Como esta peça é fabricada?

Como esta peça é fabricada?,

Curiosidades, Novidades, Videos

14

Veja como é produzida uma coroa.

Para entender como funciona a criação e usinagem de coroas e Cogs (engrenagens individuais do cassete traseiro), visitamos a Nottable Metal Works, uma fábrica de peças e acessórios para bicicletas, localizada na Casa Verde – SP. O proprietário da Nottable é o Nelson Motta, o “N” da JNA, fábrica especializada em BMX que ajudou muito a modalidade a crescer no Brasil nas décadas de 80 e 90, fabricando quadros, garfos, guidões e componentes.

img-nottable-Nelson-trampando

Vendo uma coroa ou Cog pronto você não imagina como o processo é elaborado, passando por etapas técnicas de muita precisão, já que essas peças trabalham sob cargas de força muito altas e com tolerância mínima para folgas.

Como é feita uma coroa

Para iniciar o processo, a coroa é criada em um software de 3D, onde o engenheiro insere detalhes como alívios de peso, quantidade de dentes, espessura dos dentes, pois existem diversos tipos de correntes, com larguras distintas, e o BCD (Bolt Circle Diameter), medida que corresponde a distância entre os furos de fixação da coroa no pedivela.

img-nottable-coroa-semipronta
O programa contém todas as informações numéricas das medidas e também os movimentos que a fresa irá executar durante a usinagem, e esses dados são transferidos para uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado), uma fresa inteligente que trabalha “sozinha” segundo os parâmetros inseridos. O engenheiro lê, testa e altera essas informações, que podem chegar a 800 linhas de códigos no caso da coroa de MTB que você vê no vídeo.

A peça é esculpida em chapa de alumínio de aproximadamente 6mm de espessura, cortada poucos milímetros maior que o tamanho final da peça, e a parte central desta chapa não vai pro lixo, será transformada em pinhão para as Bikes Fixas.

O trabalho de dias, entre desenhos, programas, códigos e testes dura segundos na CNC, que pode produzir centenas de peças por dia. Depois da limpeza e polimento, as peças vão para a anodização, um banho químico colorido, que além de embelezar protege o alumínio, pois penetra nos micro-poros do metal.

CNC trabalhando

 

img-nottable-Nelson-limando

 

img-nottable-coroas-pequenas2

Após este banho de cor e proteção, as coroas voltam para a CNC para receber as gravações e alguns detalhes que irão embelezar as peças, tirando parte da cor, dando lugar ao brilho natural do alumínio.
O material (alumínio 7075), a tecnologia e a qualidade dos produtos da Nottable é o mesmo utilizado nas coroas e Cogs gringos, mas é feita aqui no Brasil por quem conhece e respira bicicleta desde moleque.

img-nottable-coroas-BMX

img-nottable-cogs-empilhados

Se você precisa trocar sua coroa ou equipar sua bike com sistema de coroa única e Cog gigante, conte com as peças da Nottable. No nosso próximo vídeo, vamos mostrar a instalação do Cog 42 no Cassette de uma MTB 27,5″, não perca!

img-nottable-cogs-gigantes

Bom Pedal.

Tags: ,

Sobre o Autor

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Comentários (14)

  1. R jackson

    Onde compro os produtos dele ?

    Responder
    • Fernando Campoi

      Olá!!!! A partir de amanhã as peças estarão disponíveis para compra em nossa loja. ;) loja.pedaleria.com. Grande abraço

      Responder
  2. Martiniano

    Goste muito da reportagem bom que no Brasil bem perto de casa valeu

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Martiniano, o Brasil tem muito potencial para lançar produtos de qualidade, e estes esforços precisam ser reconhecidos.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  3. Willenaldo

    Cara é um trabalho lindo e produtos de qualidade pode se notar…Parabéns a PEDALERIA e A NOTABLE!!!

    Responder
    • Edu Capivara

      Valeu Willenaldo, obrigado por acompanhar nossas publicações! A Nottable é show mesmo, e o proprietário faz parte da história do ciclismo no Brasil desde 1980.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  4. severino

    Edu vc sabe qual o BCD do pedevela Alivio 4050???

    Responder
    • Edu Capivara

      Olá Severiano, os modelos das pedivelas são descritos assim: FC-M000 (3 números). Não achei esse 4050, investiga isso e me fale ok?
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  5. virgilio gaspar

    Vou colocar uma super cog em minha bike amanha dia 17 de julho, espero que fique boa nas subidas.

    Responder
    • Edu Capivara

      Show Virgilio, conta pra gente como ficou!
      Se tiver alguma dúvida, hoje vamos anunciar na Pedaleria uma palestra interativa sobre Super Cog e Coroas Nerrow Wide, mostrando a instalação, etc. Os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo.
      Fique ligado na Pedaleria para fazer sua inscrição!
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
  6. Thalles

    Boa noite Edu queria saber se já tem essa coroa para o pedivela alivio 2015 M4050 pq os tradicionais deore slx e xt são BCD 104 e esse é menor a distância obrigado

    Responder
    • Edu Capivara

      Oi Thalles, o BCD da sua pedivela é 96 e 64, ainda sem produtos disponíveis no Brasil. A Nottable irá produzir coroas Narrow Wide na medida BCD 96 entre dezembro e janeiro, e iremos vender em nossa loja.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder
    • Edu Capivara

      Bem legal Pedro, parabéns!
      Deve ajudar que tem problemas nas pernas, deficientes, etc.
      Se algum dia vier para São Paulo, podemos fazer um vídeo com você.
      Abraços;
      Edu Capivara

      Responder

Deixe uma resposta