Novas transmissões para MTB

Novas transmissões para MTB, mais força e menos peso

As coroas triplas no pedivela são a marca registrada do MTB, ou eram, já que o mercado foi inundado com bicicletas de 2 e até uma única coroa (Single Ring). A americana Sram investiu milhares de dólares em pesquisas, testes e produtos, despejando no mercado seus grupos 1×10, 2×10 e 1×11, criando um novo conceito e mudando a cara do Mountain Bike. A alegação de que sistemas de marcha mais simples ajuda os ciclistas a manterem o foco e a concentração é válida, pois “menos é mais”, e no caso da coroa única é menos ainda, pois uma bike sem câmbio e alavanca de mudanças, sem coroas e parafusos extras já fica meio quilo mais leve.

img-Orbea_Sram_XX1

A espanhola Orbea acredita no potencial da coroa única, equipando sua XC com Sram XX1.

Há quem resista a essa tendência, alegando falta de marchas para enfrentar subidas fortes ou descidas mais apimentadas, já que dependendo da escolha pode melhorar a primeira opção em detrimento da segunda, tomando por exemplo uma 29” equipada com coroa 36 e Super Cog 42, onde 1 volta no pedivela dá 0,857 de volta da roda traseira, considerada marcha pesada para certas subidas, e para velocidade máxima (36×11) onde cada volta no pedivela rende 3,272 voltas na roda, uma boa relação.

Micro-Drive

Atualmente Sram, Specialized e Hope Engeneering trabalham na criação e aperfeiçoamento de novas relações para Mountain Bike, como a Micro-Drive e aplicações de Cogs de 9 dentes nos cassetes de XC, All-Mountain e Downhill. A Specialized lidera na utilização de relações 2×10, 1×10 e Cogs de 9 dentes em seus projetos, rodando por exemplo com cassetes de 6 velocidades Micro-Drive nas bikes de Downhill desde 2013 na World Cup.

A relação Micro-Drive propõe a utilização de cassetes 9 a 34 e 9 a 36 dentes com 10 velocidades e coroas pequenas no pedivela, criando uma transmissão compacta, leve e que utiliza menos corrente, mas escalonada na mesma proporção, permitindo as mesmas combinações de engrenagens maiores.

A Hope Engeneering, fabricante de cubos e componentes no Reino Unido trabalha desde 2011 em seu projeto de 10 velocidades com Cog 9 dentes, prometendo atender bem tanto usuários do 1×10 quanto do 2×10, oferecendo uma gama de marchas cadenciadas e sustentáveis, tanto nas subidas quanto nas descidas, igualando a capacidade das coroas triplas. Neste projeto, as engrenagens ou Cogs são feitas em dois blocos, as cinco maiores rodas dentadas são usinadas em alumínio, enquanto o Cog de nove dentes e os outros quatro subsequentes são usinadoas a partir de uma peça única de aço liga, mas ainda há desgaste acentuado nos Cogs menores.
A Hope lançou o Cog de 10 dentes antes da Sram, em um conjunto de 4 Cogs crescentes, para ser montado em seus cubos utilizando as demais engrenagens do cassette da Shimano por exemplo.

img-Cassette_e_Freehub_Hope

O Freehub e o Cassette HOPE são compatíveis apenas com os cubos Hope Pro 3, Pro 2 e Evo.

Difícil de fabricar

A utilização de Cogs tão pequenos como este de 9 dentes barra muitos projetos, uma vez que seu diâmetro é menor que o dos rolamentos do Freehub (núcleo roda livre), forçando os engenheiros a criarem Freehubs com pontas mais finas e rolamentos mais recuados, permitindo a montagem de Cogs de 9 e 10 dentes, como é o caso das bikes equipadas com cassetes XX1. A Sram desenvolveu um corpo roda livre que suporta um Cog de 10 dentes, o XD Drive Body, disponível para qualquer fabricante de cubos que esteja interessado nessa linha mais competitiva, e atualmente 29 fabricantes de cubos operam com esse freehub.

img-Cassette_e_Freehub_Sram

Se a Sram aderir ao sistema Micro-Drive, o Super Cog 42 dentes não será mais necessário no Cassete XX1 para relação 1×11.

A japonesa Shimano não costuma ficar atrás, e deve estar testando projetos similares, já que neste ano apresentou seus grupos Dura Ace e XTR (Road Bike e MTB) com cassetes de 11 velocidades mas mantendo a configuração tradicional no seu freehub, onde o menor Cog é o de 11 dentes.

As opções para as montadoras são pedivelas duplas e triplas, equipando bikes de XC, All-Mountain e Sport, e a linha Saint com coroa única para Dirt e Downhill.

img-Cassette_e_Freehub_Shimano

A Shimano colocou um Cog 40 dentes em seu Cassette mais competitivo, mas manteve o menor com 11 dentes.

img-Pedivelas_Shimano_Deore_2_e_3_Coroas

Pedivelas duplas e triplas para a grande maioria das Mountain Bikes com equipamentos Shimano.

A todo memento engenheiros e ciclistas trabalham e testam novos projetos, ideias malucas, soluções criativas e obras de pura genialidade e audácia, e cabe a nós consumidores o veredito final, seja com 1, 2 ou 3 coroas, o que importa é pedalar e se divertir, usando tudo que nossas magrelas podem oferecer.

Para entender mais sobre cassetes e freehubs leia também o post.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter