Bicicleta é crucial quando se fala em mobilidade urbana

3 Min Read

Primeiro, vamos entender o conceito de mobilidade urbana. Quando se fala nesse tema, é preciso ter em mente que estamos falando sobre deslocamentos. Nas grandes cidades, e especialmente numa megalópole como São Paulo, o tema é sensível, porque estamos próximos a uma situação de esgotamento total. O número de pessoas que quer movimentar-se de um lugar a outro é bem superior ao total de vias disponíveis para isso, e muito disso deve-se ao fato de as políticas públicas de mobilidade terem privilegiado o transporte individual por automóvel em detrimento do transporte público ou de outras formas de transporte individual, como a bicicleta.

No Brasil, ao longo do desenvolvimento das cidades, sempre que essa mobilidade ficou prejudicada, a saída era aumentar o número de vias, até nos encontrarmos na situação em que estamos hoje. Vias para carros recebem mais atenção que vias para pedestres. É só olhar pela janela e ver o estado da rua e compará-la com a situação da calçada, veja quem sai ganhando. Mas não quer dizer que as vias para trânsito de veículos estejam em boas condições, longe disso.

A questão é que precisamos adotar novos modelos de deslocamento. Uma das saídas adotadas em alguns países da Europa, por exemplo, é o escalonamento de horários de entrada e saída no trabalho e escola, para que não saiam todos na rua ao mesmo tempo. Essa estratégia foi adotada inclusive para as férias escolares, que passam por revezamento nos períodos de início e término.

De qualquer forma, pensar em políticas que privilegiem a bicicleta para deslocamentos de curta distância, em que ela possa integrar-se a outras modalidades de transporte público, deve ser prioridade para governos e a sociedade em geral. A questão entrou na pauta das reivindicações sobre mobilidade e precisa da nossa contribuição para que não fique presa na burocracia do estado.

Precisamos avançar nas discussões sobre o uso da bicicleta nas grandes cidades, mas também devemos cobrar ações imediatas que incentivem o uso de formas de transporte sustentável e garantam segurança para os usuários.

Share This Article
Leave a Comment