfo rígido uns tempos, dependendo do terreno, enche o saco tanta bateção!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  48. clodoaldo

    o que vc acha da proshok onix?
    parabens pelo trabalho,otimo saite.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Clodoaldo, acho uma ótima suspensão, o melhor e mais complexo componente brasileiro para bicicletas.
      A Proshock tem modelos ultra sofisticados.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  49. Iago sena

    Edu estou pensando em subsistirei as câmaras de ar por líquidos na minha bike, primeiramente quanto que vou diminuir de peso nela, fala umas dicas sobre esse assunto aí… Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Pode deixar Iago!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  50. clodoaldo

    boa tarde edu,entre a proshok onix e a rst first qual vc ficaria?

    Responder
    • Edu Capivara

      A Proshock Clodoaldo!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  51. Rafael

    Olá Edu! Beleza? Gratidão pelo compartilhamento de conhecimento! Por gentileza, este garfo é específico para aro 27,5 ou o de aro 29 também serve? O fato de ser garfo rígido, no caso de um de alumínio, contribui ou não para a absorção de impactos (tendo em vista que o carbono é mais leve mais também o próprio material ser mais seco)? Tenho uma pedalada mais simplista, minimalista e vontade de montar uma MTB assim e também single speed, alguma dica ou, se possível, publique alguma matéria a respeito (sei que no Brasil ainda é algo não convencional), pois sou adepto. Novamente gratidão e aguardo resposta ao ritmo dos pedais e com + AMOR & – MOTOR, abraço!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, tudo certo?
      Obrigado por acompanhar a Pedaleria!
      Us garfos de alumínio realmente conseguem absorver mais impactos, pois tem mais flexibilidade que os de carbono. O meu é de bike 29″ (Niner), e curiosamente ficou na mesma altura que estava antes, com suspensão. Minha bike é 27,5″.

      Também gosto das MTB single, de preferência com correia dentada. Qualquer dia monto uma!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Silvio

        Edu, acho que você se equivocou na resposta sobre a flexibilidade do garfo de alumínio ser maior do que o de carbono. Não é o contrário? O de carbono é mais flexível.

        Responder
        • Edu Capivara

          Obrigado Silvio, você está certo, carbono é mais flexível!
          Abraços;
          Edu Capivara

          Responder
  52. Jorge

    Boa tarde Edu.
    Muito boas suas dicas.
    Tenho visto alguns garfos rígidos Niner OEM com 510, 550 gramas, será que é o mesmo que você usa na sua Orbea? Esse garfo serve para single tracks, não tem risco de quebrar? Sou novo no mtb e tenho um pouco de medo de comprar um item desses, principalmente pela internet. Desde já agradeço.
    Abraço.

    Responder
    • Edu Capivara

      Você está certo, é muito perigoso mesmo, os OEM não valem a pena, a quebra de garfo, avanço ou guidão tem sérias consequências, não vale a pena. O meu foi comprado nos Estados Unidos na Black Friday, é original e inquebrável.
      Aqui no Brasil tem gente pedindo 3 mil Reais nele – loucura!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Alberto, achei essa bike muito pesada, seria legal trocar pelo menos a suspensão, colocando uma com canelas e crow de alumínio, pois é tudo de ferro nela.
      Outra mudança seriam os cubos, tem modelos com flages menores, com furos de alívio. Os pneus dela são muito borrachudos, coloque modelos mais leves, mesmo que ainda sejam com arame de aço, mas os de Kevlar são os mais recomendados pra tirar peso.
      Boa sorte, abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  53. Gesner Rezende

    Bom dia Edu, primeiramente admiro muito seu trabalho, sua equipe faz um papel fundamental na vida de nós ciclistas.
    Acredito que não é todo mundo que tem condições de ter uma bike desse nivel ou grana pra essas peças, se pudesse fazer postagens de redução de peso em bikes mais baratas e de acordo com a realidade de muitos. Muito obrigado!

    Responder
    • Edu Capivara

      Legal Gesner, anotei nas sugestões de pauta, obrigado!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  54. Luis Otávio

    Olá Edu!
    Boa noite!

    Ultimamente andei assistindo seus vídeos, e simplesmente adorei seu conteúdo! Eu comecei a me interessar profundamente no MTB desde o ano passado, e desde então, procuro uma bicicleta que não custe tão caro, mas que seja ótima para andar!
    Até então, estava usando uma Caloi XRT (um puta trambelhão pesado). Agora, estou querendo levar isso mais a sério, mas ainda não tenho autonomia para comprar minhas coisas, pois só tenho 14 anos,
    Eu tive de olho numa Venzo Raptor 29er – 21 marchas e disco mecânico (Gostei das combinações e o preço está acessível para minhas condições) e também numa Groove SKA 30 ou 50.
    Meu orçamento está entre 1800 até 2500.
    Você poderia me indicar mais modelos dentro desses preços para um iniciante como eu? Queria ver se eu me dou bem com esse esporte e futuramente, desejo muito praticá-lo mais profundamente como um hobbie!

    Muito obrigado pela sua atenção!
    Adoro seus vídeos,
    Abraços!

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, tudo certo?
      Você escreve bem parabéns, e legal que já está no mundo da MTB!
      Segundo clientes e pesquisas, a 29 (Apex) que está em nossa loja custa até mil Reais a menos que as concorrentes, comparando bikes com o mesmo grupo e suspensão. As qualidades dela estão no vídeo dentro da loja Pedaleria, próximo as fotos.
      http://loja.pedaleria.com/aro-29

      Espero que consiga logo sua MTB, pois pedalar é bom pro corpo e pra mente!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  55. Neto

    Boa noite Edu.. Gostaria de opnião sua.. tenho uma bike Oxer xr210 com aro 27.5.. tenho duvidas se coloco ou não um grafo fixo nela.. mas nao sei se compro para o tamanho 27.5 ou tamanho 29.. Pois o peso nela toda e do garfo de suspensão que veio nela… e outra tambem duvida.. gostaria de saber qual melhor freio hidraulico seria altus, acera ou alivio? desde já aguardo uma resposta. pode me ajudar

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Neto, uso o garfo rígido Niner 29 na 27,5 sem problemas, ficou com a mesma altura que tinha quando estava com suspensão.
      Quanto aos freios, a diferença é apenas a cor ou um detalhe no formato, para os grupos Deore, SLX, XT, as mudanças são grandes, são menores, mas fortes e caros!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  56. Caio villarinho

    Fala cara blz? Assisto varios videos seu sobre bike no you tube. Tenho uma gonew stamina 6.3 29er, estou baixando o peso da bike, troquei mes,guidao, canote, selim. E estou querendo por um garfo rigido. Sabe se valeria a pena essa substituicao. Encontrei um de 530 g. Minha suspensao pesa 2860. Sabe me dizer se meu quadro aceita uma suspensao conica ou reta? Estou com essa duvida. Podendo ajudar agradeço .

    Responder
      • Edu Capivara

        Oi Caio, não sei o peso da 29, mas a 26 é bem pesada, pneu ruins e pesados, cubos de flanges grandes!
        Gostei das rodas, cubos com flanges pequenas, mas você perde seus discos de freio (6 parafusos), esse da Vzan é centerlock, uma trava parecida com a do cassette.
        Rodas mais leves (com rolamentos), são mais caras, em torno de 600 Reais.
        Boa sorte!
        Abraços;
        Edu Capivara

        Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caio, cuidado com garfos pirata, muitas vezes mais leves que os originais. Garfo é coisa séria, tem que comprar com nota fiscal e certificado de procedência! Coim relação a sua suspensão, é realmente muito pesada!
      Se possível troque as rodas, elas tem muita influência no peso e na sensação de alívio pois é peso rotacional (veja o vídeo). https://www.youtube.com/watch?v=vE5rdS51H0E
      Pneus baratos podem pesar mais de 1Kg, e existem os de Kevlar com peso médio de 650Gr.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  57. Caio villarinho

    O garfo que pesquisei fou um java carbono e aluminio. Vende no mercado livre

    Responder
    • Edu Capivara

      Não sei não Caio, peças de carbono são as mais falsificadas, e avanço, guidão e garfo são as mais perigosas, tombos até fatais, não se arrisque!
      Só compre com certificado de procedência e garantia, com nota fiscal, e de preferência em loja física.
      Os garfos da Kinesis e da Niner são super confiáveis!
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
      • Caio villarinho

        Obrigado cara, agradeço a dica, vou pesquisar mais sobre os garfos e quanto as rodas vou pesquisar e trocar msm..

        Responder
  58. Felipe Antônio

    Edu; Gostaria de saber se o garfo na marca trigon é garantido? Você mim recomendaria na marca “trigon” ou “niner”? Existe alguns disponivéis nestas marcas?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Felipe, a marca é Inglêsa, como a Kinesis, não vi na mão nem testamos, mas parece boa! O garfo da Niner é um dos mais fortes do mundo, mas é bem caro.
      O Trigon pode ser uma boa opção.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  59. leonardo j.dias

    bom dia queria tirar uma duvida rodas mavic sl 2015 aquelas com 1 raio amarelo vc ja viu alguem colocando suspensao rs1 rockshok nelas sem trocar o cubo seria possivel manter o cubo original e colocar com algum ajuste?

    Responder
  60. Rafael

    Boa noite, gostaria de saber marcas de canote em fibra de carbono confiáveis e se der com preço em conta???
    Parabéns pelas dicas

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rafael, preço em conta não combina com carbono, rsrsrsrsrs, só quando é pirata, com risco de vida em caso de quebra. Como exemplo, um certo canote FSA custa quase 1000 Reais, e já vi jogos de guidão, avanço e canote por 400 Reais e até menos – não dá pra confiar.
      Conheço só os FSA e Race Face.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  61. Paulo

    Caro colega. Em primeiro lugar meus cumprimentos, pois admiro quem ama o que faz. Olha Edu todos os rígidos que vejo vão deixar a minha bike 26 muito baixa. Tudo simples: RST Blaze numa Mosso Odissey 18″. Será que tem jeito pra ela ficar na mesma altura?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Paulo, experimenta um garfo de 27,5 ou 29, pode resolver!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  62. saulo melo

    Olá Edu, estou tentando reduzir o peso da minha 26, e gostaria de retirar a minha suspensão por um garfo rigido como voces indicaram. Porém, observei que com um garfo pra 26, a caixa de direção fica mais baixa, se eu colocar um gafo pra 29, isso seria perigoso?, pois eu sei que deve-se ter cuidado com os eixo que se ficarem fora de linha podem quebra o quadro, valeu :)

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Saulo, as bikes que foram projetadas para rodar com suspensão podem ficar um baixas com garfo rígido, mas não causam nenhuma quebra! Pode compensar isso com guidão ou avanço mais alto.
      O garfo rígido para bikes aro 29 é uma boa solução!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  63. Jhonatan

    Boa noite .. Vou colocar um garfo rígido na minha mtb.. que vc mim fala fica bom para .xco e para xcm faço as duas corridas que vc mim fala amigo a minha mtb e uma 29….

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Jhonatan, pra XCO fica ótimo, pra XCM depende de você, seu peso, forma de pedalar, quilometragem da prova … Pode ficar cansativo se pegar muito buraco, costelas, etc.
      Como você quer fazer os 2 tipos de prova com a mesma bike, precisa pensar bem, mas alivia mais de 1Kg.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  64. Danilo Assis

    Saudações, Grande Edu! Me tira uma dúvida, por favor. Estou com um quadro Mosso 26 com suspensão de 80 mm de curso. Eu não estou podendo gastar muito agora e quero muito transformar ela numa híbrida com garfo rígido. Porém não estou encontrando o garfo Mosso 26, só o 29. Há algum problema se eu colocar o garfo 29 com as rodas 26? Acho que até compensaria a altura da frente da bike, que se manteria? o vc acha?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Danilo, isso realmente acontece, um garfo rígido pode abaixar um pouco a frente da bike. A diferença é de aproximadamente 7,5cm de um garfo para outro, dá pra usar!
      A loja do Portal Wheeling tem garfos rígidos em alumínio para aro 26, dá uma olhada lá.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  65. nicolas

    ola tudo bem galera quero tira uma duvida eu tenho dois quadro 26″ e quero por um garfo de suspensao que e oq me falta como nao tenho mto grana e tambem quero monta um bike 29 mais pra frente quero compra um garfo 29 bom pra gasta um vez so ai que quero tira a minha duvida fica mto desproporcional garfo 29 em uma bike 26 com aro 26 na frente nao vo usa freio quero sabe se da pra faze essa modificacao sem me prejudica

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Nicolas, a bike vai fica 7,6cm mais alta que o normal. Quando colocamos suspensão, a frente já fica mais alta, nesse caso ficará mais alta ainda mas pode ser feito.
      Se for freio a disco você pode colocar qualquer tamanho de roda, pois o freio fica no cubo.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Oi Caio, verifique o peso das rodas originais pra saber se vale a pena, e consulte outras opções, como as rodas prontas da Vzan. http://www.vzan.com.br
      sua bike tem discos de freio Centerlock? Essas rodas do link utilizam esse tipo de fixação.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  66. André Samuel.

    Edu capivara blz.
    Cara tenho uma bike iniciante. Alívio 27v.
    Se eu trocar apenas o movimento central Alívio por um deore vazado, vc acha que daria uma diferença boa no peso? Eu teria que trocar o pé de vela tmb ? E tmb to pensando em trocar minhas rodas vzan strike com cubos gts pelas rodas vzan com os cubos vzan . Daria uma diferença boa no peso?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi André, toda troca por peças mais leves ajuda, mas é difícil tirar muito peso mexendo apenas em 1 ou 2 coisas.
      A pedivela Deore já vem com eixo integrado, só desmonta 1 lado!
      Quanto as rodas, a Vzan tem modelos com cubos TOP, bem leves, e modelos mas simples, com cubos convencionais, compre uma que tenha pelo menos rolamentos, pois cubos com esferas soltas são mais pesados.
      Estamos usando os modelos MGCi da Vzan, leves com freehubs de engate imediato: https://www.youtube.com/watch?v=PXTDO4Dq5z4
      Veja essa matéria, ela aborda as vantagens de aliviar peso nas rodas: https://www.youtube.com/watch?v=vE5rdS51H0E
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  67. Rodrigo

    Boa tarde Edu. Por favor, tenho uma MTB e to querendo tirar peso nos cubos, vale a pena? Hoje estou com os cubos simples Shimano. Qual aconselha com bom custo benefício para que eu consiga reduzir peso. Obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Rodrigo, a troca de apenas um componente pode não ajudar muito, o alívio de peso ROTACIONAL é mais sentido pelo ciclista que o alívio de peso físico. Se trocar os pneus por modelos de Kevlar (peso rotacional), a bike embala mais de pressa e melhora nas retomadas de velocidade. A troca dos cubos pode não ser sentida pedalando, mesmo que baixe o peso geral da bike.
      As rodas prontas (de competição), tem aros, raios, niples e cubos mais leves, se colocar pneus leves, aí fica maravilhoso!
      Assista esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PXTDO4Dq5z4
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  68. cristiano costa princisval

    Boa tarde du,
    gostaria de saber: tenho um bike senso 2016 de com 3 coroas e 9 cassete que vai de 12/36 Shimano Alívio CS-HG400-9, 12/36D. Meus pedais aqui da região são mais para passeios rurais com certos “morros elevados” e matas. Me deram uma sugestao de consumo e conforto de colocar um Cassette Sun Race 11-40 M980 9 Vel Compativel Com Shimano sunrace.O que vc acha?Gostaria que ela ficasse mais leve do que veio de fabrica ecom pouco gasto.Grato e felicidades…

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Cristiano, fica bem legal, você ganha nas duas pontas, terá o pinhão 11 aumentando a velocidade final, e o 40 deixando a primeira mais leve.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  69. lucas da silva

    edu, estou como um dilema, tenho uma bike de entrada de 24 vl tipo essa sua apex, queria saber de você se é aconselhável trocar os cubos por um de rolamento, os aros por um vzan e o grupo por um de 20 vl. se com isso fiaria confiável para longas distâncias na terra.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Lucas, dá pra encarar longas distâncias com qualquer relação, o que muda é desempenho. É importante ter reduções compatíveis com as subidas, na terra tem que ser muito mais reduzida, na estrada de terra ou asfalto não, nesses locais vale mais ter coroa grande pra poder pedalar na descida sem a pedivela espanar (termo usado quando o embalo não permite retomar o pedal), rsrsrsrsrs.
      Quanto as rodas, apoio a troca! Rolamento é mais solto que esferas e cones, e alívio de peso rotacional é mais sentido que alivio de peso físico aqui e ali.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  70. Luiz Carlos

    Procurei uma loja especializada, e me disseram que bike com valor inferior a R$1.600,00 não vale a pena nem pensar, que irei me arrepender em breve, isso é verdade?. Aí pensei em montar uma em um quadro de ferro da caloi, valor pago na época R$280,00, com peças de qualidade. Vale a pena Edu, pedalo sempre sózinho cerca de 30 a 40 km por estradas de terra.

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Luiz, se sua necessidade é transporte, lazer e trilhas leves, pode ser a bike de entrada, de 1.600 a 2.000, mas elas são mais pesadas e dão mais manutenção.
      Essa Caloi que descreveu fica bem pesada, e vai bem no litoral, onde as ciclovias são planas.
      Boa sorte!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  71. Tiago oliveira de souza

    Ola Edu, minha pergunta e o seguinte.
    A alguma dirença na suspensão que tem aquele arco voltado para tras das suspensao convencionais?

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Tiago, não tem diferença, apenas quando tem o arco na frente e atrás, torna-se um modelo mais forte, bem resistente a torções.
      Abraços;
      Edu Capivara.

      Responder

Deixe uma resposta