Conheça o monociclo

O monociclo é um tipo de bicicleta, ou meia bicicleta derivada do modelo Bone Shaker, uma das primeiras bicicletas a serem comercializadas no mundo por volta de 1868, aquelas bicicletas com uma roda enorme na frente (cerca de 1.25m de diâmetro) e uma pequena atrás. Esse tipo de bicicleta que se pedala direto no eixo dianteiro, utiliza o mesmo princípio que o Monociclo, e retirando a roda traseira e o quadro, teríamos um monociclo gigante.

Conheça o monociclo - Andando pela rua

Primeiro como curiosidade, depois como uma das atrações de circo e agora como curtição, lazer e competição, os monociclos encantam e despertam a curiosidade de todos, além daquela pergunta costumeira, será que eu consigo andar?

Para qualquer “mortal” que tenta pedalar pela primeira vez é bem difícil, mas depois com paciência e insistência (muita) você pega o jeito e se apaixona. Essa diversão te deixa muito habilidoso, rápido no raciocínio e tomada de decisões, como no Biketrial, onde os praticantes tem frações de segundos para recobrar o equilíbrio e se posicionar.

Conheça o monociclo - Alça para ajudar a subir obstáculos

Esta alça na parte da frente do banco é super útil para o monociclista segurar e subir obstáculos.

Manobras como subir e descer escadas, saltar sobre objetos, subir calçadas, acabam virando rotina entre os praticantes, mas fazer o “balance” (manobra onde o praticante vai pra frente e para trás andando poucos centímetros) ou pedalar de costas, requerem mais intimidade com o mono.

Em vários países a prática do monociclo é incentivada, e no Japão, existem até escolas de ensino fundamental que utilizam os monos na educação física, trazendo inúmeros benefícios aos praticantes mirins, principalmente em coordenação motora.

Conheça o monociclo - Descendo a rua

Como funciona

O Monociclo utiliza um selim curvo, mais fino no centro, evitando escorregar e sair do meio das pernas, um garfo reto com um mancal com rolamento em cada perna, e um longo eixo central, fixo no interior do cubo de roda, e nas pontas são instalados os pedivelas.

Conheça o monociclo - Detalhes

Os modelos

Existem muitos modelos, do aro 16” (pequenos) ao 36”, que são monos ideais para pegar estrada, e andam entre 40 e 50 km/h. Modelos básicos como passeio, girafa e o três rodas, e modelos para competições como os de mountain bike, freestyle e monotrial, com e sem freio.

Nossos Monociclos

Os nossos modelos foram fabricados a partir do crown de suspensões (parte de cima da suspensão), mas garfos convencionais também podem ser usados. Como gostamos de fazer graça, colocamos aros com perfil “H” que são super resistentes e aguentam bem até o Trial (escalar obstáculos). O selim com alça dianteira é ideal para manobras, sendo muito utilizados nos modelos Trial, e os  pedais  modelo plataforma, dão mais confiança nas manobras.

Conheça o monociclo - Garfo

Construção própria. Uma antiga suspensão dianteira deu vida a um forte monociclo.

Aro super reforçado. Dá pra pular de (quase) qualquer altura.

Aro super reforçado. Dá pra pular de (quase) qualquer altura.

img-Monociclo_Caminhando

Nossa história

O Fernando, que você vê nas fotos, trouxe o monotrial para o Brasil na década de 90. Aprendeu como poucos a dominar o monociclo e até participou de eventos, shows e programas de TV comigo. Hoje em dia ele ainda dá seus rolês e se diverte subindo escadas e obstáculos urbanos, o que faz até cachorro parar para olhar. Certa vez trouxe um monociclo de um dos mundiais de Biketrial que participei e o Fernando foi o primeiro a se identificar com a curiosa “bicicleta de palhaço”, em alguns meses já estava superando obstáculos e pedalando os mais diferentes modelos de monociclos que apareciam em sua frente.

Conheça o monociclo

Até mais.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Andar de bicicleta já é difícil imagina de monociclo.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter